quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Móises Gonçalves Martins – Cooder.nador Programa de combate a endemias fala sobre morte de macaco nas Três Cruzes

Conforme foi noticiado pelo meu blog, baseado no relatório da Secretaria Estadual de Saúde no inicio de fevereiro, um macaco foi encontrado morto no Bairro Três Cruzes e o coordenador do Programa de Combate a Epidemias, Moises Gonçalves, esclareceu que como é de praxe a sua equipe foi chamada ao local e recolheu o mesmo para enviar a um laboratório para análise do motivo da morte. Ele disse que o mesmo havia morrido eletrocutado e o fato já teria sido confirmado pelo laboratório de Belo Horizonte, como causa morte.
Moisés esclareceu que com a presença da febre amarela no estado de Minas Gerais é natural que a população fique apreensiva com a possibilidade de a doença chegar à cidade, mas não há casos da doença registrados na cidade. Fez um apela à população para que não mate os macacos (miquinhos), pois isso causa transtornos para o meio ambiente, cada animal tem sua função na natureza, desde os macaquinhos, os pombos, passarinhos e outros e, além disso, é um crime inafiançável.
O mesmo ainda disse que se houvesse algum registro a própria equipe de epidemia teria feito o cinturão de segurança com vacinações, controle de local e outros procedimentos de praxe. Ressaltou que devido a grande publicidade na imprensa em todo o país há muita procura de pessoas visando à vacinação e não há motivo para pânico neste momento na cidade.


Um comentário do blog, essa procura é porque a população no seu dia a dia não procura atualizar o seu cartão de vacina e só se manifesta quando há a possibilidade de uma doença atingi-la. A vacina contra a febre amarela antigamente tinha a validade de 10 anos e se a pessoa tomou duas doses está imunizada para a vida toda, hoje segundo informações uma dose única faz o mesmo efeito e é bom esclarecer que você tem prioridade de vacinação se for para a área que tem a doença registrada ou quando vai para o exterior. Foi ressaltado que o macaco não transmite a doença o transmissor é o mosquito da dengue por isso é preciso que as pessoas procurem evitar deixar águas paradas e outras formas de criadouro dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.