terça-feira, 1 de novembro de 2016

Minha visão sobre Leopoldina...

Leopoldina e seu momento atual. Politicamente para prefeito não vou expor mais meus comentários, pois aguardamos a decisão na justiça e ai sim teremos o prefeito eleito ou novas eleições, não cabe a eu protestar, fazer diagnóstico, mas sim esperar a determinação judicial.
Resultado de imagem para cidade leopoldinaMas no lado de vereadores podemos analisar, houve uma renovação na Câmara e se piorou, melhorou ou vai ficar a mesma coisa o tempo dirá. Há muitos que contestam os atuais vereadores, há outros que idolatram alguns e há aqueles que felizmente mereciam ter sidos colocados no bando de reserva. O PT que tinha três vereadores ficou sem nenhum, reflexo da insatisfação nacional, se mereciam ou não é questão pessoal de cada um, mas não podemos negar que a onda de retirar o PT do poder veio e levou as três cadeiras e como o povo não tem costume de acompanhar as reuniões e nem sequer de ler as atas para saber como os vereadores agem no seu mandato isso é compreensível, não concordo, mas é o reflexo da cultura de um povo que vota sem saber o porquê, sem procurar a verdade, acho que Leopoldina em alguns aspectos vive no século passado, ainda há os votos de cabrestos ou até a troca de voto por outros benefícios, mas isso muda com o passar dos anos, com esclarecimentos e acima de tudo com amadurecimento. Se alguns retornaram devem ter serviços prestados a comunidade, há quem diga que existem os profissionais da política (interpretem como você imagina), mas a realidade é que em 2017 novos nomes irão compor a câmara de vereadores. Mas vou fazer uma analise da minha visão sobre prefeitura.
Todos sabem que a prefeitura é uma empresa pública, que os recursos dela vêm do povo através do pagamento dos impostos, dos recursos estaduais e federais e por esse mesmo motivo temos que fiscalizar e torcer para que o dinheiro seja bem feito. Mas em minha visão há alguns problemas que não entendo:
Por que tantos prédios alugados e não se aproveita os espaços que a mesma tem ou poderia ter?
 Vou exemplificar:
- o PAM da Benedito Valadares é cedido à prefeitura e tem uma boa estrutura, por que não se adapta ló, construir um novo andar e ali colocar alguns setores da saúde? Não sei se pode ou não, mas é um prédio federal cedido para uso da prefeitura e ao invés de se pagar alugueis não poderia ser mais bem aproveitado?
- Há alguns anos atrás venceu o contrato de concessão da COPASA e a prefeitura poderia assumir o tratamento de água, como é em Muriaé, Juiz de Fora, uma autarquia que com seus recursos chegou a ajudar a prefeitura em outros setores com dinheiro, pelo que ouço falar, mas preferiram renovar por mais anos ao invés de deixar o dinheiro aqui e quem sabe com os recursos dessa empresa poderíamos ter melhorado o esgoto na cidade. A COPASA por ser estadual, tem outra visão e investe em outros locais, o dinheiro aqui não fica só aqui e feito à programação estadual. E outra coisa pelo que vejo hoje a tendência é se tornar uma empresa privada, ou seja, quem ganhará dinheiro com isso? São coisas que até hoje não entram na minha cabeça, vão falar é passado, mas poderia ter sido visto com outros olhos na época.
- O antigo fórum que hoje é um centro cultural, mas não poderia ter sido melhor aproveitado colocando-se lá a secretaria de cultura, esporte e lazer e lá alguns conselhos ligados à área, pois o espaço é grande, poderia se ter mais utilidade, não to falando que o espaço cultural é desnecessário, nem o conheço, pois não fui La visitar e conhecer, mas não seria a hora de aproveitar tal espaço melhor?
- O SESI no ano de 2016 foi fechado, porque a ACIL não quis renovar o contrato de parceria como foi feito nas cidades de Além Paraíba, Muriaé, Cataguases, Ponte Nova e outros, os motivos é a visão da entidade que não via necessidade e o porquê de ter um clube sob seu comando (mas ressalto o clube era autossustentável nos últimos onze anos, poderia até a acil adiantar algum recurso, mas era ressarcido e de 2005, quando precisou ser injetado,além dos recursos da FIEMG/SESI cerca de 80 mil, nos últimos anos o clube nunca precisou de recursos da acil e em 2010 chegou a dar lucro de 28 mil aproximadamente), mas a prefeitura tinha o direito de ficar com o espaço e ressarcir as benfeitorias ao SESI, podendo ser dividido em vários anos, como aconteceu em alguns locais no estado e lá poderia se ter colocado a sede da Assistência Social, levando para lá o centro da terceira idade, criado espaço para os conselhos, criar um CRAS ou algo parecido, aproveitando as estruturas físicas para criar projetos sociais para a cidade, em parceria com a educação e saúde, ou então passar para uma entidade como comodato e essa tocar como clube, havia até interesse da Fundação PIF PAF em ajudar fazendo parceria para projetos sociais da empresa, mas preferiram abrir mão e deixar o CEFET pegar, não sei como foi feita a negociação, acho até curioso que alguns empresários vestiram a camisa do CEFET lutando para isto, ou seja, o CEFET pegou, mas na minha visão poderia ser melhor aproveitado para a população em si, nada contra o CEFET e sem ser usado por entidades privadas para levar vantagens. Mas a visão social dos administradores, políticos e alguns setores são diferentes da minha.
- O espaço do DENIT ao lado do PAM, na Avenida Getulio Vargas, não seria interessante tentar consegui-lo, pois lá poderia ser a secretaria de obras, colocar todos os veículos almoxarifado e até outras secretarias, pois o espaço é grande e central, sairíamos dos aluguéis de prédios como os que funcionam as secretarias citadas.
- O centro Social Urbano, o Curumim e outros espaços abandonados ou semi abandonados não poderiam abrigar algo para fugir do aluguel?
- O Poliesportivo do Bela Vista não poderia ser reformado, criado um espaço para dormitório e receber campeonatos oficiais. Valorizando o esporte.
Sinceramente o próprio prédio da prefeitura não poderia ser ampliado para abrigar mais coisas da própria prefeitura, a fachada não pode ser modificada, mas os fundos podem ser aproveitados.  Mas há quem interessa se pagar tantos alugueis? Essa pergunta deixo no ar.
Felizmente hoje as campanhas políticas não podem ser patrocinadas por empresas, acredito que com o passar dos anos as empreiteiras serão descartadas em todo o país em alguns setores, pois todos sabem que muitas empresas são parceiras e na hora de uma campanha eleitoral são as maiores doadoras, ou eram hoje as prefeituras e os órgãos públicos estão utilizando mão de obras próprias para baratear os custos e isso é bom, pois quem sabe sai um serviço mais barato e melhor (se não houver superfaturamento).
Enfim administrar hoje é controlar os gastos, é saber fazer o melhor com o menor custo, tem coisas que não precisam tanto de esforço, basta não deixar o dinheiro escorregar entre os dedos, como diz é não deixar roubarem e ser sério. Espero que no passar dos anos as administrações públicas do país trabalhem como empresas privadas e visando não lucro, mas retorno para a cidade e aqui não to falando que há desvios de dinheiro, superfaturamento, propinas, falo de modo geral, se há algum indicio de erros para isso temos os “vereadores” e principalmente o Ministério Público para tentar coibir e colocar no rumo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.