domingo, 13 de novembro de 2016

Suspeita de irregularidades no Bolsa Família existe em Leopoldina 181 casos

Todos sabem que o Bolsa Família, apesar de ser um projeto do governo federal, a fiscalização e o controle é dos municípios e para isso existe a área específica das secretárias municipais de assistência Social e os conselhos municipais de Assistência Social. Em levantamento feito pelo Ministério Público Federal de 2013 a maio de 2016 há indícios de problemas em 181 casos de Leopoldina, conforme o portal transparência do MPF. Essas fraudes ou irregularidades podem ser diversas como:
- pessoas que não se enquadram no quesito para receber o bolsa família.
- pessoas que tem seus nomes listados e que nem imaginam que possuem bolsa família, pois os cartões podem estar em mãos de terceiros.
- pessoas que nem existem e muito mais.
Na realidade a função do Conselho Municipal de Assistência Social é fiscalizar o governo municipal para ver se está tudo correto e é composto por metade de pessoas de confiança indicadas pelo prefeito e outra metade de pessoas da comunidade, de entidades listadas como membros do mesmo. Fica a pergunta no ar: o conselho já correu atrás dessas suspeitas? Se já porque não divulgar os resultados? Se não tem conhecimento aqui está a postagem no portal transparência e agora não há desculpas para não se movimentarem.
Já fiz parte do conselho em mais de um governo municipal e quando o conselho resolveu mexer em alguns setores, no final do ano, o governo Bené Guedes, se adaptou a regras retirando alguns orgãos do conselho e colocando outros, curiosamente justamente as entidades que estavam mais ativas e cobrando foram as retiradas do mesmo. Mas essa é Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.