sábado, 21 de janeiro de 2017

Usuária faz sérias queixas contra PSF XII de Leopoldina e pede providências ao Prefeito José Roberto

Local de funcionamento do PSF XII Alto da Ventania
Todos sabem que as redes sociais como WhatsApp, facebook e outras é uma forma das pessoas se comunicarem  e principalmente expor as emoções, elogios, reclamações e uma publicação nela as vezes se espalha como estopim de pólvora. Na sexta a noite me alertaram para um desabafo de uma pessoa da comunidade, apesar de tê-la entre meus amigos não estava a seguindo e fui olhar as matérias publicadas.
Trata-se de Maria Luiza Alencar Batista, ex-funcionária da prefeitura pelo que vi no seu face, moradora nas imediações da Rua das Flores, aposentada e com seus 65 anos de idade e sendo atendida pelo PSF 12 do Alto da ventania. A mesma pelo que li nos seus comentários e que publico na íntegra no final dessa matéria já esteve em depressão e toma um remédio controlado e seu desabafo é devido a não ser atendida no PSF e não consegue a receita para retirar o remédio que precisa para dormir.  Na realidade ela se expressou por se sentir perseguida pelas funcionárias as quais ela da o nome e por não ter votado no atual prefeito. Segundo ela ao ir ao Posto a medica do PSF não tinha ido trabalhar e saiu de férias em seguida e não ficou sabendo anteriormente, ou pelo menos não houve um comunicado aos usuários nesse sentido, neste caso incluindo ela, antes porem foi encaminhada para um posto do Bairro Pinguda e lá o medico não quis dar sua receita e a encaminhou para a Secretaria Municipal de Saúde, neste ponto até acho que o médico está correto em certo ponto, como receitar um remédio se não há o histórico do paciente, não defendendo o médico de jeito nenhum, mas sendo realista, pois remédios controlados não podem ser dados a torto e direito, após isso ela retornou e ao PSF e a sua saga continuou sem um retorno da área.
Agora vem as minhas observações: o povo parece que despertou de seus direitos e começa a explodir e colocar as coisas às claras, sendo que o medo que imperava na cidade está se tornando combustível para alguns gritarem.
Segundo a senhora em questão tem 65 anos e está acobertada pelo Estatuto do Idoso e não sei se as pessoas sabem que quando há um problema envolvendo crianças e idosos tudo são mais fácil, basta acionar a polícia e fazer um BO, na hora eles fazem a pergunta da idade e esclarecem o por que. Nos locais públicos da cidade há um aviso que maltratar ou desrespeitar funcionários públicos é crime e eu pergunto e maltratar ou destratar, desrespeitar um usuário é o que?  Já fiz essa pergunta aqui no blog em uma matéria.
Outro ponto, não entendo como funciona os PSFs se um médico sai de férias, as doenças tem que sair juntas? Será que não poderiam colocar um médico extra para cobrir as férias dos titulares, não sei quantos PSFs existem na cidade, sinceramente, pois há alguns que há tempos vejo falar faltam médicos e não funcionam a contento, mas se houvesse um planejamento, uma escala de férias não seria possível colocar alguém no lugar daquele que sairá de férias?
Outro ponto que destaco a falta de informatização que já mencionei há dias aqui, se não há registro de prontuário como alguém poderá ser atendido por outro médico em casos como esse? O mínimo que se esperava é que o PSF ao qual ela pertencesse procurasse o médico para onde foi encaminhada e informasse sobre a necessidade de que a paciente precisa do remédio controlado. Ou melhor, não seria o caso da própria unidade ir buscar uma receita para a paciente.
Não sei como funciona nos demais postos e espero que o que falar aqui não prejudique o que está funcionando no PSF do Rosário, os pacientes que usam remédios controlados antigamente tinham que marcar uma consulta para pegar a simples receita, hoje eles mudaram o procedimento, conforme eu já havia falado há muito tempo. O paciente vai até lá, diz que precisa da receita e deixa seu nome com as atendentes, depois no final da tarde ou mais tardar no dia seguinte retorna e pega a receita, sem gastar uma consulta que poderá ser utilizada por quem precisa de atendimento. Nesse ponto o PSF do Rosário está de parabéns.
Quanto às pessoas que trabalham nos PSF não gostarem de fulano ou cicrano isso é um absurdo, pois em qualquer área que atuamos há quem nosso santo bate ou não, há quem goste da gente ou vice versa ou não, eu mesmo nos meus 10 anos de gerente de um clube tiveram sete abaixo assinados contra mim, por criar regras e considerar todos iguais independente de ser antigos ou novos comunidade ou industriais e cor ou idade, nem por isso passei a tratar mal os que encabeçavam o movimento ou assinavam os abaixo assinados, que no final não representavam grande parte de 1000 associados, vinte oito assinavam. Outra coisa as pessoas tem que lembrar que quando a pessoa vai, principalmente na área da saúde, já estão com problemas, ninguém vai passear no PSF a não ser que tenha transtornos mentais e não sabe o que faz. E respeitar as pessoas, atender bem, esclarecer as dúvidas é obrigação e não favor que fazem a população.
Agora o atual prefeito Dr. José Roberto que delega poderes a seus secretários, alguns dizem que não total, pois falam até que é centralizador e já falei isso com ele pessoalmente e ele me respondeu que se deixar a solta acontece o que aconteceu com outro ex-prefeito, perde o controle e não faz a máquina funcionar direito, será que sabe o que está acontecendo? Não o defendendo, mas já lidei com políticos como Sérgio Naya, Bené Guedes; Márcio Freire, José Roberto e outros e sinceramente existem aqueles que só levam a eles as críticas, pois querem aparecer e com isso gostam de criar climas entre as pessoas e os mesmos através de seus assessores diretos ficam com raiva e não tomam conhecimento da realidade. Assessor a meu ver tem que tentar amenizar o problema, tentar fazer com que o prefeito não se desgaste, mas na nossa cidade eu vejo o contrário, há aqueles que se sentem mais poderoso que o prefeito e sabem apenas aparecer perante o mesmo e diante dos seus subordinados. Infelizmente esse é o mal de Leopoldina e acredito no país. Os aspones (assessor de porra nenhuma) que só recebem e não fazem o que deveria ser feito.
A minha orientação a Maria Luiza foi procurar seus direitos, reclamar no SUS, na Secretária de Estado de Saúde, na Promotoria e se possível com o Juiz, pois quando foi dado à diplomação, bem como a posse o argumento era não prejudicar a população no andamento da cidade e isso parece que não está acontecendo.
É claro irão-me falar, mas é a Câmara de Vereadores não é para fiscalizar os prefeito? Sim esse é um dos objetivos da câmara fiscalizar, aprovar atos e leis, mas sinceramente você acredita que exercem bem esse papel? Não vou generalizar, há vereadores competentes e que tentam fazer esse papel, mas o povo por desconhecimento e manipulação confundem cobrança e fiscalização com perseguição e acima de tudo questões políticas, quantas vezes vemos o prefeito ao não ter a verba solicitada liberada, quando é criticado fazer de vítima e falar que é perseguição política?
Agora fica a minha ultima observação quanto à câmara de vereadores, você acreditaria que há independência de alguns vereadores no sentido de fiscalizar  o prefeito? Pois desde quando você tem um parente em cargo de confiança na administração (cargo esse dado na maioria das vezes para que o vereador fique do seu lado) como poderá ser isento na avaliação real do problema. Outra coisa é natural todos dizem, sim não é ilegal, mas no mínimo imoral. Um vereador deve receber em torno de 8 mil brutos e será que há a necessidade de ter parentes se prestando a esse papel? Será que eles sabem que estão ali como representantes do povo para exigir que as coisas funcionem, para dar orientações (indicações ) para fiscalizar e cobrar se algo está errado? Será que sabem que foram eleitos porque as pessoas acreditavam que exerceriam o seu mandato seguindo os objetivos ditos acima? Infelizmente sair em fotos com prefeito, vice, inaugurações e outras coisas mais são mais ego do que serviço prestado em alguns casos, mas a culpa não é dos que se propõe a esse papel é do povo que é desinformado e ignorante na hora de votar, pois acham que o vereador que faz as coisas o que não é verdade, ele propõe, solicita. Ai alguns vereadores reclamam que o Ministério Público às vezes faz o papel do vereador, entrando em questões que seriam atribuições dele, mas o MP está apenas fazendo o que alguns não fazem. Não estou criticando os atuais vereadores, isso é de outras legislaturas, mas apenas alertando aos novos que entraram na política e já cometem os erros citados. Tem um bom relacionamento com prefeito, vice, secretários é ótimo, abre as portas, mas trocar cargos por apoio é vergonhoso.
Infelizmente essa é a situação da cidade e parabéns a dona Maria Luíza, aos moradores do Valverde, aos que tem coragem de expor opiniões e denunciar erros nas redes sociais. Pois Leopoldina só mudará quando o povo acreditar que quem manda é ele, seja nas eleições, seja na cobrança dos conselhos e na cobrança principalmente dos seus direitos e se você for idoso ou não corra atrás, se for mal tratado chame a polícia militar, se não quiserem fazer o boletim de ocorrência exija, pois é seu direito também e é a prova documental do fato. Parabéns a quem tem coragem de reclamar, elogiar e opinar.
Vejam as publicações citadas do facebook
“Vou direto a onde tem alguém para mim ajudar fora perseguição Natália enfermeira chefe e Cecília agente comunitária da rua que eu moro só não estou sem remédio porque uma pessoa me emprestou 8 comprimidos até segunda feira se não estaria sem dormir voltando pra depressão mas segunda feira já vou começar agir promotoria depois delegacia fazer um Boletim de ocorrências me aguardem área da saúde é uma área privilegiada e vocês funcionários tem que tratar todo mundo igual estatuto do idoso tá aí para qualquer um ler este desabafo foi bom para quem ler e saber como esta a situação da saúde de Leopoldina .Acorda aí vereadores tá na hora eu estou precisando de ajuda vamos lá Leopoldina precisa de mudança.
Psf 12 alto da ventania sem médico aí os pacientes precisam de receitas para pegar remédio controlado chega lá a enfermeira chefe Natália mostra serviço folha de marcação de consulta um luxo tudo certo como 2+2são 5 marcadinho digitado dia hora e local lá na Coréia 7hs da manhã médico dilfar atendimento nota zero não dá receita controlada e não coloca o cidadão da doença da pessoa porque são 2 livros grandes e ele não tem ou não carrega resultado me emncaminhou para SMS chegando lá mandaram eu arrumar documentos depois voltar para marcar consulta com psiquiatra para pegar a receita gente fiquei sem ação fui ao Psf 12 onde a enfermeira chefe estava tomando café aguardei porque sou dependente deste remédio tive depressão e só ele resolve meu caso não deixo acabar ainda tinha para quinta feira na sexta feira meu esposo foi lá pegar receita a médica não estava era o último dia dela e ela não foi trabalhar e ninguém sabia que ela ia sair entre aspas os funcionários sabiam mas não falaram.

Continuando minha via crucial perguntei pra Natália porque sabia que ela não ia resolver nada pra mim porque ela não gosta de mim não sei porque nunca fiz nada com ela mas sei que ela não gosta de mim também não devo nada a ela porque se for perseguição eu vou pra justiça sei dos meus direitos porque estou já com 65 sou idosa e se tenho direito não é ela quem vai tirar seu também que tem Costa quente com a coordenadora dos psfs e eu não estou nem aí vou procurar meus direitos agente comunitária da minha rua por favor Cecília me atenda bem como você atende todo mundo da sua área não queira entrar na briga não faz seu serviço direito porque aí é o psf que me dá amparo e eu trabalhei aposentei e é aí que tenho que ser tratada você separa pessoas trata bem uns e outros não é eu vou procurar meus dirrit”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.