quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Piso Nacional de Professores tem reajuste de 7,64% a partir de amanhã

O Governo Federal anunciou nesta tarde um reajuste de 7,64 % de reajuste no valor do piso nacional da educação, por 40 horas semanais trabalhadas, o novo valor será de R$ 2.298.80 (Dois mil, duzentos e noventa e oito reais e oitenta centavos), O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. Segundo a pasta, o reajuste ficou 1,35% acima da inflação medida em 2016, que fechou o ano em 6,29%..De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, 14 estados não cumprem o piso nacional da categoria estabelecido por lei.
Para contribuir com o cumprimento do piso, o governo federal repassa 10% do Fundeb para estados e municípios.Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o impacto do reajuste anunciado para este ano será de R$ 5 bilhões aos cofres municipais. A entidade ressalta que, atualmente, os prefeitos comprometem, em média, 78,4% dos recursos do Fundeb apenas com salários dos professores.
O valor vai influenciar a folha de pagamento dos professores da rede municipal de educação, já que na gestão anterior o prefeito José Roberto de Oliveira passou a cumprir o piso nacional. 
O valor entra em vigor a partir do dia 13 de janeiro e vamos aguardar para ver na realidade o impacto nos gastos públicos, lembrando que o próprio governo admite que 50% do pais não cumpre a lei nacional seguindo o piso.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.