domingo, 19 de fevereiro de 2017

Feijão Cru, ou melhor, esgoto a céu aberto incomoda moradores da Rua Prof. Joaquim Guedes Machado

Após publicar a matéria da limpeza da área da Avenida Getulio Vargas e citar que houve a limpeza do córrego Feijão Cru da ponte da avenida até a ponte do Ceceu, moradores da Rua Professor Joaquim Guedes Machado me enviaram fotos do trecho da ponte que dá acesso a Rua das Flores e a ponte que dá acesso ao Ginásio, demonstrando que o mato e o lixo estão acumulando no trecho. Inclusive a cor está em tom de petróleo, ou seja, mais esgoto do que água.  Como moro no trecho tenho denunciado há muitos anos o esgoto que vem da área da Catedral e Cotegipe é todo lançado na parte traseira do prédio da prefeitura e o atual secretário de serviços urbanos, Geraldo Cevidanes, sabe muito bem disso, pois no ano passado quando estive no seu escritório falando sobre a pintura de quebra molas, o mesmo a me ver falou: “já sei, veio reclamar do mau cheiro e do esgoto aqui atrás”. Infelizmente se a prefeitura não cuida do seu próprio terreno, como pode cobrar da população. Infelizmente o muro do meu quintal caiu e não tenho como consertar e é justamente por causa da fossa formada no local.
O caso já denunciado aqui foi que houve um entupimento na rede que passa na parte de trás da sede do executivo e como na época não havia manilhas fizeram um desvio provisório (que se tornou duradouro) e desviaram o esgoto para o feijão cru. Ai depois houve a compra das manilhas que ficaram no pátio por dois anos e alegação é que não tinha máquina para fazer o serviço e as manilhas foram retiradas e levadas para outro serviço. Portanto há mais de quatro anos o esgoto é lançado no feijão cru no terreno da prefeitura e não há nenhuma providência e o pior o forte odor de esgoto incomoda a todos os moradores, mas poucos têm a coragem de reclamar ou denunciar e a própria prefeitura deve sentir o odor e não, se bem que a maior parte do tempo não há funcionários no pátio da prefeitura, por isso não esquentam com o conserto.

As fotos me enviada mostram que o feijão cru não precisa só de limpar o mato, mas de uma limpeza geral, o meu próprio muro está caído dentro dele e não tenho como retirar, por questões financeiras e logísticas. Enfim fica ai a denuncia, por certo serei multado por não limpar a minha área, sendo que meu muro já foi construído na época por um espaço de mais de dois metros para deixar espaço até o corrégo e hoje o córrego passa praticamente colado a ele, pois é mais fácil punir do que cuidar de si próprio. Diziam os antigos o exemplo vem de casa, mas no caso da Prefeitura de Leopoldina esse ditado não pode ser levado a sério.
Hoje além do mato, sujeira e o forte odor de esgoto ainda temos que enfrentar os pernilongos que começam a se multiplicar e como sempre digo pedir a quem o socorro, só se for ao PAPA, pois o todo poderoso da cidade não resolve e nem seu fiéis conselheiros (secretários). Se tiverem dúvida venham visitar o pátio da prefeitura ou a rua.Também reconheço que a população tem a sua culpa por lançar lixos nos córregos e falta de educação e na ponte de acesso a Rua das Flores há o lançamento de esgoto de prédios da rua, um funcionário da prefeitura me disse que há uma caixa coletora lá, mas que transborda por está muito cheia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.