sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O que espero dos futuros prefeitos e políticos em LEOPOLDINA...

Resultado de imagem para sonhosNa realidade a descrença no político está muito grande, ainda mais quando vemos grandes caciques da política sendo presos e atingindo a vários partidos. O Brasil realmente passa por uma mudança, pena que não é a que gostaríamos, pois acredito que os condenados deveriam cumprir penas e acima de tudo ter seus bens bloqueados e se for o caso leiloados para devolver os dinheiros desviados, mas um dia quem sabe chegaremos a esse ponto, lembrando que tais punições tem que ser em todos os setores judiciário, legislativo e executivo, onde houver erros e desvio de condutas a lei deveria ser aplicada.
Mas voltando ao assunto o que eu gostaria que acontecesse em Leopoldina eu esclareço:
Gostaria que o prefeito, bem como os vereadores, ouvisse mais o povo e atendesse as coisas mais simples como uma poda de árvore, uma rua bem limpa, uma rede de esgoto eficiente, uma rede pluvial que funcione, remédios nos postos, mas antes de tudo um PSF que funcione realmente com atendimento e qualidade, seriedade nos programas sociais, uma educação mais eficiente.
Mas vamos analisar o prefeito não precisa ser o super-homem, mas sim um homem que cumpra com seus compromissos e aceite que o seu salário por si só já é um bom pagamento.
As licitações serem feitas a sério, ou seja, sem privilégios, portanto que vença sempre a melhor proposta. Como numa empresa privada quando há o levantamento de preços, geralmente se pega no mínimo três orçamentos e aquele que melhor qualidade e preço forem o melhor vença. Sei que nem em empresas públicas ou entidades isso acontece, por isso muitas vezes fui criticado por cumprir esses quesitos, pois não concordo com o que geralmente acontece, vou dar um exemplo: se você vai comprar um computador e há três orçamentos, a empresa A tem o mesmo computador com preço menor, ai quem vai comprar vê que o seu amigo, pessoa ligada à diretoria ou a quem faz o levantamento da empresa B tem um preço maior, o que ele faz liga para o mesmo e fala, você vai perder porque a empresa A está com o seguinte preço. Ai a empresa B coloca o mesmo preço da A e vence, neste caso o que eu considero a empresa A nunca crescerá, pois cadê o livre comércio e há uma concorrência desleal. E isso eu sei que acontece em algumas empresas privadas e sei que no público também, pois já soube que no passado a pessoa informava ao concorrente o valor do concorrente e esse colocava menos um pouco para ganhar, o contato era feito via telefone e o pior quem me contou foi o que participou desse processo como prestador de serviço. Ou seja, fazem e não escondem. Portanto tendo uma licitação verdadeira, aquele que realmente oferecesse o melhor preço e serviço seria o vencedor, sem privilégios.
Na área da saúde acho que se o PSF ou o nome atual funcionasse bem os gastos com as doenças seriam menor, pois a prevenção é mais importante que o tratamento em si. E outra coisa teria que ser um trabalho interligado com saúde, educação e social. Os próprios agentes da saúde poderiam levar um questionamento mensal focalizando os dados da saúde, os dados educacionais como quantas pessoas estudam se rede particular ou pública, grau de instrução, como vão para a escola, à distância e outros dados, no lado social se recebem algum benefício do governo, quantos trabalham o que possuem na sua casa desde aparelhos eletrodomésticos e até instalações físicas e tudo mais, ai seria esse questionário utilizado para o plano de atendimento e teríamos um raio X verdadeiro da cidade.
Na área de serviços urbanos deveria se ter um telefone de contato, poderia ser até um celular com WHATSAPP que poderia receber as fotos e queixas da população, sendo assim agilizando o atendimento, dentro do possível dos problemas relatados. Assim o povo seria o fiscal da cidade e os buracos surgidos, as podas necessárias, a limpeza necessária e até mesmo algo mais grave poderia ser de conhecimento do prefeito e assim sendo um contato direto com o povo.
Não sou a favor da consulta prévia para obras ou através de entidades, pois geralmente as entidades são manipuladas por grupos políticos (exemplo sindicatos, associações de bairros e outros) e como o povo não tem participação nesses casos, exceto alguns que tem interesse em algo a população em si nunca participa realmente das sugestões. Eu se fosse prefeito contrataria uma equipe, de pessoas de fora, para fazer uma pesquisa sobre o que o povo esta querendo, o que está errado ou certo, a avaliação do próprio governo e faria trimestralmente e através dessa tabulação iria fazer a prioridade do bairro e dos desejos da população, sendo que dentro das possibilidades do orçamento existente.
O relacionamento com os vereadores seria de cortesia, trocando ideias e ouvindo todos os lados, independente da cor partidária e deixando claro que tudo seria de acordo com a lei e dentro do orçamento vigente. Há coisas simples que às vezes o executivo não tem conhecimento e os vereadores poderiam ser o contato prefeito e povo. É claro isso já existe através das indicações e projetos feitos, mas na realidade hoje vemos o seguinte, se for meu companheiro atendo, se for adversário finjo que nem vi.
 Quanto ao secretariado, acho que tem que ter um cunho político, mas mais técnico, não basta colocar fulano ou cicrano por que é meu amigo político, ele tem que ter capacidade de atender a pasta ao qual estará trabalhará. Inclusive acho que há setores que não poderia ser colocado pessoas da profissão que a pasta atende: por exemplo, médico na saúde, professor na educação, assistente social na área social, explico por que: pois há um cooperativismo geralmente nesses casos, ou seja, um médico se tiver que punir um amigo da mesma profissão será que terá coragem ou independência para tal? É o mesmo caso de outras pastas, acho que o corpo técnico deveria ser se profissionais da área, mas a palavra final não, pois é assim que acontece na Câmara de deputados, um grupo de defende os agropecuaristas, um grupo que defende as indústrias e outros setores, assim sendo cada um puxa a sardinha para seu lado, sendo uma pessoa sem vínculos profissionais seria mais independente e atuaria de forma mais eficiente a meu ver.
Quanto ao setor de transporte, eu colocaria um controle de frota eficiente, para verificar quilometragem, gasto de combustíveis e se possível até um rastreador, pois ai evitaria que o veículo fosse usado para outros fins, afinal não é raro saber que fulano foi levado em casa, que fulano estava no final de semana com o veículo em algum local. Não sou contra se o veículo estiver indo para um local que passa em determinado local, possa dar carona ou transportar algo, mas dentro da seriedade que deve existir.

Resultado de imagem para sonhosTemos outras ideias, mas como o texto já está longo para por aqui, mas ao final o mais importante à transparência geral de todos os dados, tudo publicado e divulgado, pois ai mostraria como esta o trabalho. Acredito que uma administração eficiente pode até ter um desgaste inicial, por quebrar vícios, mas no futuro a população sairia ganhando. Sei que é fácil falar, pois o difícil é colocar em prática e se sou tão bom por que não me candidatei. Primeiro porque não sou filiado a nenhum partido político e segundo porque acredito que se eu falasse o que penso, como falo aqui não teria votos, pois uma coisa que não concordo é falar mentiras para ganhar votos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.