segunda-feira, 26 de março de 2012

Leopoldinense irá assumir a Presidencia do CONSEAS

Saiu no blog do colunista do Jornal O GLOBO, Ilimar Franco, no dia 20 de março de 2012:
Mais mulheresA representante do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília Pacheco, vai assumir a presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão de assessoramento da Presidência.
Maria Emilia Pacheco é filha do senhor Pedro Pacheco (in memoria) que trabalhou anos na Gazeta de Leopoldina e de Júlia Lisboa Pacheco. Trabalha na FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - foi fundada em 1961. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. Ao longo da década de 60, a FASE lançou as bases de um trabalho ligado ao associativismo e ao cooperativismo, mas o golpe de 64 fez com que estes rumos tivessem de ser redefinidos. A resistência à ditadura e a formação das oposições sindicais e dos movimentos comunitários de base passaram a ser o foco principal da entidade.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição.
Instalado em 30 de janeiro de 2003, o Conselho tem caráter consultivo e assessora a Presidenta da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação.
Pela sua natureza consultiva e de assessoramento, o Conselho não é, nem pode ser, gestor nem executor de programas, projetos, políticas ou sistemas.
Inspirado nas resoluções da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea acompanha e propõe diferentes programas, como Bolsa Família, Alimentação Escolar, Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e Vigilância Alimentar e Nutricional, entre muitos outros.
O Consea estimula a participação da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão.
O Consea, na gestão 2009/2011, é formado por 57 conselheiros (38 representantes da sociedade civil e 19 ministros de Estado e representantes do Governo Federal), além de 28 observadores convidados.
Maria Emilia Pacheco já havia sido convidada anteriormente para ocupar um cargo no governo federal e não aceitou.
Abaixo coloco um video dela  no VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 15.12.2011 Fortaleza-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.