Em muitos
hospitais aonde há um pronto atendimento ou pronto socorro as pessoas ficam
indignadas com a seleção de que será atendido primeiro, trata-se do Atendimento
humanizado que o ministério da saúde orienta a todos os estabelecimentos
ligados a saúde. O objetivo maior é identificar a urgência de condição do
paciente assim que ele chega à unidade de saúde. Essa avaliação prévia garante
o cuidado mais individualizado, descongestionando as filas e dá a família, ou
acompanhante, a noção do tempo de espera.
As cores da Saúde
Amarelo -
Urgência: o atendimento será realizado entre 10 e 30 minutos.·.
Verde
- Pouco urgente: o atendimento será em cerca de 120 minutos. (duas horas)
A
cor verde representa os casos de urgência relativa. Quando isolados, os
sintomas que entram nessa categoria não exigem intervenção médica imediata: o
enfermo pode aguardar pelo atendimento.
Azul - Não urgente: A espera pelo atendimento é de até 240 minutos. (quatro horas)
O
azul identifica queixas agudas, pedidos de receitas e troca de curativos. Os
portadores dessa cor são acompanhados até uma Unidade de Pronto Atendimento
(UPA).
Laranja - Classificação opcional- Tratamento em até 10 minutos.
A
cor laranja está presente em alguns hospitais. Trata-se de uma classe
intermediária entre a vermelha e a amarela. Nesse caso, o problema é
considerado “muito urgente”.
Protocolo de
classificação
VERMELHO
Adulto: queimaduras grandes, lesão na coluna vertebral, crise convulsiva,
traumatismo craniano, coma ou perda de consciência.
Crianças: perda de consciência, arritmias cardíacas, parada cardiorrespiratória, dor intensa, queimaduras e hemorragias.
Crianças: perda de consciência, arritmias cardíacas, parada cardiorrespiratória, dor intensa, queimaduras e hemorragias.
AMARELO
Adulto: dores de cabeça intensa ou torácica forte, crise asmática, náuseas
e vômitos com desidratação grave, febre alta.
Crianças: crianças
especiais e deficientes físicos, recém-nascidos, febre com crise convulsiva,
estado de pânico e cortes.
VERDE
Adulto: sinais de categoria “azul” em pessoas com mais de 70 anos,
enxaqueca, dor de ouvido, gastrenterite, vômito e diarreia.
Criança: asma fora de crise, dor de ouvido, vômito e diarreia, sintomas
gripais (os pequenos são direcionados a UPA).
AZUL
Adulto: sintomas gripais sem comprometimento respiratório, aplicação de
benzilpenicilina, troca de curativos.
Criança: curativos, retirada de pontos, avaliação de exames, aplicação de
benzilpenicilina e retirada de receitas médicas.
Entenda o processo
de triagem
Quando chegamos à
unidade de atendimento (pronto socorro ou pronta atendimento), o paciente é
recebido por enfermeiras treinadas, cujo trabalho é ouvir as queixas e fazer
uma avaliação rápida e partir de padrões estabelecidos pelo Ministério da
Saúde.
A gravidade do
quadro é rotulada com uma das seguintes cores: vermelho, amarelo, verde e azul.
Em alguns
prontos-socorros, os acolhidos chegam a receber pulseira com essas tonalidades
para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.
É claro que para
nós leigos podemos ficar indignados, nervosos e até mesmo agressivos, pois não
sabemos na realidade os sintomas que afetam as cores do atendimento, na
realidade como acompanhantes dos pacientes sejam adultos, crianças, idosos e
ainda mais sendo pai, mãe, filhos, sobrinhos ou apenas um amigo o nosso sistema
nervoso por certo estará à flor da pele e consequentemente passamos esse
sentimento nas atitudes e podemos ultrapassar os limites.
Neste caso o tempo
de espera se triplica, passamos a nos sentirmos uma pessoa menor por causa de
outros que chegam e às vezes passam na nossa frente.
Na realidade se
houver um atendimento melhor nos PSF, nas Unidades Básicas de saúde, no
preventivo o Pronto Socorro automaticamente terá um atendimento menor, pois o
mesmo é para casos urgentes e imediatos.
A saúde além dos
protocolos médicos tem que ter sim humanização por parte dos atendentes, de
toda a cadeia de atendimento, desde a pessoa que faz o cadastro, a enfermeira
que faz a avaliação até o médico que é o ponto final, pois quando uma pessoa
está doente, passando mal por certo está bem debilitada psicologicamente e
fisicamente e o tratamento influenciará no pronto restabelecimento.
Por certo você já
deve ter tido a experiência de que quando passa mal, não consegue ser atendido
pelo seu médico conhecido e que tem contato e o outro médico passa um remédio e
o mesmo parece não fazer efeito, pois é já vivenciei isso.
E a casos que o
médico de confiança no primeiro momento nem receita remédio, já viveu o caso do
médico mandar dar para a criança carne de panela e batata frita na hora a
revolta veio à cabeça, o porquê disso? Está me fazendo de bobo ou desprezando
meu filho? Mas acaba fazendo e a criança melhora. Resultado o médico conhece
tão bem seu paciente e pelo que foi narrado ele chega à conclusão que é apenas
uma ansiedade passageira e a batata frita e a carne irá mudar o seu pensamento,
pois a criança na maioria das vezes gosta desta guloseima e com isso modifica
seu pensamento.
Há coisas que temos
que entender, parece que é o fim do mundo, mas a realidade do dia a dia nos
ensina muito e esse texto foi feito apenas para esclarecer alguns pontos.
Não quero aqui
defender a ou b, a saúde precisa de melhorias e não é raro eu dizer a alguns
políticos que acredito que ter alguém à frente de um setor de comando da saúde
é interessante não ter um profissional da área, pois ai evita-se o protecionismo,
a proteção da classe, geralmente enfermeiros, médicos, advogados e outras
profissões inconscientemente se protegem e por isso essa desvinculação, já a área
técnica sim deve ter pessoas ligadas à área para ajudar no andamento e
esclarecer as dúvidas. Ou seja, o chefe pode ser um administrador no conceito das
palavras, mas a área de apoio com certeza terá que ser técnica.
Baixa aqui a cartilha do usuário do SUS e veja seus direitos
Baixa aqui a cartilha do usuário do SUS e veja seus direitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.