quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Cuidado com notícias plantadas e destaques comprados.. Leopoldina é um bom exemplo

Todos os anos têm algumas premiações de vários setores e até nas paredes de alguns comércios um certificado elogiando o local. Mas o povão e a maioria das pessoas desconhecem que em sua maioria esse diploma é comprado. O saudoso Gama Filho que tinha dois prêmios anuais através do seu jornal Tribuna do Povo era uma das empresas que realizava esse evento em nossa cidade e era uma grande festa em vários anos.
O porquê diz que é comprado, por um simples detalhe: quem iria bancar a tal festa de premiação e as medalhas, diplomas e troféus que são entregues nesses eventos. No caso de Leopoldina a pessoa pagava uma taxa de adesão para receber a tal condecoração e havia realmente alguns, que sem custo algum eram homenageados, uns dois ou até mais.
Estou citando o caso de Leopoldina para exemplificar, mas isso acontece em todos os níveis estaduais, nacionais e até internacionais. Recentemente fiquei sabendo que os três vereadores mais votados da cidade foram consultados para receber o diploma de destaque na categoria, só que terão que pagar uma taxa para a solenidade, terem despesas com deslocamento e outras despesas para a participação. Se eles vão pagar os custos para receberem tais certificados não sei, mas tenho certeza, pelo que conversei com o presidente da Câmara de Vereadores senti em suas palavras, não sobre esse assunto que nem sei se ele tem conhecimento, mas sim pela preocupação em dar transparência ao legislativo acredito que essas despesas nunca seriam aceitas pelo mesmo e pelo jurídico da casa.
Vocês já devem ter visto escândalos no fantástico com verbas públicas, prefeitos e vereadores participando de congressos, simpósios e outras solenidades, algumas que nunca existiram, só no papel e com despesas enormes.
Por que estou tocando nesse assunto. Simplesmente que a atual administração é mestre em ser destaque com seus secretários, só não informam como foram adquiridos e também constantemente há matérias dizendo que a cidade é destaque nisso ou naquilo, mas às vezes a notícia omite alguns detalhes. Lembram-se do grande destaque que a cidade teve na Revista Exame 100 cidades pequenas que dão um show em infraestrutura e a imprensa local, o poder municipal usou essa pesquisa para se autopromover, mas esqueceram de dizer como Leopoldina conseguiu essa classificação:
“Para chegar neste resultado, o estudo levantou informações de 348 municípios com uma população entre 50.000 e 100.000 habitantes – estes, responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O ranking leva em conta três indicadores, como o número de casas com internet fixa de alta velocidade, índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água.
“Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 12 pontos.”
Fica a minha pergunta em que a Prefeitura ajudou nesse índice: a internet fixa é empresas particulares e o serviço de distribuição, perdas e paralisações da água é a COPASA, mas isso foi omitido dos leopoldinenses. Ou seja, venderam gato por lebre, como diriam os mais antigos em matéria divulgada na imprensa local em 12 de janeiro de 2016. 
Houve também a premiação dos secretários com grande destaque em 26 de maio de 2016, Secretários Municipais de Leopoldina são agraciados com a Medalha Alferes Tiradentes, mas omitiram mais uma vez que é uma organização do Instituto Tiradentes e que para participarem do Seminário que faz a premiação há necessidade de se pagar uma taxa de inscrição, como exemplo veja a deste ano, neste caso só muda o estado que é São Paulo e o de minas já deverá ser programado em breve:
108º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais.
Publicado em 
Data: 09 e 10 de FEVEREIRO
Local: Auditório do Hotel Century Paulista
Descrição:
Faça sua inscrição
Até o dia 02/02/2017 = R$ 578,00   |   Até o dia 09/02/2017 = 750,00
Portanto o que se espera de uma administração pública é transparência e dos órgãos de imprensa é que pelos menos ao publicarem matérias pagas coloquem no cabeçario INFORME PUBLICITÁRIO, deixando claro que a matéria é paga, pois na maioria das vezes na cidade há destaques, divulgação e esses fatos são omitidos. Não estou querendo dizer que ninguém tem o direito de se autopromover, de receber uma condecoração (mesmo que comprada), pois o ego humano é muito grande e as pessoas, principalmente políticos gostam de ouvir e serem bajulados por puxa sacos e às vezes por isso se cercam de algumas pessoas e não vivem a realidade da sua cidade, estado ou país, preferem ouvir as falsas informações a viver a realidade.

Ao encerrar apenas peço ao povo que se informe, não se deixe enganar e acima de tudo não acreditem em contos de fadas, em histórias plantadas e aos políticos gostaria que recebessem não o diploma de destaque, mas o reconhecimento do trabalho bem feito, a satisfação dos cidadãos leopoldinenses em terem um atendimento digno, se não puderem fazer falam, mas não enganem o povo e principalmente não façam seleções para amigos, correligionários (partidários e eleitores do seu partido), os governos municipais, estaduais e federais têm por obrigação atender a todos com qualidade, dignidade e acima de tudo respeito ao seu próximo. E aos jovens vereadores que foram destaque nas urnas em 2016 e tiveram uma excelente votação não deixem o ego crescer, mostrem trabalho, não cometam o erro de quererem ser destaque com diplomas de institutos ou agremiações, pois o melhor diploma é o reconhecimento do povo e o dever cumprido e também não se deixem ser manipulados com discursos racistas, de separações, diziam os antigos que o peixe morre pela boca e eu digo o homem público se deteriora pelo seu próprio desejo de aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.