domingo, 26 de fevereiro de 2017

Veja os feriados de Leopoldina e veja o que a lei fala de Feriado Municipal, explicando polêmica de criação de mais um feriado em Novembro

Para maiores esclarecimentos uma Lei Federal 9.093 de 12 de setembro de 1995, editado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, determina que o número de feriados locais religiosos possa ser no máximo de quatro, sendo que neste caso já inclui a sexta feira da Paixão e que deverá ser respeitado às tradições da região, ou seja, da cidade.
Em Leopoldina há apenas três feriados municipais, incluindo a sexta feira da Paixão, são eles:
20 de Janeiro – Feriado do Padroeiro de Leopoldina São Sebastião
27 de abril – Feriado de Emancipação de Leopoldina
14 de abril – Feriado de Sexta Feira da Paixão (variável devido aos anos)
Neste caso temos dois feriados religiosos locais e um próprio. A lei não determina que o município não possa criar outros feriados, excetuando os religiosos, isso é uma questão local e política e econômica. Pois há argumentos que o país, estados e municípios tem muitos feriados e isso atrapalha a economia local, mas se olharmos dentro da lei há espaço para pelo menos mais um ou dois feriados, devido à lacuna do feriado religioso.
Lembro também que quanto à mudança de nomes de ruas antigas sou contra, pois uma cidade tem que preservar suas raízes e histórias e mesmo que os nomes dados hoje podem denegrir a história, não podemos cair no discurso do politicamente correto, pois se a cidade foi escravista, apoiou o regime militar ou outra opção, dando nomes as suas ruas, na ocasião tinha o porquê e acredito que manter viva essa história é demonstrar que se erramos temos que nos lembrar do erro e não apagar da memória.
Temos acima de tudo parar de usar politicamente os fatos para benefícios próprios, para prestigiar esse ou aquele setor, enfim temos que ser racionais e realistas com a nossa história e os momentos históricos que construíram a cidade de LEOPOLDINA.
Os índios, negros e outras classes defendem a suas raízes culturais e esse termo “Raízes Culturais” tem por objetivo mostrar dois aspectos que são relevantes para a preservação da história do nosso povo: a identidade cultural e a memória cultural.

Veja os feriados deste ano em Leopoldina e é bom frisar que há pontos facultativos (onde o serviço público é dispensado e não é obrigado a funcionar):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.