sábado, 28 de janeiro de 2017

Secretária de Saúde de Leopoldina informa que haverá o DIA D da vacinação contra a febre amarela

Em recente entrevista a uma emissora de rádio a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Gama, disse que a cidade estará recebendo do estado mil doses da vacina da febre amarela e essa quantidade não será suficiente para todos os leopoldinenses. O estado está dando prioridade a área que esta tendo o surto de febre amarela. Segundo a mesma assim que houver a entrega das doses a prefeitura será enviada uma circular a uma circular as rádio para marcar a data do DIA D, onde todos os PSFs estarão vacinando a população, lembrando que a duração da campanha dependerá da quantidade disponível. 
Na entrevista, na qual a mesma só respondeu sobre a febre amarela, a secretária lembrou que as pessoas que vão viajar para as áreas que estão acontecendo surtos, países que são obrigados a ter a comprovação de ter tomado a vacina é preciso que saibam que o prazo para fazer efeito é de 10 dias, ou seja, tem que se tomar antes da viagem para que faça efeito e tenha validade.
Explicou que o vírus é vivo e há algumas restrições para alguns pacientes tomarem e que não há necessidade de correrem aos psfs, pois não há registro de casos na cidade e região. A dose tem a validade de 10 anos, sendo que se você tomou duas doses com esse espaço não há necessidade de nova dosagem já está imunizado para o resto da vida. As novas vacinas já são dose unica e esclareceu ainda que se você perdeu seu cartão de vacinação e não sabe quando tomou a mesma, basta ir ao posto de vacinação ao qual foi vacinado e pedir o espelho das suas vacinas, mas alertou que se for campanha ai não há registro, como no caso que aconteceu em 1999, no governo do prefeito Márcio Freira.
A secretária disse que estará em breve em outros programas no futuro esclarecendo outras informações sobre a área da saúde e que os problemas antigos estão sendo sanados. Aproveitou para pedir a população para doarem sangue nas quintas e sextas feiras no Polo de Saúde do Hospital,no horário de 8 as 16 horas,  e que cada bolsa de sangue salva 4 vidas. O secretário de desenvolvimento, Valter Matos aproveitou para elogiar o polo e disse que pela primeira vez doou sangue na sexta feira, juntamente com  outros secretários e o próprio prefeito, conforme foi matéria de destaque na imprensa local.
Um destaque que ela fez e que concordo plenamente é o combate ao Aedes aegypti que é o mosquito que transmite a dengue, febre zica e chikungunya e a própria febre amarela é a melhor prevenção, já que se cada um fizer sua parte, limpando os quintais, os lugares que acumulam água e ajudando o poder público, pois a responsabilidade neste caso não é só do governo é da população em geral.  Como já disse em outras oportunidades o Aedes é um mosquito profissional e está aumentando o seu portfolio de transmissão de doenças.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.