segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A saga da usuária do SUS para conseguir uma receita em Leopoldina

Conforme já mencionei numa matéria uma usuária do PSF XII do Alto da Ventania sofre para conseguir sua receita e consequentemente a sua medicação para dormir. O caso conforme foi relatado é que ela já foi portadora de depressão e depois disso passou a tomar medicamento para dormir e o PSF não tem médico para dar a receita. Primeiro tem que conseguir o receituário e depois correr atrás do medicamento e hoje ao tentar falar com a promotoria de Leopoldina o telefone dá que está temporariamente fora de serviço, ou seja, ou está desligado ou mal colocado no gancho. Depois ela tentou novamente falar no PSF que informou aquilo que eu já havia mencionado na matéria o médico que não é o que a acompanha não pode dar uma receita sem o conhecimento do seu histórico médico, como aconteceu no posto do Bairro de Fátima. Neste caso foi orientada a procurar a secretária municipal de saúde e ela tentou falar com a mesma por telefone e o telefone está com defeito e não consegue passar para o setor de marcação de consultas, foi orientada a procurar um psiquiatra para conseguir a receita. Com isso o descaso com uma ex funcionária da própria prefeitura, uma senhora com mais de 60 anos continua o mesmo. 
Quanto ao medicamento, pelo que vi no site do calendário de 2017, faz parte da lista de medicamentos gratuitos, se não tem é porque não estão comprando ou o site está desatualizado e foi cortado e lá não.
Em conversa com a mesma pelo face orientei a ligar para outro telefone da Promotoria e aguardaremos o que vai acontecer. 
Sei que pelas suas postagens essa noite por falta do medicamento ficou a noite acordada e todo mundo sabe que quem tem problemas psicológicos se perder uma noite de sono pode prejudicar o funcionamento da mente, é como se você não se desligasse em momento algum. Até as pessoas que não tem problemas acontece isso, a pessoa por ficar mais ligada, acaba não descansando e fazendo com que no outro dia fique irritado, mal humorado e outras consequências. 
A senhor em questão ainda mencionou em alguns comentários que tem uma irmã deficiente que também faz uso de medicamentos e está sob sua responsabilidade.
Infelizmente não sei se há plantão na promotoria e como resolver o caso, pois a falta de atenção e a falta de médicos em alguns setores é o maior problema, mas agora não é necessário voto, por enquanto, então que se dane a população. E com certeza esse não é um caso isolado. Só que se houver novas eleições como pregam alguns na decisão futura do TSE o voto será necessário e ai as coisas serão diferentes pelo que vejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.