domingo, 2 de janeiro de 2011

Alguns artistas que faleceram em 2010...

Janeiro/2010:
José Maria Monteiro (15/05/1923 – 02/01/2010)
Foi um ator e diretor brasileiro.Atuou em novelas como Escrava Isaura, interpretando o Capitão Andrade; O Feijão e o Sonho; Sinhazinha Flô; Cabocla e Sétimo Sentido. Em 1988, atuou em Olho por Olho, da Rede Manchete, seu último papel na televisão. Fez carreira também no teatro.


Roberto Roney (13/01/1939 – 03/01/2010 )
Foi um humorista brasileiro. Roney estreou na extinta TV Tupi, em 1963, e participou de vários programas humorísticos[2]. Seu papel mais conhecido na televisão foi na "Escolinha do Professor Raimundo", onde interpretava o personagem Simplício Carneiro.O último trabalho do ator na televisão foi em 2005 na novela "A lua me disse", da Rede Globo, onde interpretou Everaldo.Roney sofria de câncer no pulmão e faleceu, no início de 2010, por causa de uma insuficiência respiratória.

Fevereiro/2010:
Cláudio Chirinian, mais conhecido por ET (14/08/1963 -02/02/2010)
Foi comediante e fez parte da dupla ET & Rodolfo. Cláudio Chirinian morreu na madrugada do dia 2 de fevereiro de 2010, vitimado por parada cardíaca em decorrência de um choque séptico, broncopneumonia e insuficiência renal. O comediante estava com 46 anos e sofria de problemas cardíacos e pulmonares, causados pelo tabaco. Ele estava internado em coma induzido no hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, na capital paulista, desde 28 de janeiro.

José Ramiro Sobrinho, mais conhecido como Pena Branca (1939 -08/02/2010)
Foi um ca ntor de música sertaneja brasileiro. Formou a dupla sertaneja “Pena Branca e Xavantinho” junto com seu irmão Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, mas encerrou a dupla em outubro de 1999, com a morte de Xavantinho, mas continuou seguindo carreira solo, ganhando o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja por "Semente Caipira". Faleceu em 8 de fevereiro de 2010, aos 70 anos, vítima de infarto.

Antônio Arnaud Rodrigues ( 6/12/1942 -16/02/2010)
Trabalhou nos programas de Chico Anysio na TV Globo e em vários outros programas humorísticos, tanto como ator quanto como redator.[1] Na década de 70 formou com Chico e o instrumentista Renato Piau o grupo musical Baiano & os Novos Caetanos, no qual interpretava o cantor Paulinho Cabeça de Profeta. A iniciativa rendeu três discos de estúdio, alavancando também a carreira de músico de Arnaud, que acabaria lançando mais alguns álbuns solo. No ano de 1978, Arnaud Rodrigues deu início a uma contribuição gigantesca para a cultura brasileira gravando a faixa 'A Carta de Pero Vaz de Caminha' , pertencente ao disco 'Redescobrimento', a música lançada no ano de 1978, era então o primeiro reggae gravado no Brasil. Arnaud Rodrigues é também creditado como um dos precursores do rap brasileiro. A sua faixa, Melô do Tagarela, que foi lançada em compacto pela RCA em 1979 e cantada e falada por Luiz Carlos Miéle, sob uma sampleiada de Rappers Delight, do grupo americano Sugarhill Gang foi a primeira versão de um rap gravado no Brasil. Na teledramaturgia teve alguns trabalhos marcantes, como o Cego Jeremias, cantor ambulante da versão de 1985 da novela Roque Santeiro, além do imigrante nordestino Soró, personagem ingênuo e bem-humorado criado pelo escritor Walter Negrão para a novela Pão Pão, Beijo Beijo. Soró fez tanto sucesso entre o público que Arnaud voltaria a interpretá-lo no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz. Nos anos 80 integrou o grupo de humoristas do programa A Praça é Nossa sob o comando do veterano Carlos Alberto de Nóbrega, onde interpretou personagens como "O Povo Brasileiro" (sempre pobre e cansado), o mulherengo "Coronel Totonho", e o cantor sertanejo "Chitãoró" (uma sátira à dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, no quadro "Chitãoró e Xorãozinho" onde atuava ao lado do comediante (e posteriormente diretor da Praça) Marcelo de Nóbrega. Em 1999, após realizar dois shows na cidade de Palmas, decidiu se mudar com a família para o Tocantins, onde assumiu a função de dirigente do Palmas Futebol e Regatas. Em 2004 deixou a Praça para se dedicar a seus shows solo e ao futebol,[4] mas em 2010 planejava seu retorno ao elenco do humorístico, além da produção de um programa de variedades em um canal de televisão Tocantins. No dia 16 de fevereiro de 2010, Arnaud estava com mais oito pessoas em um barco no lago da Usina de Lajeado, a 26 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins quando, por volta das 17:30, a embarcação virou enquanto navegava às margens da rodovia TO-01. Sete ocupantes do barco (entre eles a esposa do humorista e dois de seus netos) foram resgatados por moradores da região, mas o corpo de Arnaud só seria encontrado pelos bombeiros horas mais tarde.

Março 2010:
Jader Moreci Teixeira, mais conhecido como Leonardo (30/11/1938 – 7/03/2010)
Foi um músico, cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha. Em 1957, aos 19 anos de idade, muda-se para Porto Alegre. Antes da carreira musical, Leonardo trabalhou como palhaço de circo, com o nome de "Zé Sabugo". Adotou o nome artístico quando compôs dupla com Leonir Marques (que até então, apresentava-se com seu nome verdadeiro, Deroí Marques). Na década de 1960, foi um dos integrantes do grupo Os Três Xirus, com o qual gravou 12 discos e participou das primeiras edições da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana.Em 1974, Leonardo deixou do grupo para trabalhar como produtor de discos, lançando artistas como Gaúcho da Fronteira. Em 1978, compõe a canção Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, com a qual foi premiado no festival Ciranda Musical Teuto-riograndense, de Taquara, no mesmo ano. Em 1982, conquistou o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa, com a canção Tertúlia.Desde abril de 2003, Leonardo apresentava aos domingos um programa de música nativista na Rádio Guaíba, chamado "Província de São Pedro". Entre seus maiores sucessos estão Céu, Sol, Sul, Terra e Cor (eleita música-símbolo do Rio Grande do Sul por voto popular), Viva a Bombacha, Tertúlia e Batismo de Sal. Faleceu em 7 de março de 2010, em Viamão, após internação com complicações renais.

Armando Nogueira (14/01/1927 – 29/03/2010)
Foi um jornalista e cronista esportivo do Brasil. Pioneiro do telejornalismo, foi responsável pela implantação do jornalismo na Rede Globo, com destaque para a criação do Jornal Nacional, primeiro jornal com transmissão em rede e ao vivo da história da televisão brasileira. Em consequência de um câncer no cérebro diagnosticado em 2007, Armando Nogueira, então com 83 anos, faleceu no dia 29 de março de 2010 às 7 horas em sua casa no Rio de Janeiro. Em virtude de sua morte, a CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, decretou luto de três dias, a partir do dia 29 de março de 2010. Todos os jogos do futebol brasileiro ocorridos nesses dias, respeitaram um minuto de silêncio antes de seu início, em homenagem a Armando Nogueira.

Abril 2010:
Alberto Paulo "Buza" Ferraz (01/05/1950 - 3/04/2010)
Foi um ator e diretor brasileiro. Dirigiu o filme For All - O Trampolim da Vitória, em 1997, junto com Luiz Carlos Lacerda. Em 1975, participou da novela O Rebu, da Rede Globo, cujo personagem Cauê, tinha um caso com o milionário Conrad Mahler, interpretado por Ziembinski. Era a primeira vez em que a homossexualidade foi abordada em uma telenovela brasileira. No texto, escrito por Bráulio Pedroso, o milionário assassina a namorada de Cauê, o que se torna o grande mistério da trama. Mas a história foi censurada. Recentemente, foi sócio-fundador e diretor do centro cultural Espaço Telezoom, cuja proposta é oferecer ao público uma programação diversificada e de qualidade. Faleceu no dia 3 de abril de 2010, às 2h15min da madrugada, após sofrer três paradas respiratórias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Foi enterrado na tarde do mesmo dia no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Junho 2010:
Viana Junior (10/06/1941- 07/06/2010).
Foi humorista da Praça é nossa. Nome artírstico de Sérgio von Puttkammer, Viana Junior foi um humorista brasileiro, conhecido por seu personagem Apolônio, que ao lado da velha surda (Ronald Leite Rios) participava do humorístico A Praça da Alegria na antiga TV Record, posteriormente intitulada A Praça é Nossa, do SBT. Vítima de tumor cerebral, o humorista sofria de ataxia cerebelar, doença que faz com que não se tenha controle sobre os movimentos musculares, motivo pelo qual ele se utilizava de cadeira de rodas. Em maio de 2010, vários artistas realizaram um show para ajudar a arrecadar fundos para o tratamento de saúde de Viana Jr.. Participaram do evento Moacyr Franco, Marly Marley, Silvio Brito, Sula Miranda, Demétrius, Luiz Ayrão, entre outros. No dia 7 de junho de 2010 Viana Junior faleceu aos 68 anos de falência múltipla dos órgãos.

Julho 2010:
Fábio Pillar (29/08/1960 - 14/07/2010)
Foi um ator e diretor brasileiro. Pillar ficou nacionalmente conhecido pela direção do musical de teatro Rádio Nacional - as ondas que conquistaram o Brasil que foi assistido por mais 80 mil pessoas. O Musical recebeu duas indicações ao Prêmio Shell: melhor figurino e música. Ele também dirigiu outros musicais como "Eu Sou o Samba" e "Teatro Musical Brasileiro". O ator trabalhou ainda nas novelas Pátria Minha, Top Model, Baila Comigo e Bebê a Bordo, além do humorístico Zorra Total. Morreu na madrugada de 14 de julho de 2010, aos 50 anos, no Hospital Doutor Badin, no Maracanã, na Zona Norte do Rio, onde ele estava internado. A causa da morte do artista não foi divulgada.

Gilberto Fernandes (10/01/1935 – 16/07/2010), mais conhecido como Gibe.
Foi um ator, comediante, produtor e redator brasileiro, notório por atuar como o palhaço Papai Papudo no elenco do programa infantil Bozo, exibido pelo SBT na década de 1980. O famoso bordão do palhaço, "Cinco e sessenta", foi criado por Gibe e tinha grande apelo com as crianças. A partir da década de 1990 passou a trabalhar como redator e ator das câmeras escondidas, mais conhecidas como pegadinhas, do programa dominical Topa Tudo por Dinheiro de Silvio Santos sendo, juntamente com Ivo Holanda, Ruth Romcy e Carlinhos Aguiar, os mais lembrados pelo público. Após sair do SBT em 2002, trabalhou como um dos redatores nos programas A Turma do Didi e Aventuras do Didi, transmitidos pela Rede Globo. Gibe morreu em 16 de julho de 2010 , aos 75 anos. Ele estava internado no Instituto do Coração, em São Paulo, desde o dia 1º do mesmo mês. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele foi submetido a uma cirurgia no coração no último dia 7, mas não resistiu e morreu. Ele tinha estenose de válvula e morreu de falência múltipla dos órgãos. O velório de Gibe ocorreu no Cemitério do Araçá, em São Paulo e foi enterrado em Registro, no interior do estado.

Setembro 2010:
Juvemário de Oliveira Tupinambá (26/04/2932 – 27/09/2010), mais conhecido como Mário Tupinambá
Foi um humorista brasileiro, conhecido por ter interpretado o personagem Bertoldo Brecha na Escolinha do Professor Raimundo e da Escolinha do Barulho.[3] Entre os bordões imortalizados pelo personagem estão o "Camarão é a mãe" e o inconfundível "Veeeeeenha!". Era também redator humorístico, tendo trabalhado em diversos programas televisivos, como Chico Anysio Show. Foi pai do ator e dublador Mário Tupinambá Filho, da atriz Daniela Tupinambá, e também foi pai de Márcia, Daniel, Déborah e Ana Tupinambá. Morreu no dia 27 de Setembro de 2010, no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Rio de Janeiro, onde estava internado desde 8 de agosto. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o ator morreu pela manhã, em decorrência de um choque cardiogênico, pois sofria de insuficiência cardíaca e diabetes.

Outubro 2010:
Edson Vieira de Barros (29/07/1945 - 04/10/2010), mais conhecido como Ed Wilson.
 Foi um cantor e compositor brasileiro. Fez parte do movimento da Jovem Guarda, fundou a banda Renato e Seus Blue Caps junto com seu irmão Renato Barros e no final de sua carreira esteve ligado à música gospel.Foi vitimado por um cancer na tireóide,durante cerca de três meses.

Sônia Dutra (1937 – 28/10/2010)
Foi uma atriz de cinema e televisão brasileira .Sônia Dutra participou das novelas da TV Globo "O Cafona" e "Minha Doce Namorada", ambas de 1971. No cinema, trabalhou nas produções "Maria Bonita, rainha do cangaço" (1968), "Os paqueras" (1969) e "Um certo capitão Rodrigo" (1971), entre outras. Faleceu aos 72 anos devido a complicações de uma leucemia.

Dezembro 2010:
Lupe Gigliotti, nome artístico de Maria Lupicínia Viana de Paula (01/07/1926 – 19/12/ 2010)
Foi uma atriz e diretora teatral brasileira. Nasceu em Maranguape, no Ceará. Formada em direito, aos 32 anos, e oito anos mais tarde, aos 40 anos, na escola de teatro Tablado, Lupe começou a atuar no teatro, na televisão e no cinema na década de 1960. Foram 17 papéis no teatro e 19 em novelas e seriados. No cinema, ela atuou em 11 filmes. Irmã do ator e humorista Chico Anysio e de Maria Lilia, era mãe da atriz e diretora Cininha de Paula, tia dos atores Nizo Neto, Bruno Mazzeo, Lug de Paula e Marcos Palmeira e avó da atriz Maria Maya. Ela faleceu em 19 de dezembro de 2010, em sua casa, no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, em consequência de um câncer de pulmão

José Batista da Silva Junior, mais conhecido como Maestro Zezinho (1932 – 23/12/2010)
Foi um maestro brasileiro. Era o maestro e responsável pela produção musical dos programas Show de Calouros e Qual é a Música, ambos comandados pelo apresentador Silvio Santos na rede de TV SBT. Também trabalhou na Record, no programa Show do Tom.


Dary Hugo dos Reis (12/02/1926 - 26/12/2010)
Foi um ator brasileiro. Teve participação em vários quadros do Programa Os Trapalhões, além de atuar em alguns filmes do grupo, como Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, onde atuou como o Mágico de Oróz. Suas atuações da Rede Globo de Televisão começaram em 1967, na novela Anastácia, a Mulher sem Destino, enquanto seu último trabalho nesta emissora foi na novela "Bang-Bang". Morreu aos 84 anos. A causa da morte não foi revelada

Ondino Sant'Anna (1940 – 26/12/2010)
Foi um ator e humorista brasileiro. Dino foi irmão do trapalhão Dedé Santana, com quem atuou compondo a dupla "Maloca e Bonitão", além de inúmeros trabalhos realizados com Os Trapalhões. Teve apenas participação como personagem coadjuvante e sem nome, o que torna difícil o seu reconhecimento para algumas pessoas. Mas interpretou o personagem "Beato do deserto" no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oroz. Atuou também como coadjuvante no programa Dedé e o Comando Maluco. Dino faleceu em sua casa no Rio de Janeiro, ao 70 anos, em decorrência de câncer de próstata.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.