segunda-feira, 6 de março de 2017

Cadastro biométrico em Leopoldina e comarca começa a partir desta segunda, dia 06 de março, mas é a fase incial apenas

Conforme já divulguei a partir desta segunda, 6 de março, o Cartório Eleitoral; que compreende a 161ª Zona Eleitoral que atende aos municípios de Leopoldina, Argirita e Recreio, já está preparado para o cadastramento biométrico. Na realidade a intenção do TRE MG é que nas eleições do ano que vem, 2018, todos os eleitores já estejam cadastrados e utilizem as urnas com a biometria.
A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida). Designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais.
odo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada.
Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que está sendo efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição.
Regulamentado pelas resoluções-TSE n° 23.335/2011 e 23.366/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.
Após o anuncio oficial, muitas pessoas ficaram em dúvida como será feito esse cadastramento na nossa Comarca e visando esclarecer entrei em contato com a chefe do cartório eleitoral de Leopoldina, Márcia Marinato, que me informou o seguinte: “O cadastramento no momento é ordinário. Ainda não é obrigatório para todos os eleitores. À medida que caminharmos com o processo iremos agendar e propagar mais os trabalhos. O atendimento é normal de 12 às 18 horas.”, ou seja, se as pessoas tiverem disponibilidade e puderem se apresentar no cartório serão cadastrados normalmente, por ser ordinário (que é habitual, comum, corriqueiro) e a medida que o processo for andando automaticamente os meios de comunicação da cidade e o próprio cartório divulgaram como será feito todo o processo.

Como sempre gosto de informar da forma mais simples possível para que todos entendam a notícia é essa no momento e outras fases estarão  por vir e até o ano de 2018 tudo estará pronto para escolhermos os nossos governantes em nível estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.