quinta-feira, 16 de março de 2017

Palestra do CRC MG Seccional de Leopoldina esclarece faça a destinação do IR ao Conselho de sua cidade

Nesta quinta feira, dia 16, na Câmara Municipal de Leopoldina o CRC MG sub seccional de Leopoldina promoveu uma palestra abordando a destinação do IRPF para os conselhos municipais. O palestrante foi Paulolinto Pereira, faz parte do Grupo de trabalho do CRCMG- Grupo do Voluntariado da Classe Contábil, que abraçou essa causa em Leopoldina e cidades vizinhas e tem como empenho em arrecadar recursos para o Fundo da Criança e do Idoso através da Declaração de Imposto de Renda, destinando uma parte para o Município.
A palestra foi dirigida aos contabilistas das cidades que compõe o CRC MG seccional de Leopoldina sendo elas: Além Paraíba, Argirita, Estrela Dalva, Laranjal, Leopoldina, Palma, Pirapetinga, Recreio e Santo Antonio do Aventureiro e o número de participantes ficou aquém do esperado, mas como disse o profissional de Pirapetinga, Rogério, o importante não é a quantidade, mas o comprometimento dos presentes.
Paulolinto fez um raios-X das cidades que são atendidas pela seccional do nosso município, passou dados como numero de habitantes, escolas estaduais e municipais, arrecadação do FUNDEB, valores do Bolsa Família e outros dados e ainda a quantidade de entidades privadas, sem fins lucrativos de cada município e demonstrou quais as cidades que tem o seus Conselhos da Criança e Adolescentes regularizados junto aos órgão federal, para receberem parte dos pagamentos do Imposto de Renda (IR) e que poderão ser destinados aos municípios. O mesmo disse que quando pagamos o IR o dinheiro vai para o governo federal e retorna aos municípios através de projetos e há uma demora nesse processo, quando se consegue. A palestra dele visa sensibilizar os profissionais da área contábil para explicarem que as pessoas ao invés de pagarem ao governo poderão fazer a destinação, O depósito é feito junto ao Fundo da Infância e da Adolescência na modalidade de doação casada.
Se as doações forem realizadas dentro do ano de referência (até 31/12), a pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (modelo completo) e a pessoa jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no lucro real.
Se houver incerteza é prudente esperar a apuração definitiva do IRPF e calcular o quanto pode ser destinado ao Fundo da Infância e Adolescência, lembrando que o limite de dedução neste caso fica reduzido para 3% do imposto devido.
No caso das pessoas físicas, que têm imposto retido na fonte, também é possível realizar a doação para posterior devolução de parte do imposto aplicado em incentivo. Neste caso, requer-se que a opção da declaração seja a completa.
O decreto está contido no link a seguir com todos os detalhes:
Na realidade o que Paulolinto disse que é um trabalho de conscientização e esclarecimento para que a população possa ser beneficiada e no futuro as pessoas poderão destinar os valores para projetos que acreditarem. A cidade de Cataguases teve a participação de dois profissionais da área, uma inclusive que já faz essa arrecadação e faz parte do conselho daquele município e esclareceu algumas dúvidas dos presentes. A integrante do Conselho de Leopoldina disse que no ano passado começou a conscientizar alguns setores e que já houve doações e um cartaz alusivo a esse assunto, que sinceramente não sabia da sua existência. Suzana Araújo, delegada da Seccional de Leopoldina disse que o voluntariado é importante nesse trabalho e agradeceu aos companheiros que participaram e esclareceu que todas as cidades da sua área haviam confirmado a participação, mas apenas Pirapetinga se fez presente. Rogério, contador de Pirapetinga, disse que a partir de maio deverá ser criado um grupo de estudos na regional visando fazer um trabalho mais intensivo nesse sentido e disse que como a sua cidade não tem o conselho regularizado para receber as destinações irá indicar a cidade de Leopoldina para ser agraciada. É bom lembrar que quando se faz a declaração do Imposto de Renda, nessa opção de destinação aparecem os conselhos regulares e as pessoas poderão optar para aquele que desejarem. Paulolinto disse que é importante que cada cidade contribuísse com seus respectivos conselhos e disse que essa conscientização já existe na cidade de Astolfo Dutra, onde ele tem parente e é natural e é necessário também que seja tudo transparente, tanto na captação do dinheiro a ser destinado, como na aplicação e nos trabalhos dos conselhos. Parabenizou muito a delegada de Leopoldina, que se empenhou há muito nessa empreitada e disse que está à disposição para colaborar com todos e que cada um ajude o outro em seu município e naquele que precisa se organizar e disse que o voluntariado é um presente para cada um, de demonstrar que o dinheiro não é o mais importante, mas os lucros de ver as entidades serem ajudadas e prestarem um trabalho voltado para ajudar os seus conterrâneos e aqueles que convivem com a gente no dia a dia.
As pessoas que tiverem dúvidas quiserem maiores detalhes e orientações podem utilizar a seccional de Leopoldina, Suzana Araújo dos Reis, pelo e-mail: suzanaaraujo@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.