sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Processo eleitoral no TSE vai a conclusão e em breve deverá ter o seu desfecho sobre as eleições de Leopoldina

Nesta sexta, após a entrega dos argumentos dos advogados do prefeito José Roberto de Oliveira, entregarem as suas contra razões o processo no TSE andou e foi a conclusão no TSE - Tribunal Superior Eleitoral e provavelmente irá a julgamento no mês de março e ai sim teremos a definição final das eleições de 2016.
Apesar dos diversos boatos de que já se teria uma definição extraoficial, nada é realidade, pois acompanho o oficialmente o andamento do processo deste o dia da eleição em outubro. Alguns acham que eu deveria deixar o homem trabalhar e esquecer tal processo, mas como já me foi relatado pelo Juiz Eleitoral de Leopoldina, Dr. Gustavo Vargas, enquanto a palavra final não for dada pelo TSE no caso do registro de candidatura do então candidato José Roberto, não há a definição de quem é o prefeito de Leopoldina. 
O caso poderia ter outro rumo, caso o Juiz da Comarca, optasse pela colocação do Presidente da Câmara a frente da Prefeitura, como aconteceu em cerca de 16 cidades mineiras, pois no ultimo dia de prazo para a diplomação, dia 19 de dezembro, não havia nenhum comunicado do TSE sobre a decisão monocrática do Ministro Napoleão. Mas conforme o Dr. Gustavo me disse, ele preferiu dar posse provisoriamente ao prefeito José Roberto, para que a cidade não parasse, pois até então não se sabia quem seria o presidente da Câmara de vereadores e portanto dependendo dessa escolha poderia ocupar a cadeira de presidente um novato que não teria experiência para administrar a cidade. 
Nas redes sociais há muitas pessoas colocando alusões sobre estar feliz, dando a entender que a vitória de um lado esta garantida e por outro lado há um silêncio de outra parte. 
O caso é que são duas opções reais a ser definidas:
- Se o TSE der parecer favorável ao registro de Candidatura o prefeito José Roberto de Oliveira ficará garantido até o final deste mandato.
- Se o TSE der parecer desfavorável ao registro de candidatura o prefeito José Roberto de Oliveira deixará o cargo e teremos uma nova eleição. Há entendimentos que o mesmo não poderia concorrer, pois foi o causador da anulação da eleição neste caso, mas tudo depende do que o TSE entender e ai sim poderemos tê-lo na nova disputa ou não.
Caso ocorra novas eleições as candidaturas voltam a estaca zero, ou seja, novas convenções e novos candidatos poderão aparecer e inclusive se algum vereador assim deseja, poderá pedir licença da câmara de vereadores e concorrer nas eleições, e caso não vença não perde a sua vaga na Câmara de Vereadores e se for eleito deixa o seu suplente em seu lugar na mesma.
Vamos aguardar o capitulo final desta verdadeira novela mexicana, com altos e baixos de ambos os lados, com histórias paralelas contadas de boca em boca e com o grande final envolvido em um grande mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.