quinta-feira, 22 de março de 2012

Noticias da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina

LEOPOLDINA TERÁ MAIS 510 CASAS POPULARES
As obras de construção de casas populares não param em Leopoldina. Prestes a inaugurar dois novos bairros, José Nelson Junqueira Reis e Verônio Barbosa de Resende, totalizando 357 unidades habitacionais, o município foi informado pela Caixa Econômica Federal que foram aprovadas para Leopoldina mais 510 casas populares.
A informação é de Selmo Santana, Secretário Municipal de Habitação, que esteve ontem (21) participando de uma reunião na agência da Caixa Econômica Federal em Leopoldina. Participaram deste encontro, além do Secretário de Habitação, Alen de Oliveira Garcia - Gerente Geral da Caixa Econômica, Hélio dos Reis Lima – representante da Hel Construtora e Falco Nunes – Chefe da Seção de Habitação e Interesse Social da Secretaria Municipal de Habitação.
Durante a reunião, foram acertados detalhes sobre a apresentação do projeto topográfico e orientações da Caixa Econômica sobre os procedimentos que o município deverá adotar para que o contrato possa ser assinado.
Segundo Selmo Santana, as novas unidades habitacionais integram o Programa Federal Minha Casa Minha Vida e deverão ser construídas na região do Bairro Caiçaras. Os distritos de Leopoldina também poderão ser agraciados com este investimento e já estão sendo feitos levantamentos de possíveis áreas.
O Prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, recebeu com entusiasmo a confirmação de mais 510 casas populares para o município, já que os investimentos no setor habitacional estão sendo tratados como prioridade no governo. Com a garantia de mais este investimento, o Governo Municipal atingirá a incrível marca de 867 unidades habitacionais construídas em Leopoldina, número jamais alcançado por uma única administração em toda a história do município.

BENÉ GUEDES PRESTIGIA INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DO ARTESÃO DE TEBAS

Os artesãos e produtores de doces de Tebas têm agora um espaço adequado para apresentação de seus produtos. A Associação dos Moradores de Tebas, entidade criada há um ano, inaugurou o Centro Comunitário “Maria Catarina dos Santos”. A solenidade que contou com a presença do Prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, ocorreu no dia 10 de março. Também prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Governo, Sérgio Luís Batista Lupatini, o vereador Waldair Barbosa Costa, o Padre Jurandir e o Pastor Geraldo, da Igreja Metodista Ortodoxa, entre outros.

A sede da Associação funciona em um imóvel cedido pela Prefeitura de Leopoldina,  o qual anteriormente abrigava a representação da Polícia Militar. Atualmente a Associação realiza seus trabalhos em prol da comunidade tebana disponibilizando sua sede no período de 8 às 11horas e de 13 às 17 horas.

Durante a inauguração, fizeram pronunciamentos o vereador Waldair Barbosa Costa, o Padre Jurandir e o Pastor Geraldo. O Prefeito Bené Guedes cumprimentou a diretoria da Associação, especialmente a presidente Maria de Fátima Machado Meneghitte. Disse que o governo municipal está pronto para apoiar o trabalho da Associação e justificou a cessão do imóvel como uma demonstração de confiança no trabalho da associação.

Em seguida, houve o descerramento da placa e do retrato da homenageada Maria Catarina dos Santos, pessoa que participou intensamente do processo de criação da Associação, mas que veio a falecer recentemente. Seus filhos Diego e Diana participaram da solenidade.

Segundo Maria de Fátima, a Associação tem projetos para desenvolver envolvendo os adolescentes, os jovens e os idosos do distrito. A Presidente fez questão de destacar como importante o apoio do Prefeito Bené Guedes já que a Associação não tinha espaço nem para fazer as reuniões. “Graças ao Governo Municipal, a Associação está firme, atuando em prol dos interessses da comunidade tebana”.
PREFEITURA ENTREGA EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA PARA TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS
A Prefeitura de Leopoldina entregou projetores PROINFO às escolas da rede municipal de ensino. A entrega simbólica dos aparelhos ocorreu no dia 13 de março, em solenidade realizada no Salão Nobre “Mário Heleno Lopes de Almeida”. Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Bené Guedes, os Secretários Lúcia Lopes Horta (Educação), Sérgio Lupatini (Governo), Selmo Santana (Habitação), Ricardo Ávila de Almeida (Administração), Rosa Maria Montes Resende (Saúde) e Marcelo Vilela (Agricultura). O Poder Legislativo esteve representado por Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz. Já as diretoras das escolas municipais foram representadas por Terezinha das Graças Silva Thiago Pina, da Escola Municipal Antônio Lomba Junior. Também prestigiaram a solenidade o ex-vereador Roque Schettino, Luíza Helena Morais Barbosa – representando a UEMG, Rosalvo Frauzino – membro de assessoria do Governo Municipal, além de representantes da imprensa local e funcionários da Secretaria de Educação.  
No início da solenidade, foi apresentado um vídeo explicativo sobre o funcionamento do aparelho e a melhor maneira de utilizá-lo em sala de aula. Em seguida, Lúcia Lopes Horta salientou que esse equipamento de informática dará uma importante contribuição para o ensino-aprendizagem das escolas municipais. “Estamos preocupados em proporcionar o melhor para os nossos alunos e professores”, afirmou.
A Secretária de Educação ressaltou que o êxito alcançado no setor educacional em Leopoldina se deve a um trabalho pautado na transparência e na honestidade. Disse que o grande responsável pelos avanços observados na educação no município é o Prefeito Bené Guedes. “Ele nunca mediu esforços, nunca falou um não para os anseios da educação”, frisou Lúcia Horta.
A vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz defendeu que a educação tem de ser libertadora e fazer com que as pessoas possam sonhar. Ela reconheceu os avanços ocorridos no setor educacional de Leopoldina e destacou que as ações do atual governo estão proporcionando uma verdadeira valorização dos profissionais da educação.  A vereadora fez questão de cumprimentar o Prefeito Bené Guedes e a Secretária Lúcia Horta pelos investimentos na estrutura física das escolas municipais e também pela valorização dos profissionais. “A alma da escola é o professor”.
Bené Guedes aproveitou para fazer uma rápida avaliação dos três anos de governo. “A cidade tem mudado pela educação”. O prefeito parabenizou toda a equipe da Secretaria de Educação pelas transformações implementadas com sucesso no município. Ele salientou que a doação dos equipamentos de informática representará um avanço tecnológico. “Inovar na educação é criar mão-de-obra qualificada”, frisou.
Em seu pronunciamento, Bené Guedes lembrou as parcerias estabelecidas pelo Governo Municipal, citando a Câmara de Vereadores de Leopoldina, os deputados Bráulio Braz e Rodrigo de Castro, além do Governador de Minas, Antônio Anastasia. “São parceiros importantes e que muito têm ajudado o município”.
Em seguida, o Prefeito Bené Guedes procedeu à entrega simbólica de um dos projetores a Terezinha das Graças Silva Thiago Pina, da Escola Municipal Antônio Lomba Junior.
O EQUIPAMENTO
Com o propósito de levar tecnologia às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do DNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.
Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB) e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto que será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO.
ESCOLAS CONTEMPLADAS
A Secretaria Municipal de Educação adquiriu 28 equipamentos com recursos do FUNDEB, por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do pregão n° 42/2010, realizado pelo FNDE, no valor de R$44.000,00.
As escolas contempladas são as seguintes: Escola Municipal Osmar Lacerda França (São Cristóvão), Escola Municipal Botelho Reis (centro), Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado (Bela Vista), Escola Municipal Ribeiro Junqueira (centro), Escola Municipal Profª Maria da Conceição Monteiro de Rezende (Eldorado), Escola Municipal Rotary (Três Cruzes), Escola Municipal Francisco Pinheiro Lacerda (Abaíba), Escola Municipal Joaquim Ferreira Brito (São Lourenço), Escola Municipal Artur Dorigo Tito (Palmeiras), Escola Municipal Afrânio Reis Junqueira (São Martinho), Escola Municipal Antônio Lomba Junior (Comunidade dos Lombas), Escola Municipal Vargem Linda (Vargem Linda), Escola Municipal Carlos Rubens de Castro Meireles (Comunidade dos Coelhos), Creche Anita Borela (Bairro Limoeiro), Creche Nossa Senhora Aparecida (Bairro Quinta Residência), PEM Creche Santa Luzia (Bairro Santa Cruz), Creche São Francisco de Assis (Bairro Bela Vista), PEM Cantinho Feliz (Tebas), CMEI Adilon Machado (Ribeiro Junqueira), PEM Pituchinha (Piacatuba), PEM Saci Pererê (Bairro Cohab Nova), Escola Municipal Cirene Fernandes Valentim (Bairro Nova Leopoldina), CEIM Senhorita Carmem Spínola (Bairro Eldorado), CMEI Jardim dos Bandeirantes (Bairro Jardim dos Bandeirantes), CEIM Maria Aparecida da Silva Conte (Bairro São Cristóvão) e CMEI Maria Amélia do Amaral Carvalho (Providência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.