domingo, 20 de novembro de 2016

Apenas mais uma forma de mexer com as questões, haverá eleições e ai como fica?

Para não dizer que não falei em flores vou aproveitar a falta de movimentação política nos tribunais e expor alguns comentários sobre a política em nossa cidade.
Há anos vemos que a cidade ficou polarizada em alguns grupos distintos ou que pareciam distintos: Grupo Márcio Freire, Grupo José Roberto, Grupo Bené Guedes e Grupo do PT. É claro que ocorreram outros nomes, mas esses foram os mais comentados nos mais de vinte e poucos anos. E é fácil notar que a alternância de poder girou em torno desses nomes basta ver os prefeitos que passaram, exceto o PT que nunca esteve à frente do executivo leopoldinense os demais ocuparam a pasta.
Leopoldina, tirando o ex-prefeito Bené Guedes, teve prefeitos médicos a frente praticamente o tempo todo e nem por isso o hospital de Leopoldina e a saúde esta nota mil, mas convenhamos o básico que é o tratamento de esgoto não traz votos, pois obra debaixo da terra não tem como colocar placa e o povo esquece não é mesmo?
Mas não podemos negar que todos dentro do possível fizeram algo para a cidade, alguns com obras que realmente eram necessárias e outras nem tanto e há aquele que nem lembrança praticamente deixou. Mas o que incomoda em Leopoldina é que a eleição dura 365 dias por ano, aqui não se tem uma pausa, um pensamento único que é Leopoldina, isso é discurso de campanha, mas na prática é um tentando puxar o tapete do outro o tempo todo e que o povo se dane, só serve para o período eleitoral por causa do voto.
Mas nesse período também tivemos a passagem de vários vereadores frente ao legislativo e não é raro vermos alguns bons vereadores serem massacrados nas urnas porque fizeram o seu trabalho que é fiscalizar, legislar e denunciar o que estava errado, mas o povo entende que o prefeito quando é questionado é perseguido, quando o vereador pede alguma informação, quando exige que se cumpra a lei, geralmente o prefeito faz o inverso, desenha para o povo que estão querendo atrapalhar a cidade, que esse é inimigo do povo e por causa disso não deve ser votado nas eleições. Isso mostra que a população em geral é mal informada e não politizada, muitos votam de acordo com o discurso e não com a realidade, prova disso é quando vemos o que acontece nessa eleição municipal, muitos votaram no atual prefeito sem sequer acreditarem que ele estava com o seu registro cassado e se surpreenderam quando o mesmo ganhou por uma diferença mínima de votos e não pode assumir. É claro se ele assumirá ou não, não me cabe falar, para isso temos a justiça eleitoral e os advogados que estão lutando com todos os termos jurídicos para reverter à situação e olha não é barato manter tantos advogados em Belo Horizonte, Brasília e em Leopoldina tentando reverter, isso mostra o que todos têm o mesmo discurso: “sou prefeito não por interesse próprio, mas pela população”, mas fico imaginando você gasta mais de R$ 200.000,00 (duzentos mil para se defender de uma causa) valor estimado que possa ser muito maior e o prefeito que tem um salário bruto em torno de R$ 17.300,00 mensais, ganhando cerca praticamente esse valor anual, porque luta para se manter no cargo? Perdendo praticamente um ano de seu salário.
É claro que a resposta é: “luto pelo meu direito”, correto, mas se pensarmos na parte financeira é uma coisa que não se encaixa bem, sendo que o valor citado é apenas por um advogado em Brasília e nos demais locais?
Mas voltando ao caso dos vereadores o povo não tem o conhecimento necessário da sua importância e acredita que são apenas fantoches nas mãos do prefeito, isso pode até acontecer em alguns casos, não é raro alguns serem apenas o arauto do prefeito e seguirem cegamente a sua cartilha, em troca de obras que pedem cargos de parentes, apoios financeiros na época da campanha ou até por prestigio pessoal, pois o ego fala mais alto em alguns casos. Mas a Câmara de vereadores tem uma importância grande, pois ela que acompanha os gastos do executivo (do prefeito), ela que aprova o orçamento (onde e como deverá ser gasto o dinheiro público), ela que fiscaliza (ver se o prefeito está cumprindo com a lei) e ela é o fiscal do povo (através de requerimentos, indicações e projetos pode ajudar a cidade). Mas o povo acha que vereador é o que faz obras e não é difícil que isso aconteça, pois muitos candidatos no intuito de enganar o povo prometem vou construir isso vai trazer isso, vou dar emprego para você e isso tudo é mentira, o vereador no máximo pode conseguir colocar alguém de sua confiança dentro da câmara através dos cargos de confiança do presidente, na negociação de apoio a esse ou aquele presidente e nos conchavos políticos com o prefeito eleito.
Por isso muitas vezes há pessoas eleitas que nem sequer sabem o que o vereador faz e há aquele que às vezes ficam alguns mandatos sem nem sequer dizer para o que veio, além é claro daqueles que acendem na época da campanha uma vela a dois senhores, oficialmente estão com um candidato, mas para se elegerem não é raro fazerem campanhas para os dois candidatos, não há uma fidelidade partidária ou de pensamento. Neste item eu sou contra isso, acho que se o candidato já trai na hora da campanha por certo irá trair depois ao eleitor e aquele ao qual apoiou e acho que o povo tem que prestar atenção nisso. Acho até que fazer campanha solo pode acontecer, ou seja, se pedir somente o voto para si até é aceitável, mas trair o companheiro de chapa é algo que não entra em minha cabeça.
Alguns acreditam que ninguém vê isso e passa despercebido e na minha concepção acho que pessoas que jogam em dois times e não tem posição seja na campanha, seja no poder, seja no cargo ou fora dele devem ser neutralizadas e até eliminadas, pois conchavos é que está levando o nosso país ao caos, basta olhar os noticiários nacionais e os escândalos políticos do momento.
Mas porque estou falando tudo isso, por uma simples questão, estamos aguardando uma solução do TSE e TER MG se haverá ou não novas eleições e ficam algumas questões no ar:
- Se o prefeito José Roberto vencer no TSE está eleito e será diplomado dia 14 de dezembro?
Não, pois há um segundo processo em andamento no TRE que é mais grave do que o primeiro, no qual ele ficará inelegível por oito anos, caso se mantenha a sentença no TRE e TSE. O processo hoje no TSE é para  manter o seu registro cassado por ter sido condenado no TJ por crime contra a administração. Há boatos e boatos, há quem aposte que ele reverterá, há ainda um ex-prefeito que acredita que o crime prescreveu e já dá como vitória no TSE, esse mesmo prefeito que foi esculachado, massacrado e detonado durante três anos e meio e no final ficou unido com o atual prefeito, mostrando que o poder pelo poder fala mais alto neste caso.
- Será que teremos novas eleições?
Se o STE mantiver o registro de candidatura do atual prefeito há uma grande chance disso acontecer, mas ficam duas perguntas? Com a crise financeira que o país está o TRE terá recursos para realizar tantas eleições no país, pois não é só Leopoldina que está nesse caso e se houver há a previsão que quem causou a realização dessa nova eleição terá que arcar com as despesas do novo pleito, ai fica a pergunta será que será aplicada em Leopoldina? O juiz eleitoral Dr. Gustavo poderá fazer cumprir essa determinação ou suposta informação do TSE. Mas tudo depende da interpretação do TSE e TRE, a lei mudou recentemente e hoje se questiona o seguinte: eu me candidato, sou cassado, sei que poderei ser eleito e não poderia assumir e continuo a campanha vendendo ilusão para mim e para meus eleitores, sou eleito e não tomo posse (quer dizer assumi o erro e fui como um trator passando por cima de todos os obstáculos) e no final o meu adversário que cumpriu a lei, teve seu registro correto, fez a campanha corretamente vai pagar pelo erro do meu adversário? Coisas que a lei não previu, ou se previu quis beneficiar alguém, pois infelizmente que faz as leis geralmente deixa uma brecha para alguém escapar ou beneficiar algo, no meu ponto de vista.
- Se houver novas eleições quem pode se candidatar?
Pelo que li qualquer pessoa pode se candidatar, não só os dois grupos que concorreram em Leopoldina, por isso vários boatos foram lançados dando conta que a coligação do adversário do atual prefeito estaria desfeita e haveria um racha. Eu mesmo questionei isso no meu blog e face e muitos que estão na coligação reafirmaram que estarão unidos com o grupo caso aconteça novas eleições, neste caso o PT já se manifestou, o PMDB também, o DEM com seus vereadores e alguns membros do partido também e outros partidos como PV, PC do B e praticamente os 12 partidos que fizeram parte da coligação já se manifestaram.
Uma observação dentro do DEM alguns integrantes que não participaram da eleição por motivos diversos, alguns que queriam ser vice e não obtiveram outros por ligação com o atual prefeito até fizeram um movimento recente para lançar nomes próprios a prefeito, tentando desvincular o DEM da coligação do Unidos Somos muito mais e inclusive foi até o deputado federal Misael Varella levar a ideia e pedirem apoio e extraoficialmente ouvi dizer que o deputado disse em resposta: ”finjam que nem houve esse encontro”. Mas eu mesmo enviei mensagem por e-mail ao deputado questionando que se a cidade ficou dividida como ele poderia romper com 14.000 votos e lançar novo candidato, pois seria romper com o que ele acreditou e seria desmoralização total para ele, claro não obtive resposta, pois quem é Marcus Vinicius para um deputado federal, mas também sei que um dos vereadores do DEM eleito me confirmou que isso é praticamente impossível de acontecer, o lançamento de candidatura própria em novas eleições no momento. No singelo entendimento o caso desses “rebeldes do DEM” se não aceitam os caminhos do partido, as decisões majoritárias deveriam sair do partido ou no mínimo nem terem créditos, pois entendo que numa agremiação partido quando fazemos parte, acredito e, temos que seguir o que a maioria decidiu e não olhar para o próximo umbigo, sabe que neste momento posso está criando um atrito ou mais um inimigo político.
- Caso haja nova eleição quais poderão ser os novos candidatos?
Poderá ser qualquer um, de qualquer partido, pois voltamos à estaca zero e novas convenções poderão ocorrer, na época que lancei os nomes uma pessoa me disse você está dando força aos boatos e aos adversários, mas na minha visão fiz apenas com que as pessoas assumissem suas posições. Boatos dão conta que alguns vereadores eleitos do lado do prefeito sairiam como candidatos como: Elvécio, Rogério Suíno, Kélvia e outros e ai fica minha dúvida: se foram eleitos não poderiam sair como candidato em uma nova eleição como prefeito. Acredito que não, pois teriam abrir mão da sua eleição e se lançarem, deixando o certo pelo duvidoso. Isso acontece quando se é senador, deputado federal ou estadual, ou seja, eles estão num grau mais alto e concorrem a um grau menor, sendo que se não forem eleitos retornam ao mandato, mas neste caso o mandato está em vigor e são níveis diferentes. Hoje se houver a nova eleição não poderão participar no momento os candidatos José Roberto e Marcinho Pimentel pela cassação no segundo processo de cassação, no qual foram condenados por abuso do poder e estão atualmente cassados por oito anos, até que o TRE analise e confirme ou não a sentença e neste caso ainda terá a ida ao TSE.
Mas fica a pergunta no ar: quais as outras opções de candidatos, ai temos que pensar nos grupos que deram sustentação a chapa José Roberto e Marcinho. São quatorzes partidos e deverá ter alguém interessado em se lançar e ter o apoio dos dois candidatos cassados. Ai fica a pergunta, há transferência de votos? O povo que se sentiu enganado ou mal informado irá dar o aval a uma nova candidatura apoiada por quem foi cassado? O adversário Breno que perdeu por 284 votos (na realidade 143 votos) terá aumento ou continuará com a votação conseguida?  Sinceramente são perguntas que não tenho resposta, pois a eleição é uma caixinha de surpresa e até que ponto agora os vereadores eleitos e os que foram candidatos se engajarão na nova eleição?
- Se houve como fica até a nova eleição?
Caso haja nova eleição o juiz poderá marcar a mesma num prazo de até 90 dias, ou seja, poderemos ter a eleição até março de 2017, ou antes, vai do entendimento do juiz, mas acredito que o quanto mais rápido melhor pelo bem da cidade. Mas no dia 14 de dezembro os vereadores eleitos serão diplomados e no dia 01 de janeiro tomarão posse e naquele momento é feita a eleição do novo presidente da Câmara, através de votos dos quinze membros, hoje temos a suposição de quatro candidaturas sendo uma do lado do prefeito José Roberto, Kélvia Raquel e três do lado da oposição: Pastor Darci, Jacques Vilela e Waldair Costa, tudo no plano da suposição, pois até 01 de janeiro tudo poderá mudar. Mas fica um alerta no caso, a eleição do novo presidente influenciará e muito no destino da cidade, pois o presidente eleito será o prefeito até a nova eleição. Claro que se a situação eleger o presidente e provável que os atuais secretários permaneçam no cargo e se for um da oposição, poderá mudar e colocar quem ele confia? Acredito que sim e não deverá nomear tantos, deverá ter alguém com amplos poderes junto a ele para tentar administrar interinamente, com secretários em pastas principais a meu ver. Por isso a importância do novo presidente da Câmara e fica no ar a pergunta: a quem interessa que o lado da oposição racha ou que algum dos eleitos vote em um candidato do outro lado? Aos conchavos políticos, pois há cargos a serem negociados na câmara, há aqueles que jogam de ambos os lados, mas no meu entendimento a eleição entre os vereadores deve levar em conta a capacidade de ser presidente, a postura do candidato, o poder de negociação e de ouvir os companheiros, o interesse pessoal, pois muitos querem apenas para ter o poder pelo poder e se não me engano há um aumento no seu salário e também os cargos que poderão dar aos que os apoiaram e não há aquele lance do mérito, ou seja, colocar pessoas capacitadas para fazer funcionar, é mais questão política. Fica um adentro, tanto na prefeitura, quanto na Câmara sou favorável a se colocar pessoas capacitadas seja do lado a ou b, pois a eleição passou e teríamos que pensar em Leopoldina e acredito que para todos os cargos há pessoas competentes, há pessoas capacitadas e é claro há possibilidade de erros, pois alguns podem não se encaixar mesmo que sejam capacitados. Sei que o lado político tem que ser levado em conta, mas temos que pensar no técnico político e no grau de confiança dos mandatários de ambos os poderes.
Enfim esse é meu pensamento de hoje, os questionamentos aqui postados são para que você eleitor pense, reflita e tire suas conclusões essa e minha visão e inclusive até me falaram se por ventura o candidato que eu apoiei nas últimas eleições for o prefeito qual será minha posição: será mesma, elogiarei e criticarei o mesmo, como sempre fiz claro que falarei com ele diretamente, como fiz com os ex-prefeitos, exceto o Márcio Freire ao qual não tive tanto acesso, mas Bené Guedes, José Roberto eu disse na ocasião, nos poucos contatos que tive os pontos que achava corretos e os negativos, alguns até me perseguiram e me isolaram e outros simplesmente me ignoraram, mas nunca mudei de posição, sempre fui um crítico e mesmo assim abri espaço para publicações dos governos e muitas vezes até apresentei coisas para a prefeitura sem nenhum retorno financeiro, até dizem que sou barato ou não me valorizo, ou até mesmo dizem para mim não reconheço meu próprio valor, mas essa é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.