segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Febre amarela tem que se previnir... Leopoldina tem a vacina na rede publica...

Com o aumento de casos de suspeitas de febre amarela é necessário que a população fique atenta e veja se está em dia com a vacinação. Se você já foi vacinado em duas doses, sendo que antigamente o prazo de intervalo era de dez anos, você já está imune a doença. Mas caso não esteja em dia procure um posto de saúde e faça a atualização do cartão de vacinação. 
O jornal Folha de São Paulo publicou na última sexta feira a notícia em destaque: "Governo de Minas decreta emergência nem região com surto de febre amarela" destacando que o decreto atinge 152 cidades do leste de minas e aonde temos 133 casos notificados, 38 mortes suspeitas e as regionais de saúde envolvidas neste decreto são Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni. 
febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. 
A transmissão é feita em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são:febre, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas,  dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômito, olhos, face ou língua vermelhada, fotofobia, fadiga e fraqueza. Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.Devido ao risco da doença se desenvolver de forma hemorrágica, é importante evitar o uso de aspirina.
No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. Nesta fase chamada de tóxica, o vírus pode atingir diversos órgãos e sistemas, mas principalmente o fígado e rins. Os sintomas dessa fase são: Retorno da febre alta, Icterícia, devido ao dano que o vírus causa no fígado, Urina escura, dores abdominais, Sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago.Em casos mais graves o paciente pode apresentar delírios, convulsões e até entrar em coma.
Dependendo do dano causado no organismo, esta fase da febre amarela pode levar a morte no intervalo entre sete e dez dias. Por isso, pessoas que são diagnosticadas com febre amarela devem estar atentas ao aparecimento dos sintomas iniciais e observar se os sintomas mais graves se manifestarem, para busca de ajuda médica.
Os sintomas da febre amarela podem ser confundidos com malária, leptospirose, hepatite viral e dengue hemorrágica.
A vacina contra a febre amarela (17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). É aplicada por via subcutânea na região deltóidea (braço). Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação e confere imunidade por, pelo menos, 10 anos (provavelmente por toda a vida). Está incluida nos Calendários de Vacinação e pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. A vacina contra a febre amarela (anti-amarílica) está disponível na Rede Pública (gratuitamente => ver locais) e em clínicas privadas credenciadas. Deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para áreas de risco.
Contra-indicações para se tomar a vacina:
Crianças com 4 meses ou menos de idade devido ao risco de encefalite viral 
Gestantes  em razão de possível risco de infecção para o concepto.
Pessoas com imunodeficiências resultante de doenças ou de terapêutica infecção pelo HIV, Aids, neoplasias em geral (incluindo leucemias e  linfomas)uso de medicações ou tratamento imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia, radioterapia).
disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).
Pessoas que tenham alergia:
 ovos => a vacina é preparada em ovos de galinha embrionados.
eritromicina => antibiótico que faz parte da composição da vacina.
gelatina => faz parte da composição da vacina.
reação alérgica a dose prévia da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.