quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Noticias da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Numa solenidade bastante significativa, foi realizada a entrega dos diplomas aos motoristas do transporte escolar do município que participaram do Curso de Transportes Escolares, ministrado pela empresa JDV Treinamentos Ltda, contratada pela Prefeitura Municipal. O curso teve a carga horária de 50 h/a e foi realizado no período de 09 a 13 de outubro, nas dependências da Escola Municipal Ribeiro Junqueira, com a participação de dezenove motoristas, incluindo os profissionais da frota terceirizada.
A entrega dos diplomas aconteceu no dia 05 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes o Prefeito Bené Guedes, os secretários Lúcia Lopes Horta (Educação), Sérgio Luís Batista Lupatini (Governo), Adriano de Souza Oliveira (Fazenda), Gilberto de Oliveira Tony (Cultura, Esportes, Lazer e Turismo), Carlos Heleno Torres de Almeida (Desenvolvimento Econômico), Rosa Maria Montes Resende (Saúde), Darcy Luís Vasconcelos de Resende (Habitação e Meio Ambiente), Emanuel Azevedo (Procurador Jurídico), Ângelo Testa – instrutor e representante da JDV Treinamentos Ltda, os motoristas participantes do curso e outros servidores municipais.
Na avaliação do Secretário de Fazenda, trata-se de um investimento que Governo Municipal faz no seu quadro de servidores. “Não se trata apenas de uma entrega de certificados. Os motoristas foram realmente qualificados e poderão inspirar maior confiança das famílias cujos filhos são transportados por eles”. Adriano de Souza Oliveira confirmou que novos cursos serão realizados e anunciou que o próximo será direcionado para os motoristas da área de saúde e também para os profissionais que trabalham com as máquinas. Além desses, o secretário garantiu que os motoristas aprovados no concurso público, recentemente realizado, também serão submetidos a um curso de qualificação.
Durante a solenidade, Maurício Rodrigues Arruda falou em nome dos motoristas. Disse que inicialmente houve uma certa rejeição dos motoristas em participar do curso, principalmente porque as aulas seriam ministradas durante um feriado prolongado. Essa desconfiança foi logo eliminada pela qualidade do curso. “Foi um treinamento que proporcionou inúmeros benefícios aos participantes. Trata-se de um curso muito interessante que deve ser aplicado em todas as empresas que trabalham com os mais diversos tipos de transportes”. Maurício Arruda disse que se sente engrandecido por ter participado do treinamento. “Eu sou motorista há 36 anos e confesso que aprendi muito ao participar do curso”, salientou Maurício Arruda.
Ângelo Testa cumprimentou a Administração Municipal que demonstrou ter um carinho muito grande com o servidor municipal ao proporcionar a oportunidade de treinamento e capacitação aos motoristas do transporte escolar. “O curso atingiu a expectativa, visto que os motoristas se adaptaram bem ao treinamento e apresentaram 100% de aproveitamento”. O instrutor ressaltou que o efeito imediato proporcionado pelo curso pode ser constatado na melhoria da qualidade do serviço que é prestado à população.
O Prefeito Bené Guedes elogiou as ações das Secretarias de Educação e de Administração pela realização do curso. “Quem ganha com este tipo de iniciativas são as crianças que merecem todo o privilégio do Governo Municipal”. Na qualidade de filho de um motorista de caminhão, Bené Guedes disse que aprendeu com o pai a admirar a profissão de motorista e a reconhecer a sua importância. “São esses profissionais que, ao longo do tempo, contribuem para a construção de um país melhor”.
Bené Guedes ressaltou que esta iniciativa do Governo Municipal serve de exemplo de valorização profissional ao servidor municipal. Ele destacou que, durante esses dois anos de governo, jamais recebeu reclamação referente à postura dos motoristas da Prefeitura. “Os motoristas merecem nota dez pelo comportamento exemplar. Até o momento, não tomei conhecimento de nenhuma ocorrência grave que pudesse macular a imagem da classe”.
Ao final, foi procedida à entrega dos certificados aos motoristas presentes e, em seguida, todos participaram de uma confraternização.

PREFEITURA PROMOVE REUNIÃO PARA DISCUTIR USINA DE LIXO
Uma nova reunião está marcada nesta quinta-feira (11) para discutir sobre a instalação de uma Usina de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos Urbanos em Leopoldina. A informação é do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Darcy Luís Vasconcelos de Resende. Estarão de volta ao município os representantes da Empresa ULTRA SERVICE – US LOG BUSINESS, com sede no Rio de Janeiro, Sônia Abreu, Francisco Teixeira e Simone Silva, para prosseguirem com as negociações visando a instalação da usina de lixo. O encontro acontecerá às 14 horas no auditório da UNIPAC.
Na avaliação de Darcy Resende, a primeira reunião foi muito interessante e deixou os representantes do governo muito otimistas quanto à solução definitiva do problema de lixo de Leopoldina. Neste segundo encontro, estarão presentes cerca de 10 prefeitos de cidades da região, acompanhados por seus respectivos Secretários de Meio Ambiente. Haverá também a participação dos alunos do Curso de Engenharia Ambiental da UNIPAC. “Na região da Zona da Mata, Leopoldina deverá ser a primeira cidade a possuir esta usina”, destacou Darcy Resende. Em Minas Gerais, apenas Unaí possui este trabalho. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Macaé está em negociação para implantação do projeto.
Segundo entendimentos mantidos na primeira reunião, realizada no dia 21 de outubro, a usina deverá receber resíduos sólidos de Leopoldina, Cataguases, Laranjal, Recreio e outros municípios, totalizando 150 toneladas de lixo por dia que serão transformados em energia renovável.
Darcy Resende destaca que não haverá custos para o município que ainda poderá ser beneficiado com o ICMS Ecológico. “Também existe a possibilidade de a usina assumir o serviço de coleta de lixo do município, o que causará uma economia de aproximadamente 40 mil reais mensais aos cofres públicos”, salientou.
O Secretário de Meio Ambiente entende que a correta destinação do lixo é um desafio para os atuais gestores públicos. “Neste momento em que o mundo discute a preservação do meio ambiente, Leopoldina dá demonstração de visão de futuro e consciência ambiental com a implantação dessa usina, através de um consórcio com as demais prefeituras da região”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.