sexta-feira, 17 de março de 2017

Ubá pode ter surto de Dengue, indice do LIRAa deu 4,9%

O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017 em Ubá teve resultado de 5,1%, o que aponta alto risco, segundo a classificação do Ministério da Saúde.
A Prefeitura divulgou o resultado na reunião do Comitê de Enfrentamento às Doenças e Agravos Epidemiológicos nesta quinta-feira (16). O levantamento foi feito entre os dias 6 e 10 de março, em 1.631 imóveis e localizou 103 focos possíveis.
G1 entrou em contato com a assessoria solicitando informações sobre ações de combate e prevenção à dengue na cidade e aguarda retorno.
O índice é superior ao resultado do primeiro LIRAa de 2017 que apontou índice de 4,9%, em janeiro, e colocava a cidade em risco de surto. Na época, 306 focos foram encontrados nas visitas em cerca de 5.079 imóveis.

Resultado

Os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos da doença são Vila Casal, São Domingos, Ponte Preta e Eldorado.

De acordo com a Prefeitura, os agentes de Combate às Endemias já estiveram na região, mas os casos de reincidência de focos nos domicílios são constantes.
Atualmente, o município registra 98 notificações, com apenas dois casos confirmados e 26 descartados. Os demais estão aguardando resultado.
LIRAa

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação das cidades.

Resultados inferiores a 1%, ou seja, menos de uma casa infestada para cada 100 pesquisadas, indicam condições satisfatórias. Entre 1% a 3,9%, a indicação é de situação de alerta. Já resultados superiores a 4% indicam que há alto risco de surto de Dengue.
Desde 2015, o resultado do levantamento na cidade indica estado de alerta ou risco de surto.

Fonte: G1 Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.