domingo, 13 de novembro de 2016

Por que o povo procura notícias aqui...

De um tempo para cá o meu facebook e o blog estão sendo muito acessados por pessoas que tem interesse em notícias da cidade, principalmente na área da política e fica a pergunta no ar: por que?
Na realidade há muitos anos a imprensa local deixou de ser independente ou imparcial, digo isso porque os órgãos dependem da maioria de verbas publicitárias dos governos e quando não tem verba oficial, tem as famosas vaquinhas de pessoas ligadas ao governo, ou até mesmo empresas ligadas aos governos municipais, estaduais e federais ajudando financeiramente.
Há casos que pessoas que são proprietários são verdadeiros refém de seus próprios medos ou interesses pessoais e isso não é só em Leopoldina e no país inteiro.
Antigamente a imprensa corria atrás da notícia, o que acontece hoje só com os grandes veículos de comunicação. O rádio e a Tv antigamente, no interior, tinham interesses em correr atrás da informação, mas com o o advento da internet, ficou mais fácil e prático pegar notícias de outros órgãos e divulgar e até não se comprometer. 
No meu caso não fico parado apenas nas informações de internet, corro atrás, no caso da política entro diariamente e várias vezes nos tribunais para ver se há movimentação para melhor informar e as vezes recebo informações antes dos fatos serem divulgados, mas tenho o cuidado de não informar sem antes verificar a realidade, pois posso cair nas armadilhas plantadas para desmoralizar-me ou não. 
E isso deveria ser a tônica de todos da imprensa, pois a pressa é inimiga da perfeição e há preocupação em agradar esse ou aquele grupo que o patrocina causa a desconfiança e até mesmo a queda de credibilidade. Não é raro vermos que quando a notícia é contrária a uma pessoa não se publica nada, ou então publica-se sempre dando a entender que não é tão verdade ou amenizando o fato, colocando em dúvida a condenação, a informação ou até mesmo divulgando que não é tão grave quanto parece. 
Sei que há pessoas da imprensa que estão meio chateadas comigo por critica-las abertamente e demonstrar o outro lado da versão dos fatos. Não sou especialista, advogado ou melhor que ninguém e sempre digo que tudo depende do momento e da decisão dos tribunais, pois justiça é uma caixinha de surpresa, antigamente falava-se até que a tal caixinha funcionava para facilitar alguns ganhos, mas sempre foi boatos. A verdade é que hoje com a notoriedade do juiz Sérgio Moro há um medo maior dos juízes e pessoas de se exporem, pois são constantemente focos da imprensa.
Quando falo dos colegas de imprensa, acho que muitos estão certos em suas atitudes, pois há anos vemos que muda-se conforme o vento e quem está no poder é sempre o vento próspero. Eu já sou o contrário, muitas vezes remo contra a maré e por isso não participo de panelinhas e sou tão vigiado.
Muitos me cobram maior independência, mas tento fazer na notícia, mas deixo meus comentários quando posso, pois aqui é um blog, como no face, pessoal. Lembro que nunca fui condenado ou ajuizado na justiça por palavras ditas ou publicadas aqui, não sei se isso é sinal de credibilidade ou se as pessoas mesmo não concordando comigo me respeitam.
Há vários assessores de políticos, que ocupam cargos públicos de confiança, que me vigiam 24 horas, alguns até chegam a curtir uma postagem sem querer e retiram imediatamente, mas esquecem que o face manda a informação imediatamente para nós usuários. 
Outros me criticam dizendo que estou apenas tentando conseguir algo nos setores públicos, um cargo de confiança, pois como dizem "aquele procura recolocação no mercado de trabalho", mas isso não posso fazer? Pois esses mesmos que me criticam por essa suposta afirmação estão ou já estiveram ocupando os cargos de confiança há anos e só eles tem direito. Quanto a estar ou não apto ao cargo, depende de qual, pois experiência e até capacidade profissional acho que tenho e só não aceitarei se não for competente para tal cargo, não troco minha independência ou aceito visando apenas o salário, acho que todos que ocupam tais cargos tem que trabalhar e ter resultados.
Esclareço ainda que não há e nunca houve sequer nenhuma promessa de nenhum político quanto a me utilizar em qualquer setor público e se estou fazendo é por interesse pessoal e acima de tudo de esclarecer os fatos. Quem me acompanha aqui no blog sabe que sempre fui assim, por isso compraram uma emissora de rádio e me afastaram da mesma, mesmo sendo um programa comprado. Por isso alguns donos de rádio hoje podem ouvir qualquer nome, mas tem medo de mim, pois sabe que neste ponto sou pela verdade e transparência e não me curvo diante de obstáculos ou ameaças.
Sei que 2017 está chegando o futuro da cidade está indefinido politicamente, mas sei também que com o passar dos meses a minha situação começa a ficar crítica, pois desempregado e sem renda as reservas vão se esgotando, e não é só eu que estou nesse caso desempregado, na minha casa minha esposa também e minha filha faz estágio de faculdade. E sei que em 2017 se for preciso mudo de Leopoldina, mas prometi a mim mesmo, se um dia isso acontecer nem nos trevos de Leopoldina passo mais, pois aqui o que vejo é uma cidade que preocupa-se com a aparência, com o QI (quem indica) e na maioria das vezes se você se destaca e não faz parte da "elite" ou "do grupinho" é neutralizado. Já cansei de ouvir a seguintes respostas: "você não tem capacidade" quando as pessoas não tem estudo e já ouvi também "você é muito capaz e não posso te pagar o que merece", bela desculpa para se dizer elegantemente não a alguém.
Enfim continuarei aqui abordando os fatos políticos e até fora da política quando souber das coisas e minha essência não mudarei, quanto aos políticos podem ter certeza se forem coisas boas divulgo e se for coisas erradas gritarei alertando, como sempre fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.