sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cinema é desapropriado e torna-se patrimônio público em Cataguases

Se alguém ainda cria que o Edgar Cine Teatro poderia virar igreja ou supermercado, acabaram-se aos boatos. O Cinema é desapropriado e torna-se patrimônio público de Cataguases. “Não mediremos esforços para que o Edgard Cine Teatro seja realmente do povo cataguasense”, afirmou o Prefeito Willian Lobo de Almeida, que decretou, no último dia 29 de outubro, a desapropriação do imóvel, tornando-o pertencente ao município, para uso em atividades de cunho sociocultural.  Desde 1996 a Prefeitura aluga o “Edgard”, que até outubro era de propriedade da empresa ubaense Seno Marques Empreendimentos. “Recebemos um comunicado da imobiliária, de que os donos do imóvel não renovariam contrato conosco a partir de 31 de dezembro. Então o Prefeito Willian decidiu pela desapropriação, medida que beneficia a população, que poderá usufruir do cinema. Além de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o cine-teatro é um dos últimos da Zona da Mata”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo, José Vitor Lima. A sinalização para que esta medida fosse tomada não é de agora, lembra o Secretário. “No ano passado, quando o superintendente do Iphan em Minas Gerais, Leonardo Barreto, esteve em visita a Cataguases, nós havíamos feito o pedido de ajuda na reforma e recuperação do espaço, porém a dificuldade nesta empreitada era causada pelo fato de o Edgard Cine Teatro ser um imóvel de propriedade particular. Assim que foi publicado o Ato de Desapropriação (pelo decreto n° 3.724/2010), eu e o Prefeito Willian, com o Procurador do Município, Roosevelt Pires, fomos ao encontro do superintendente, que ao receber a notícia vibrou e reafirmou o empenho em ajudar no processo de conservação do patrimônio”, explicou José Vítor. Segundo o Procurador Roosevelt Pires, o próximo passo que está sendo tomado é a elaboração de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal em caráter de urgência, para que seja votado ainda este ano, instituindo a lei que transforma o Edgard Cine Teatro em um Patrimônio Cultural do Município.

A história do contador de histórias
O Edgard Cine Teatro foi inaugurado no dia 14 de junho de 1953 com o nome de Cine-Teatro Cataguases. O projeto modernista é de autoria dos arquitetos Aldary Henriques Toledo e Carlos Leão. No pavimento superior, encontra-se o plano do salão do Clube Social, que atualmente é ocupado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria de Esporte. No térreo, as dependências do cinema, com 980 assentos em madeira. O amplo palco ainda conta com camarins, coxia, instalações para cenários, fosso para orquestra (vão à frente do palco) e passagem sob o palco para facilitar a locomoção dos artistas em cena. Após a morte de Edgard Cunha, ganhou a referida casa o nome de Edgard Cine Teatro, como homenagem àquele que reconhecidamente trabalhou em benefício do bom cinema e do teatro em Cataguases.
Falar de cinema sem lembrar de Humberto Mauro é algo difícil, o nome Cataguases é mais que mera referência nacional: é história. No mesmo espaço onde Mauro projetou seus filmes, o Cine-Teatro Recreio, encontra-se hoje o Edgard Cine Teatro. Inaugurado em 7 de setembro de 1896, o “Recreio” era todo em estilo romano. O cinema está em pleno funcionamento, com a exibição diária de filmes, sempre às 19h30, com ingresso promocional a R$ 3,00. A programação pode ser conferida semanalmente, na agenda do jornal Cataguases e no CataguasesViva. Em 2009, o Cine Edgar abriu com chave de ouro a primeira edição do FELICA – Festival Literário de Cataguases – com a apresentação do músico e escritor Gabriel, o Pensador, lotando a plateia com mais de 1200 expectadores. Parabéns a Cataguases e aos seus administradores por esta conquista. Agora é saber usar e preservar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.