terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Bombeiros realizam "Operação Carnaval" na Zona da Mata e Vertentes.

O Corpo de Bombeiros realiza "Operação Carnaval" nas cidades da Zona da Mata a Campos das Vertentes, que tem como foco ações de prevenção e orientação à população. As equipes estarão presentes em locais de grande aglomeração de pessoas, como shows, blocos e cachoeiras.
E também nas estradas, onde serão implantados pontos-base nas rodovias da região, com o objetivo de diminuir o tempo resposta nas ocorrências, evitando o deslocamento em caso de um acidente, por exemplo.
O tenente Evandro da Silva destacou as principais ocorrências que ocorrem neste período do carnaval. "Devido ao grande fluxo de pessoas nas ruas e o calor intenso do período, o maior número está relacionado à síncope, que são os desmaios, aqueles foliões que não se alimentaram direito e está há muito tempo nas comemorações, ou que exageram na bebida alcoólica", disse.
Silva ainda revela que a presença dos Bombeiros nos blocos é fundamental para o atendimento rápido e também para fiscalização. "Todos os blocos devem estar de acordo com uma regulamentação técnica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Eles apresentam uma documentação no serviço de segurança contra incêndio e pânico, desta forma, antes dos foliões se concentrarem, nós avaliamos se está tudo de acordo e se há riscos no trajeto", complementou.  A operação que segue até dia 1º de março, atenderá Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Viçosa, Leopoldina, Além Paraíba, Cataguases , Rio Pomba e se estende para o parque Estadual do Ibitipoca, local onde há um fluxo de turistas neste período, o que aumenta o fator de risco no local.

Perigo nas cachoeiras e piscinas
Neste período, a procura por cachoeiras e outras opções para refresco e lazer aumentam e segundo os Bombeiros, é preciso ficar atento às condições de segurança dos locais.
Conforme o tenente, o foco da operação é a orientação e prevenção de acidentes. De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, responsável pela região, foi registrado 19 mortes por afogamento em 2016.
Entre as orientações de segurança, incluem a verificação da condição do local, se tem salvado vidas, se tem placas de sinalização, pedras e até mesmo a condição da água, se está poluída, pois o banhista pode pegar alguma doença ou ficar preso em algum objeto e afogar.
Silva ainda orientou que não é recomendado utilizar bebidas alcoólicas e, ao ingerir alimentos, ele recomenda esperar antes de entrar na água.

Fonte: G1 Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.