sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Reforma da Praça de Esportes do Ginásio foi cancelada? O dinheiro não vem mais? A licitação foi cancelada? Veja a versão da Regional de Ensino.

Hoje pela manhã o radialista Luiz Carlos Montenári me procurou e me perguntou se eu sabia o que havia acontecido com a verba para as obras do Ginásio e do Conservatório. Montenári me disse que o Luiz Otávio no Jornal Leopoldinense no ar na rádio Jornal estava nervoso e teria dito que pessoas de fora estavam atrapalhando a cidade e que na segunda feira ele traria a CRE Engenharia para dar nomes aos culpados pelo cancelamento da licitação do Ginásio e que eu como levantei a história em meu programa (caso reforma da Praça de Esportes do Ginásio) devia tomar conhecimento do caso. Como não ouvi a reportagem na rádio Jornal não poderia fazer comentários e que tentaria saber o que aconteceu na realidade.  Hoje pela manhã encontrei o um dos sócios da CRE Engenharia, Ricardo (Pantera) que me falou que ele irá à segunda na rádio falar sobre o assunto do cancelamento da licitação em que sua firma foi vencedora e que entrará com um processo para reverter esse cancelamento e que eu deveria procurar o Luis Otávio para saber o que realmente aconteceu, eu então disse que iria procurar a responsável da Regional de Ensino, Maria José (Zezé). Ricardo Pantera me falou faça isso que é o melhor.  Não tive tempo de falar com a Maria José durante o dia, mas por minha felicidade após a posse do Lúcio Fonseca na prefeitura aproveitei a presença da mesma na solenidade e perguntei o que realmente aconteceu. Maria José que estava com os olhos lagrimejando no momento ao ouvir o prefeito Bené Guedes em seu pronunciamento emocionado simplesmente me respondeu: que bom que você me perguntou isso, pois sei que no seu programa esse assunto deverá ser focalizado pelos ouvintes. A seguir ela me contou que hoje fez uma reunião com os diretores da Escola Estadual Professor Botelho Reis e com o colegiado da escola e que achava até que eu fazia parte deste colegiado por ter uma filha na escola, eu disse que não fazia e nem sabia de tal reunião. Maria José me explicou que ficou sabendo que foi muito atacada nesta manhã e que ela não tinha culpa do acontecido, mas apenas cumpriu o que a lei determina e seguiu ordens e orientações de seus superiores. Segundo ela a CRE Engenharia foi à responsável pela planilha de custos da obra do Ginásio e que ela foi à vencedora da licitação e que isso foi considerado ilegal pela secretaria estadual de Educação.  Maria José disse que o fato foi verificado quando a documentação chegou a Belo Horizonte e que isso era normal acontecer no passado, mas o ministério público acionou o estado no passado e houve uma lei ou algo parecido no ano de 2009 e 2010 em que proíbe que quem faz a planilha de custos não pode concorrer na licitação e que isso passou despercebido pela comissão de licitação do Ginásio e pela Regional de Educação daqui, já que a norma foi publicada e muitos não haviam tomado conhecimento do fato, e que Leopoldina teve o azar de ser a primeira cidade a ter um caso como esse e isso chamou a atenção da secretaria. Maria José disse que não culpa a indignação dos proprietários da CRE Engenharia, pois em 2008 eles fizeram uma consulta e isso era possível ser feito, mas a norma é recente e nem a CRE Engenharia nem ela sabia desta norma ou nova lei criada para as licitações de obras no estado. Maria José disse que nunca pretendeu prejudicar a ou b e que sabe da seriedade da CRE e que ela apenas cumpriu o que seus superiores orientaram e que explicou isso ao colegiado do ginásio e que agora terá que fazer uma nova licitação sem a participação da CRE Engenharia. Eu perguntei a Maria José se a verba foi perdida e ela respondeu: não, mas poderá perder se a licitação não for feita até o dia 04 de dezembro deste ano.  Perguntei se é verdade que a verba é para a reforma de pequena parte da Praça de Esportes e mais na sede da escola, Maria José me respondeu: a prioridade é a Praça de Esportes com construção de quadra coberta, reforma da piscina, vestiários e há algumas obras de reforma da sede do ginásio como janelas e portas quebradas, mas a prioridade é a Praça de Esportes. Eu perguntei a Maria José se há problemas com a construção do Conservatório, ela disse que essa obra é da secretaria de Obras do Estado, mas pelo que ela sabe o processo está sendo feito e que as obras deverão ter inicio em janeiro de 2011 e que não tem nenhum problema neste assunto. Perguntei se com a saída do Conservatório do prédio do Ginásio o que será feito no local, ela falou o espaço é do ginásio e ele poderá utilizar como quiser aquele espaço. Agradeci a Maria José pelos esclarecimentos e ela me deu a seguinte resposta: que bom que tem pessoas como você que me procurou antes de falar algo no seu programa, ouviu os dois lados antes de dar a informação e que sabe que segunda feira o assunto voltará ao rádio, mas que ela foi convocada para reuniões a semana toda em Belo Horizonte e que não poderá ouvir e responder as pessoas envolvidas que irão ao ar, mas acredita que tudo será esclarecido e que ela jamais iria prejudicar alguém e também nunca cometeria qualquer coisa que fosse ilegal. Ela apenas cumpre a Lei e segue as orientações dos seus superiores e os seus departamentos jurídicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.