sábado, 11 de março de 2017

Materiais produzidos por presos de Viçosa, na fábrica de artefatos de concreto, são utilizados em obras públicas de calçamento


Os materiais produzidos pelos detentos na fábrica de artefatos de concreto pré-moldado da Prefeitura de Viçosa, instalada dentro do presídio da cidade como parte do projeto “Construindo a Liberdade”, já estão sendo utilizados em obras públicas de calçamento.
Atualmente 09 detentos trabalham diretamente na produção. Eles recebem mensalmente 3/4 do valor do salário mínimo pagos pela Prefeitura, além da redução na pena de 01 dia para cada 03 dias trabalhados.
Na última semana de fevereiro, o superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme, em reunião com o secretário de Obras, Reinaldo Dantas de Andrade e o diretor de Manutenção da secretaria de Obras, Moisés Mendonça Fagundes, definiram a programação dos locais que serão pavimentados com os bloquetes e meios-fios que estão sendo produzidos na unidade.
Segundo a programação definida pela secretaria de Obras, os locais a serem beneficiados são: Pátio do Centro Educacional Dr. Januário Fontes, ligando a quadra poliesportiva à escola, bem como via de acesso, com início em 07/03/2017; Pavimentação da Rua Castro Alves, no Bairro de Fátima, com início em 15/03/2017; Pavimentação da Rua José Martins, no Bairro Residencial Silvestre, com início em 17/04/2017 e Pavimentação da Rua Antônio Pinto Leão, no Bairro São José, com início em 24/04/2017.
Para a realização destas obras estima-se a utilização de pelo menos 31 mil bloquetes, além de meios-fios. De acordo com Piovesan, hoje são produzidos 520 bloquetes por dia e a meta para este mês de março é passar a produzir 1.000 unidades por dia. A fábrica já produziu também 750 meios-fios de 80 cm de comprimento.
Ainda segundo o superintendente, a partir do mês de março terá início a produção de tubos de concreto (manilhas), que serão utilizados em obras de drenagem pluvial em diversas ruas da cidade. No mês de abril a secretaria de Obras definirá a programação das vias que serão pavimentadas em maio e junho.
O Prefeito Ângelo Chequer demonstrou muita alegria em ver o "Construindo a Liberdade" em plena execução, salientando que este foi um projeto que fez questão de implementar e demonstrar, ao contrário do que vem ocorrendo nos presídios e penitenciárias no país, que é possível dar oportunidade e recuperar o ser humano dando-lhe oportunidade, capacitação e uma chance de se redimir na sociedade.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.