quinta-feira, 28 de abril de 2016

Esta é sua vida....período da faculdade...parte 14

Você já pensou em como é retornar a uma sala de aula após 24 anos, enfrentando os desafios da diferença de estudos da época, da escola pública para a particular e conviver com uma geração que poderia ser seus filhos, pois é isso foi a minha faculdade.
Em 2011 resolvi fazer uma faculdade e fiz o vestibular e fiquei em sexto na classificação e comecei a estudar nas Faculdades Doctum, no inicio como sempre eram vários alunos no final foi afunilando e poucos terminaram. Mas neste período tive professores com menos idade que eu, tive colegas de infância que foram meus professores e até ex-patrões. Foram quatro anos de sacrifício, pois quando comuniquei aos meus superiores a minha intenção de fazer faculdade à resposta que ouvi foi a seguinte: ”Terá que fazer algum bico para pagar” e outro “Não sei para que?”, mas um dos fatores motivacionais foi o meu gerente regional do SESI na época o Bara Miguel que sempre disse estude, melhore, cresça e quem sabe no futuro terá outras chances. Eu tinha a prática e faltava a teoria.
No inicio demorei um pouco para me adaptar, mas no primeiro período um colega na hora da seleção de representante de turma me pediu que se eu fosse indicado não aceitasse, pois ele tinha o sonho de ser representante de turma e assim o fiz, sendo que me colocaram como vice. Em todas as reuniões com o nosso excelente coordenador Sandro Foi o representante faltava e eu ia, e o Sandro com sua experiência me dizia “você será o representante, pois esse aluno irá desistir do curso” e não deu outra, assim aconteceu.
Como representante sempre procurei conversar com os colegas na hora de resolver as coisas, nunca dei minha opinião sem ouvi lós antes. No segundo período tivemos problemas com um dos professores e recorri ao Sandro e resolvemos não criar tumulto e levar a situação numa boa, em outros períodos tivemos problemas com outros professores que os alunos tinham dificuldades de aprender, como estatística, fez uma reunião eu, uma aluna, o coordenador e o professor para tentarmos amenizar, eu tirei do you toque matérias e gravei em cd e passei para os alunos para ajudar e no final quase todo passaram nesta matéria.
Há pouco tempo uma colega de trabalho me perguntou “Marcus você não foi motivo de chacota de alguns colegas, de discriminação por causa da sua diferença de idade”, ai pensou e respondeu que na maioria não, é claro que havia alunos que em não tinha tanto contato e houve alguns momentos críticos quando o professor Sandro fazia alguns debates sobre a função de alguns setores inclusive associações e eu dava minha opinião e o meu vice-presidente tomava conhecimento e me chamava à atenção sobre as minhas opiniões em sala que entravam em choque com o meu serviço e para evitar problemas tive que conversar com o professor e falar que não poderia participar de alguns debates para não sofrer punição no serviço. Outro colega sempre me gozou na sala de aula, remendando minha risada, jogando piadinhas de mau gosto, mas isso é coisa de filhos de papaizinho e no final do curso ele estava tão queimado com todos que um dos poucos que lhe dava atenção era eu.  Na faculdade como representante tive uma briga feia com o diretor, a gerente e a coordenadora e fiz reclamação como eu disse na época em todo o chiqueiro, pois a Doctum é da família Leitão e foi preciso vir uma diretora da regional de Juiz de Fora para conversar comigo e consegui 20% de desconto para todos os alunos que não tinham desconto até o final do curso. Com a coordenadora tive atritos, mas sempre a respeitei dentro de sala de aula, tínhamos opiniões diferentes e acho até que muitas vezes ela interpretava errado o que falávamos e por insegurança sentia-se ameaçada por nós. Após minha briga com a diretoria da doctum resolvi largar a representação da turma para evitar algum transtorno com a faculdade.
Hoje já se passou dois anos do fim do curso e um ano da formatura, realmente o que digo amigos de escola, de trabalho, de bares são passageiros e poucos eu tenho contato, mas fiz alguns que por certo serão sempre lembrados, pois vira e mexe estamos trocando zap, encontrando na rua ou nos esbarrando pela vida. A Faculdade realmente foi uma conquista pessoal, mesmo que do lado profissional não representou nada para o meu trabalho, ainda brinco pelo menos se for preso posso ter cela especial por curso superior. Mas aprendi na teoria o que fazia na prática e aliado aos conhecimentos adquiridos nos 10 anos do SESI nos cursos e treinamentos que participei foi muito bom para mim.
Guardo esses quatro anos como um rejuvenescimento, pois acho que passei experiência para alguns e aprendi a conviver com a nova geração, a mesma que convivia na época do SESI na escola de esportes.  Os professores deixaram suas marcas e a todos só tenho a agradecer e passado esses anos não guardei mágoa de ninguém e nem ressentimentos dessa época, só mesmo a alegria de ter aprendido algo e conquistado um 100 na monografia e um diploma que me qualificou como administrador.

Não vou citar nomes, mas muitos dos colegas estarão sempre no meu coração, na minha lembrança e na minha saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.