domingo, 13 de novembro de 2016

Por que há uma desconfiança nos políticos e alguns que atuam corretamente perdem...

Todos nós falamos mal de políticos e não há raros casos de alguns dizerem "todos os políticos são corruptos, são desonestos" mas a realidade é outra em muitos casos. A política está presente em nossa vida no cotidiano: a política da boa vizinhança, a política da amizade, a política propriamente dita. Você sabia que todos as verbas e benefícios que a cidade consegue é através da política?
Você sabe que se há verba para a saúde, segurança, educação ou qualquer outro setor do poder publico e até para uma entidade particular ela obrigatoriamente tem que passar pela prefeitura?
Portanto colocar todos os políticos na mesma balança não é o correto, sei que não há santos e todos temos defeitos, vai dizer que você é 100% correto? 
Será que você nunca comprou um cd pirata, nunca soube de um trambique e se calou ou vez vista grossa? 
Todos nós somos sujeitos a erros e as vezes um simples fato do nosso cotidiano nos faz repensar na nossa vida, portanto nunca diga eu sou o tal ou nunca farei isso ou aquilo.
Os políticos tem um desgaste maior porque o holofote esta neles o tempo todo e há realmente uma inversão de valores e muitos estão envolvidos em corrupção, omissão ou até mesmo como dizem não roubam, mas deixam roubar ou fingem que desconhece o assunto.
Já tive oportunidade de dizer isso há alguns políticos pessoalmente, se tenho uma característica minha e falar o que penso independente de quem quer que seja, já falei verdades com deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores.
Mas voltando ao assunto porque alguns não retornam ou não são reeleitos, justamente porque não se preocupam em divulgar seus trabalhos corretamente e deixam para os últimos momentos na época das campanhas políticas, aonde a versão dos fatos podem ser distorcidas e você paga por um erro que não cometeu. 
É claro que alguns são convidados a publicarem em jornais, rádios, tvs seus feitos, mas até que ponto isso é o correto? Pois a credibilidade de alguns órgãos, o vinculo com a ou b, pode colocar em dúvida tais publicações. 
Em recente fato político na justiça eleitoral ficou demonstrado que ao assumir um cargo público, no qual a pessoa não estava devidamente capacitada para a área específica, o juiz entendeu que houve crime de abuso de poder e cassou o registro dos candidatos e na sentença houve o depoimento e todos nós sabemos que há pessoas que patrocinam alguns meios de comunicação e nem sempre abertamente, ou seja, e a ajuda de custo não contabilizada e isso há anos. E não é raro que nunca isso vem as claras e só quando há algo grave a pessoa começa a colocar em dúvida se fulano ajudou ou não tais meios,  há até dúvidas de qual é a verdade, a não ser que se tenham pago em cheques ai não há provas é a palavra de um contra o outro nesses casos. 
Mas conforme já narrei aqui e em alguns comentários, hoje o meio mais fácil de se divulgar as coisas são através das redes sociais: whatzapp, facebook, skype, you tube e outros meios que até nem uso e o melhor é gratuitamente. 
Não há necessidade de se gastar muito para se fazer tais divulgações, inclusive as prefeituras e câmaras municipais, pois haveria o problema de uso de dinheiro público para divulgar seus feitos e isso pode até ser questionado juridicamente se for o caso de comprar espaço nos jornais, rádios e TVs. 
Mas uma sugestão que dei a alguns novos vereadores e principalmente aos que concorrem ao cargo de presidente da Câmara, criem uma forma de transmitir ao vivo as reuniões e no lado pessoal cada vereador cria sua página nas redes sociais, onde colocaram suas indicações (inclusive com fotos se for o caso ou depoimentos de pessoas pedindo isso ou aquilo) e também os projetos por eles criados, isso se chama transparência e acima de tudo evita que pessoas mintam sobre alguns fatos colocando o rótulo de "não merece seu voto pois são contra o povo"  como sempre é usado, pois se um vereador é atuante e cumpre seu papel que é de fiscalizar e legislar ele é taxado de inimigo na maioria das vezes, pois ao cumprir seu papel pode barrar algumas coisas do executivo.
O vereador não executa obras, ele pode indicar, solicitar e o prefeito (que é o executor) que faz as mesmas. 
Por isso a transparência e o contato com o povo deve ser continuo. A vereadora Kélvia Raquel me disse que foi reeleita graças as divulgações dos seus trabalhos nas redes sociais e há um ditado popular que diz: quem não se comunica se trumbica.
Por isso com os novos políticos eleitos espero que realmente tomem consciência da necessidade de se utilizar meios eficazes de comunicação com o povo, há pessoas competentes na cidade que podem orienta-los, ajuda-los e seria uma forma de não deixar que a mancha nacional sobre os políticos caia sobre vocês.
E como no inicio disse a política está presente 24 horas em nossas vidas e temos que tentar levar pessoas corretas para o meio, nem todos são errados, corruptos, vigaristas, mentirosos, como em toda profissão há os maus e bons exemplos, pena que as vezes o ruim aparece mais e quem é correto as vezes paga pelo erro dos demais.
To falando isso aqui pois sei que alguns dos vereadores, no caso de Leopoldina, mereciam retornar e acredito que talvez algum que retornou não merecia tanto quanto os que foram banidos da mesma, mas a vida é feita de momentos e esse foram os deles no dia da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.