quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Minhas opiniões que geram polêmicas e debates, mas é a oportunidade de se debater

Há muitos anos escrevo o meu blog e já vivi algumas polêmicas, alguns ataques pessoais, inclusive em praças públicas, no meu local de trabalho e isso é normal quando tento fazer o debate e coloco meus pontos de vistas e sempre haverá contradições.
A vida é uma roda gigante, como sempre falo, no eu giro estamos em alta e em baixa, depende do momento. Tenho comigo que o ser humano vem com sua essência e dificilmente consegue se modificar. É a velha história do escorpião, que pede para o sapo o atravessar na água e no meio do caminho pica o sapo e o sapo pergunta: por que fez isso, ambos iremos morrer? E ele simplesmente responde, não consegui me controlar é a minha natureza.
Na vida acontece isso, os jovens no afoito de quererem a liberdade, ser donos do mundo e estão na fase de descobertas participam de movimentos, de lutas e em sua maioria, podem dizer que estão conscientes, mas muitos estão na onda da moda. Alguns antigamente fumavam porque os amigos fumavam e o cigarro era simbolo de poder, bem estar, de homem que é homem fuma e outros adjetivos, depois chegamos a conclusão que o mal que o mesmo faz a saúde é grande e muitos optaram por não fumar. A bebida a mesma coisa, o sexo, as drogas legais e ilegais, cada um tem seu ponto de vista e sua maneira de pensar.
Eu como dizem sou um museu, pois vivo muito do passado, das recordações e não sei se é porque vivi em outros tempos acredito que o mundo esta se deteriorando. Hoje vejo os movimentos dos jovens lutando por aquilo que acreditam, como indo as ruas para retirar políticos, ocupar escolas por que não querem mudanças no ensino médio, lutando contra a PEC disso ou daquilo. Acho que tudo é salutar, mas meu questionamento é o seguinte: lutar pelos seus ideais e o correto, por aquilo que você acredita tudo bem. Mas na minha época nos jovens respeitávamos nossos professores, não havia agressões, não havia violência, os pais davam valor aos mestres. Poderia haver alguns fatos que mereciam correção, mas naquela época não havia a passagem de ano sem se saber, alunos não destrupiam as escolas, as drogas existiam mas em menas escala, a violência era menor e o resultado é que o numero de pessoas que andavam fora da lei eram menor, alguns irão dizer: mas a população era menor. 
Na minha época não havia as facilidades de hoje: transportes, material didático gratuito, material esportivo e tudo mais, mas nós fazíamos a diferença, quantas vezes nós fizemos campanhas para ajudar, no meu caso, a manutenção da piscina e da área da Praça de Esportes do Ginásio ou coisa como os recursos eram raros, nós alunos reformamos as carteiras que nós usavamos. Tínhamos a preocupação de manter as escolas e outros locais bem cuidados.
Hoje questiono algumas posições, sei que muitos irão me criticar, mas é minha opinião, a ocupação de escolas como forma de protesto e ai pergunto como fica as aulas normais, estão prejudicando um ano letivo? Outra coisa pessoas de outras cidades indo para outros locais para ocuparem as escolas, por que? Como se explica você ocupar uma escola e nesse local não aconteceu o ENEM, mas pessoas que estavam lá ocupando, saíram para fazer o ENEM em outro local? Acho incoerente. 
Acredito que manifestação deve se fazer com abaixo assinado virtual, com manifestação nas ruas, sem violência e a minha preocupação é que durante anos com a esquerda no poder muita coisa aconteceu, mas não haviam esses tipos de manifestações, e se haviam eram pequenas. Inclusive não sei se é verdade, mas vi que a proposta de mudança no ensino médio já era uma proposta do governo anterior, mas agora eles são contra. 
Só espero que os jovens lutem realmente por seus ideias, mas não se deixem ser manipulado por direita ou esquerda. Hoje vejo que o discurso contra a direita, contra o novo é muito grande. Vejo a esquerda voltando a suas origens com manifestações de ocupação, usando os sindicatos, os movimentos sociais e outras formas para se manifestar.
Mas neste mesmo sentido não vejo eles assumirem a própria culpa condenando publicamente os políticos de seus partidos que participaram do mensalão, do petrolão e de outros escândalos. Na maioria da vez quando surge algo eles dizem: mas fulano do outro partido também estão envolvidos e jamais se referem aos seus partidários que fizeram a besteira. 
Sou da opinião que todos tem que ser punidos, que seja direita, esquerda, centro sejam denunciados e punidos, pois se cometeram erros tem que pagar. Gosto quando há a delação premiada e um entrega o outro, é o efeito cascata, atingindo a todos. Sei que a justiça é lenta, que há muitas brechas na lei e que muitos conseguem se safar de erros cometidos porque tem uma assessoria jurídica muito boa. E lembro também quem faz a lei são os políticos e eles quando fazem a lei sempre deixam um espaço para que eles saiam da culpa. 
Sou a favor de que os juízes nas grandes cortes como STJ cheguem lá por mérito e não por indicação política, pois por mais que sejam isentos há aquela dívida de quem o colocou lá. 
Acredito que a manifestação é um direito real e deve existir. Sou da opinião que independente de onde quer que seja, no município, no estado e no governo federal haja mais seriedade, que o discurso político não seja apenas oratória para se chegar lá. 
Acredito que se houver seriedade o Brasil, os estados e a nossa cidade terá jeito. Infelizmente o apadrinhamento, os amigos que levam vantagens, os desvios através de propina ou de superfaturamento, estão fincados na história do pais.
Faço aqui meu comentário, por certo haverá pessoas que concordam e muitos contra. Mas o objetivo do blog é provocar debates de idéias, fazer as pessoas pensarem e acima de tudo não sou de ficar em cima do muro, posso estar errado, mas nem por isso me calo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.