sexta-feira, 17 de março de 2017

Mais dois macacos mortos encontrados em condomínio em Juiz de Fora

Mais dois macacos foram encontrados mortos em Juiz de Fora. Uma moradora que passava pela Rua Vitória, dentro de um condomínio no Bairro Jardim da Serra, foi quem viu os animais e alertou os funcionários do local. Outros cinco macacos já foram encontrados mortos na cidade e as causas são investigadas.
O condomínio em que eles foram localizados nesta manhã está a menos de quatro quilômetros do Bairro São Pedro, onde foi identificado o primeiro macaco morto no município. O que pode preocupar os moradores é que a área, apesar de ser urbana, tem matas ao redor. Além disso, estes animais são comuns em praticamente todos os condomínios da cidade. 
E no caso de hoje, por exemplo, a moradora informou ao MGTV que não sabia saber o que fazer ao certo e a quem recorrer quando encontrou os animais. Ela disse que ligou para o Corpo de Bombeiros e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Contudo, quem fez o recolhimento foram funcionários do Departamento de Saúde de Juiz de Fora que, em seguida, percorreram as ruas do bairro à procura de outros macacos, mas nenhum foi encontrado. Agora, ambos serão encaminhados para Belo Horizonte, onde a causa da morte será investigada.
Quem recorrer
Sobre a dúvida da moradora sobre a quem recorrer quando encontrar um macaco morto, em nota, o Ibama informou que existe um Centro de Triagem de Animais Silvestres no município que recebem animais silvestres provenientes do tráfico, de recolhimento ou de entrega espontânea da população, mas não recebe animais em óbito, apenas vivos, para evitar transmissão de doenças.

Já a Polícia Militar do Meio Ambiente, ressaltou que matar macacos é crime ambiental com detenção de seis meses a um ano e multa. E a Prefeitura orienta que, se alguém encontrar um macaco morto em algum lugar da cidade, pode entrar em contato com o Setor de Zoonoses, pelo telefone (32) 3690-7030.
Ações de combate à doença
Desde a última sexta-feira (10), o Executivo realiza ações de combate à febre amarela na região que engloba o Bairro São Pedro. O fumacê está sendo aplicado no raio de um quilômetro do local onde o primata foi achado.

No início desta semana, os agentes de epidemiologia começaram a imunizar os moradores dos bairros São Pedro e Santos Dumont dentro das casas, avaliando a necessidade de atualização do cartão de vacina e aplicando doses. Cerca de cinco mil casas serão visitadas.
Casos na Zona da Mata
Pelo menos quatro casos suspeitos de febre amarela em humanos estão sob investigação em cidades da região. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ainda neste mês pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), as cidades de Carangola e Espera Feliz apresentaram novos registros nos últimos dias.

Os outros dois casos, em Orizânia e Espera Feliz, que já haviam sido divulgados pelo estado, permanecem em investigação. Além dos registros suspeitos em humanos, foi confirmada a morte de um macaco por causa da doença em Leopoldina.

Fonte: G1 Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.