quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cuidado você neste verão com Leptospirose ...

   
 Com o verão muitos de nós frequentamos bares e similares, ou compramos refrigerantes, cervejas, sucos e outros produtos em latinha ou em garrafa e não temos o cuidado de lavar os mesmos antes de colocar no refrigerador. Muitos as vezes passam apenas a água e não o sabão para limpar a borda dos mesmos, isso deveria ser uma norma de todos os bares e similares. E ainda pessoas podem contaminar-se não apenas ao entrar em áreas urbanas alagadas pela chuva, como também em coleções de água doce como lagoas, represas, riachos e piscinas sem cloro. A bactéria invade por pequenas lesões de pele ou pelas mucosas em contato com a água (oral, nasal e ocular)
  Por isso o risco da doença Leptospirosemal de Adolf Weil ou, na sua forma mais grave, síndrome de Weil, é uma doença bacteriana causada pelo Leptospira que afeta seres humanos e animais, frequentemente transmitida por água ou alimentos infectados pela urina de animais, especialmente de ratazanas. O agente causador Leptospira interrogans foi identificado em 1907, graças a um exame post mortem realizado com uma amostra de rim infectado, embora a patologia já tivesse sido identificada em 1886, pelo patologista alemão Adolf Weil (em sua homenagem, a doença recebeu o nome de "mal de Weil"). Tem como sintomas principais: Febre de início abrupto, dores de cabeça, tosse seca, falta de ar, dores musculares e articulares, insuficiência renal aguda, delírio e miocardite.
      Como ocorre em várias outras doenças infecciosas, o quadro clínico da leptospirose varia muito de indivíduo para indivíduo. O paciente pode apresentar desde quase nenhum sintoma, o que é o mais comum, ou podem apresentar sintomas que confundem-se com de outras doenças e até um quadro grave com risco de morte. O período de incubação pode variar de 2 a 45 dias. A média é 10 dias de intervalo entre a contaminação e o início dos sintomas da leptospirose que incluem:
  • Dor de cabeça
  • Febre alta (38-40 ° C)
  • Dor muscular localizada (geralmente nas pernas e nas costas)
  • Dor abdominal
  • Náuseas e vômitos
  • Falta de apetite
  • Diarreia
  • Tosse
  • Calafrios
  • Olhos vermelhos e inchados
  • Icterícia
Sintomas incomuns incluem:
  • Rash cutâneo sem prurido
  • Gânglios, baço e/ou fígado inchados.
A maioria dos pacientes melhora em uma semana, mas algumas vezes a evolução da doença é bifásica, com alguma melhora por 10 a 15 dias seguido de nova piora dos sintomas, podendo evoluir para a fase mais grave e que possui mais complicações, conhecida como doença de Weil.
A evolução para a forma mais grave da doença ocorre em cerca de 5% a 10% de todos os casos [9] e é chamada Doença de Weil , e é caracterizada por[10]:
Os pacientes que apresentam a forma mais grave da doença possuem sinais de icterícia (pele amarelada) após o terceiro dia de doença. Um sinal muito característico da forma grave é a icterícia bilirrubínica (icterícia mais vaso dilatação, uma mistura de pele amarelada e vermelha, muitas vezes de aspecto alaranjado).
Do aparecimento dos sintomas à internação leva cerca de 5 a 6 dias, pois os casos mais leves apresentam nos primeiros dias de contágio sintomas semelhantes a outras doenças infecciosas como a dengue, a gripe e os resfriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.