terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Meu relato da visita a Câmara de Vereadores de Leopoldina

Nesta segunda feira, dia 23 de janeiro, atendendo um convite do atual presidente da Câmara de Vereadores de Leopoldina, Darci Portella, estive visitando oficialmente o legislativo. Até chegar ao local estive com o Danilo Amaral, do estúdio AMARAL que foi responsável pela produção dos áudios do programa de rádio e músicas de vários candidatos de Leopoldina e o mesmo me parabenizou pelo trabalho no blog e face, relatando fatos que outros órgãos não divulgam, principalmente na área política e disse que fica satisfeito com meu trabalho.
Antes de adentrar a Câmara estive conversando com o vereador Valdilucio (Didi da Elétrica) e onde falou das suas expectativas para o inicio das reuniões, os seus projetos para atender algumas áreas da cidade e disse está assustado com tantas reclamações que tem recebido em diversas áreas e destacou que o povo confunde a função do vereador, achando que ele é que executa os trabalhos.
Logo a seguir fui recebido pelo Diretor de Imprensa da Câmara, Arnaldo Spindola, aonde trocamos ideias sobre os projetos de transmissão de reuniões via face e outros assuntos correlacionados, enquanto aguardava o presidente que estava reunido com outros vereadores.
Na oportunidade estive com os meus velhos conhecidos e funcionários da casa como: Marcos Marinato, Wesley Botelho e Marcos Vinicios e Jorge Luiz Baia (Tula) e ao sair em direção à sala do presidente estive com o vereador Jacques Vilela que disse estarem agilizando os seus negócios pessoais para se dedicar mais intensamente para a legislatura que se inicia oficialmente, em termos de reunião, a partir da próxima semana. Jacques disse que está satisfeito com as primeiras atitudes do atual presidente da camara que já lançou novas regras e determinações para o uso do veículo do legislativo e uma de suas primeiras providencias foi mandar adesivar o mesmo para que a população veja e identifique-o nas ruas e conversamos sobre alguns pontos que eu defendo as transmissões das reuniões da câmara, o pedido do Luiz Carlos Montenári para o retorno da Câmara Itinerante, no qual o mesmo disse que acha necessário, desde que um representante do executivo acompanhe a mesma, pois os vereadores apenas propõem e escutam o clamor do povo e não tem o poder de realizar obras, mencionou que vai reapresentar na próxima reunião o pedido de manutenção da ponte dos Valverdes (do qual o blog já mencionou aqui) e narrou as dificuldades do SAMUR em atender uma criança no local.
A seguir fui recebido carinhosamente pelo Presidente Darci Portella e em uma conversa de alguns minutos entre nós dois e o Arnaldo Spindola, falei das minhas expectativas quanto ao legislativo sobre as futuras ações como mudança de horário da reunião para as 19h15min horas, a transmissão das reuniões via redes sociais e outros assuntos relacionados à última campanha, a atual situação do município com seus problemas e a expectativa da decisão final do TSE, inclusive ressaltei que caso haja novas eleições o mesmo será o prefeito temporário por três meses e que terá que focar em alguns pontos primordiais que afetam ao povo, principalmente a área da saúde que está tendo várias reclamações.
O presidente disse que acompanha minhas postagens e expliquei que desde quando comecei aos 14 anos a me envolver com rádio sempre fui assim, falei o que pensava, expunha minhas criticas e elogios quando julgava necessário e se estou afastado do meio radiofônico não foi por minha culpa e sim pelos proprietários das emissoras e pelo meu temperamento de independência, inclusive essa mesma exposição, acredito eu ser um fator de eu estar hoje na grande massa de pessoas sem recolocação no mercado de trabalho. Arnaldo Spindola que começou comigo na mesma época na rádio, com uma diferença de um mês apenas, ressaltou que em reuniões com o presidente já fez um comentário e reafirma na minha presença que as críticas sempre são construtivas e tentando melhorar os setores que focalizo nas postagens e que o blog está sendo muito comentado e que reconhece meu talento nesse setor de imprensa. Quanto à mudança de horário das reuniões o presidente Darci mencionou que o horário de 19h15min horas e o de 18h15min horas nunca teve um grande público assistindo e eu ressaltei que há aqueles que são os que acompanham as reuniões, citando alguns que tinha certeza das presenças como Neide Rodrigues e José Márcio, e frisei que ir a reunião e não assistir os oradores falando e até os debates realmente é enjoativo e falta a cultura de conhecer os procedimentos.
Quanto à transmissão das reuniões disse que para evitar os questionamentos sobre se investir em rádios locais para transmissão, já que todas têm vínculos políticos mesmo que indiretamente, poderia ser questionada na justiça e hoje são comuns às câmaras de deputados, TSE e outros órgãos utilizarem o face book e o Youtube para transmitir ao vivo e que os gastos iniciais poderiam ser maior e depois apenas manutenção e talvez uma equipe responsável e neste ponto o Arnaldo explicou que está agendando uma visita às câmaras de Ubá e Muriaé que já fazem esse trabalho e o Darci Portella disse que irá com seu próprio veículo e que eu poderia acompanha-los para conhecer as estruturas e ver como é feito o trabalho.
Na conversa o presidente da Câmara, Darci Portella, disse que já determinou a todas as áreas e junto ao jurídico que todas as despesas, atitudes e atos sejam expostos ao público e que não haverá a necessidade de se protocolar e esperar dias para ser respondida, qualquer dúvida que o leopoldinense tiver poderá procurar o setor responsável que está autorizado a repassar as informações, citou até as despesas com viagens (como exemplo) se alguém tiver dúvidas é só pedir ao responsável que todos os documentos e explicações serão dadas. Disse que quer ter uma administração transparente e que qualquer dúvida minha, ou da população, podem solicitar explicações e que ele não estará centralizando os trabalhos, fará uma administração participativa com os demais vereadores e que a intenção é realmente valorizar todos e ressaltou que a diretoria de imprensa, bem como os demais funcionários são funcionários da Câmara e tem que atende a todos os quinze vereadores, bem como a população com o mesmo tratamento e atenção.
Na conversa ressaltei que foi a primeira vez que estive no segundo andar da Câmara e que apesar de ir a algumas reuniões da mesma não conhecia o prédio todo e o presidente pediu que Arnaldo me apresentasse todos os ambientes e fizemos um tour pela câmara aonde conheci cada setor, cada sala e vi que realmente há uma estrutura boa para atendimento ao público e fui apresentado a todos os funcionários da casa, alguns que não conhecia e fiquei numa conversa descontraída com o vereador Rogério Machado (Suíno), Selmo Santana, Arnaldo Spindola e mais dois visitantes da Câmara naquele momento e diversos assuntos e brincadeiras rolaram no papo.

Ao final agradeci a atenção do Arnaldo e demais companheiros e me coloquei a disposição para quaisquer divulgação no meu humilde blog e depois na rua fui surpreendido com a postagem já feita no face pelo Arnaldo da minha visita a Câmara, no qual fui informado pelo meu amigo Bruno Farinazzo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.