terça-feira, 8 de novembro de 2016

Vereadores aprovam o projeto 60/2016 que da suplementação para Prefeitura no valor de R$ 6.871.366,91

Nos últimos dias o embate entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal movimentou a cidade, muitos criticando os vereadores, colocando a culpa de todos os problemas da cidade eram dos mesmos. Ontem após uma reunião tensa com discussão entre os membros e reclamações por um vereador ter pedido parecer jurídico e o presidente ter aceitado.
Hoje a reunião demorou e muito, o povo superlotou as instalações da câmara, foram convocados por whatsapp, redes sociais e pessoalmente pelos integrantes do executivo. Lá estavam representantes de entidades, fornecedores, representantes de conselhos e vários secretários municipais.
Antes da reunião ocorreram várias reuniões entre os vereadores no plenário interno, mas o acordo estava difícil de ocorrer. Para ser aprovada a suplementação há a necessidade de se ter 10 vereadores a favor. Em determinado momento a bancada que apoio o atual prefeito, junto com secretários municipais se reuniram com o Pastor Darci e pediram para ele votar com eles, havia uma emenda do vereador citado que iria apresentar, não sei o teor da mesma e na reunião tentavam fazê desistir dessa emenda e inclusive houve momentos em que usaram até a APAE para sensibiliza-lo, dizendo que se ele os acompanhasse a entidade receberia os recursos. Depois de vários minutos a reunião foi aberta e Paulo Celestino pediu que tivesse uma pausa de cinco minutos para que as negociações prosseguissem.
            O presidente deu a pausa solicitada, que na realidade cinco minutos são modo de falar, demorou cerca de mais de 40 minutos.
Retornando ao plenário foi dado o reinicio da reunião e foram feitas considerações de outros assuntos até que chegou ao projeto de Suplementação.
O parecer da comissão especial foi apresentado dizendo que o projeto poderia ser votado e em aparte o vereador Rodrigo Pimentel que faz parte da mesma citou que o projeto se adaptou ao parecer jurídico, declaração do executivo e acrescido de anexos com anexos discriminando especificamente aonde serão feitos os gastos e na oportunidade pediu que o projeto tivesse a sua discussão e votação em primeira e segunda chamada na sessão de hoje e foi aprovado o pedido por todos.
Quando o projeto entrou em pauta o vereador Otávio Arantes solicitou que fosse incorporada a emenda modificativa.
O projeto foi votado e aprovado por todos os vereadores. O público presente aplaudiu os vereadores e o vereador Paulo Celestino fez uso da palavra e disse se dirigindo ao público presente: “Hoje ela (a Câmara de vereadores) prova, hoje ela cumpre seu dever, foi bom chegarmos a um acordo. Todos os quinze vereadores tem compromisso com Leopoldina”, e pediu que as pessoas ao postarem algo nas redes sociais não publiquem inverdades no face, todos nós tentamos melhorar a cidade e estão denegrindo alguns vereadores com postagens agressivas e inverdades, que não iria citar nomes, mas pediu que parassem com essas publicações. Agradeceu aos vereadores Rodrigo Pimentel pelo pedido do parecer jurídico solicitado, agradeceu nominalmente cada um dos vereadores pelo bom senso e por terem chegado a um acordo.
O vereador Edvaldo agradeceu a todos os companheiros e em especial ao Pastor Darci que não apresentou sua emenda no projeto, retirando a de pauta.
Otávio Arantes usou da palavra pedindo que as reuniões de 14 e 15 de novembro fossem remanejadas para os dias 21 e 22 devido ao feriado da semana e foi aprovada a mudança.
Kelvia Raquel agradeceu a presença de todos e ao bom senso de todos para o bem de Leopoldina.
Oldemar Montenari usou da palavra agradecendo a presença do público e solicitando que eles participassem outras vezes das reuniões e que se o projeto foi votado e aprovado foi porque houve a vinculação das fichas, ou seja, onde serão gastos os dinheiros suplementados, e destacou que isso era o que eles queriam desde o inicio da tramitação do projeto.
Por fim todos aplaudiram os vereadores e a sessão foi encerrada.                                
Meus comentários:
As pessoas que estavam lá me questionaram que a aprovação só aconteceu porque o Prefeito teria ganhado em Brasília e esse era o reflexo, e esclareço que não tem nada haver, pois o que os vereadores queriam era a vinculação dos valores, aonde seriam gastos, evitando assim que o dinheiro suplementado pudesse ser usado de qualquer forma. Se isso tivesse ocorrido desde o inicio tudo já estaria sido resolvido.
As negociações foram intensas e os secretários ficavam o tempo todo conversando com o prefeito e outros técnicos negociando o assunto. Houve um momento que os correligionários do atual prefeito disseram que era tudo ou nada e só depois de verem que não tinha como passar, abriram mão e vincularam as pastas como dizem. Nem todos os valores foram vinculados, mas a sua maioria sim, garantindo assim dinheiro para setores essenciais.

Abaixo o final do parecer jurídico e logo após um anexo que vinculou as contas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.