quarta-feira, 15 de julho de 2015

Artista que morreram em 2015


Gentile Maria Marchioro Della Costa Poloni (Flores da Cunha1 de janeiro de 1926 — Rio de Janeiro24 de janeiro de 2015) foi uma atriz brasileira.Nascida no interior do Rio Grande do Sul, já no Rio de Janeiro estreia como show-girl no Cassino Copacabana. Em 1944, estreia no teatro em A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Em seguida vai para Portugal estudar arte dramática com a atriz Palmira Bastos, no Conservatório de Lisboa.


De volta ao Brasil, passa a fazer parte do grupo Os Comediantes e participa de espetáculos como: Rainha Morta, de Henry de Montherlant (1946); em 1947, Terras do Sem-Fim, de Jorge AmadoVestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; e Não Sou Eu, de Edgard da Rocha Miranda.
Funda em 1948, junto com seu marido, o ator Sandro Polloni, o Teatro Popular de Arte, e estreia a peça Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, no Teatro Fênix, Rio de Janeiro.
Em 1954, inaugura sua própria casa de espetáculos, o Teatro Maria Della Costa, no bairro da Bela Vista em São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Sandro Polloni, à frente da casa, cria um repertório considerado um dos melhores do teatro brasileiro. Montagens como Tobacco Road, de Erskine Caldwell e Jack Kirkland (1948), A Prostituta Respeitosa, de Jean-Paul Sartre (1948), Com a Pulga Atrás da Orelha, de Feydeau (1955), A Moratória, de Jorge Andrade (1955), Rosa Tatuada, de Tennessee Williams (1956), e A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht (1958), marcam essa fase.
A companhia segue por uma excursão pela Europa e em 1963 lotam por 45 dias casas de espetáculos em Buenos Aires. Ao visitar Nova Iorque conhece o autor Arthur Miller e dele traz, para comemorar os dez anos de seu teatro (1964), a famosa peça Depois da Queda, dirigida por Flávio Rangel. Com esse mesmo diretor faz também os espetáculos Homens de Papel, de Plínio Marcos (1967), Tudo no Jardim, de Edward Albee (1968), entre outros.
No cinema atuou em diversos filmes: O Cavalo 13 (1946) e O Malandro e a Grã-fina (1947), ambos sob a direção de Luiz de Barros; Inocência (1949); Caminhos do Sul (1949); e Moral em Concordata (1959). É dirigida pelo italiano Camillo Mastrocinque no premiado Areião (1952), produção da Maristela Filmes. Já na televisão teve pouca participação: fez a novela Beto Rockfeller, na TV Tupi, em 1968, e na TV Globo atuou em Estúpido Cupido (1976) e Te contei? (1978).
Em 2002, Mari a Della Costa foi homenageada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural.Em seus últimos anos de vida, residia no município fluminense de Parati, onde administrava seu hotelFaleceu aos 89 anos de idade, vítima de edema pulmonar agudo.

Suzana de Moraes (ou Suzana Moraes) (Rio de Janeiro5 de agosto de 1940 — Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2015) foi uma atriz e diretora de televisão brasileira.Filha de Vinícius de Morais, oficializou em 2010 união estável com a compositora Adriana Calcanhotto, com quem já vivia havia 25 anos.Suzana sofria de câncer do endométrio, doença causadora da infecção respiratória que a levou a cineasta à morte.
Resultado de imagem para lincoln olivetti
Lincoln Olivetti (Nilópolis, 17 de abril de 1954 - Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2015) foi um músico brasileiro que ficou conhecido pela parceria com o guitarrista Robson Jorge.
Instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical, Lincoln Olivetti iniciou-se na música ainda menino. Com 13 anos, já se apresentava em bailes do subúrbio com seu conjunto. Cursou as faculdades de música e engenharia eletrônica, mas não as concluiu1 . Em meados da década de 1970, conheceu Robson Jorge, com quem viria a manter uma grande parceria musical.
Lincoln Olivetti fez arranjos para numerosos artistas: Gal CostaGilberto GilTim MaiaJorge BenRita LeeRoberto Carlos,Caetano VelosoMaria BethâniaÂngela Rô RôZizi PossiFagnerWando e Joanna2 , o que lhe rendeu fama e dinheiro, mas também críticas quanto a uma certa "pasteurização" da MPB. Foi apelidado de "o feiticeiro dos estúdios" e "o mago do pop". Nadécada de 1990, viveu um período de ostracismo, do qual saiu ao produzir discos para Lulu Santos e Ed Motta. ele foi o compositor da música "Um Novo Dia", cantada pelo elenco da Globo na passagem de 2010 para 2011 e cantada pelos cantores na passagem de 2011 para 2012 no Show da Virada, da Globo.
Lincoln Olivetti faleceu aos 60 anos, de infarto3 , na cidade do Rio de Janeiro.

Waldyr Couto Onofre, (Itaguaí5 de setembro de 1934 — Rio de Janeiro7 de janeiro de 20151 ) foi um cineasta e atorbrasileiro2 . Foi um dos primeiros cineastas negros do país




Evangelina Orico, mais conhecida como Vanja Orico (Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1931 — Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 20151 ), foi uma cantora, atriz e cineasta brasileira.

Surgiu no cenário artístico cantando Mulher rendeira, tema do filme "O Cangaceiro" (1953), de Lima Barreto, mas começou sua carreira cantando no filme "Mulheres e Luzes", em 1950, uma produção do cineasta Federico Fellini, quando estava na Itália estudando música. De volta ao Brasil, fez sua estréia no cinema brasileiro no clássico O cangaceiro, premiado no Festival de Cannes e sucesso no mundo inteiro, o que rendeu a ela o reconhecimento internacional, fazendo apresentações na Europa, naÁfrica, no Caribe e nos Estados Unidos. Gravou discos na França e foi recordista de vendas no Brasil. Foi capa das principais revistas da época.
Uma marca forte da sua trajetória no cinema é sua presença em vários filmes do Ciclo do Cangaço, do qual é uma das musas. Além do citado O cangaceiro, também participou de Lampião, o rei do cangaço (1964), Cangaceiros de Lampião (1967) eJesuíno Brilhante, o cangaceiro (1972).
Paralelamente aos trabalhos como atriz (também atuou em Independência ou Morte, de 1972, no papel da Baronesa de Goytacazes,2 e de Ele, o boto, em 1987), Vanja Orico desenvolveu importante carreira de cantora, com apresentações em várias partes do mundo. Em 1973 dirigiu o filme O segredo da rosa.
Era filha do diplomata e escritor Osvaldo Orico e mãe do cineasta Adolfo Rosenthal, fruto de seu casamento com o ator André Rosenthal.
Nos últimos anos, sofria do mal de Alzheimer. Morreu em 2015, no Rio de Janeiro, de câncer de intestino.

Odete Righi Bertoluzzi, mais conhecida como Odete Lara (São Paulo17 de abril de 1929 – Rio de Janeiro4 de fevereiro de2015) foi uma atrizcantora e escritora brasileira.Morou por muitos anos em seu sítio em Nova Friburgo, mas por problemas graves de saúde, retornou a capital fluminense, e morava no bairro tradicional do Flamengo, com uma dama de companhia. Odete Lara morreu em 4 de fevereiro de 2015, aos 85 anos, vítima de um infarto enquanto dormia. Seu corpo foi cremado no Cemitério Luterano, Nova Friburgo.

Cláudio da Silva Marzo (São Paulo26 de setembro de 1940  — Rio de Janeiro22 de março de 2015) foi um ator brasileiro.Pai da atriz Alexandra Marzo, fruto do seu casamento com a atriz Betty Faria, também foi casado com a atriz Denise Dumontcom quem tem um filho chamado Diogo e pai de Bento, fruto do seu casamento com a atriz Xuxa Lopes. Foi também casado com a atriz Miriam Mehler. Cláudio foi filho de um metalúrgico e de uma dona de casa.
Na TV se destacou em telenovelas como Irmãos Coragem, Minha Doce Namorada, Carinhoso, Senhora, Brilhante, Plumas & Paetês, Cambalacho, Bambolê, Fera Ferida, A Indomada, Era Uma Vez e Andando nas Nuvens e nas minisséries Quem Ama Não Mata e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Também participou da novela Pantanal, na extinta TV Manchete, no antológico personagem José Leôncio, o Velho do Rio. Em 1962, na extinta TV Tupi, protagonizou o compositor Frédéric Chopin, ao lado de Laura Cardoso, que interpretou George Sand. O ator morreu no dia 22 de março de 2015 aos 74 anos vítima de complicações pulmonares, após internação no CTI desde o dia 4 de março do mesmo ano.
Resultado de imagem para zé bonitinho
Jorge Rodrigues Loredo (Rio de Janeiro7 de maio de 1925 - Rio de Janeiro, 26 de março de 2015)1 foi um ator e humoristabrasileiro, mais conhecido por seu personagem Zé Bonitinho. Paralelamente, exerceu a profissão de advogado, especialista em Direito Previdenciário e do Trabalho. Era irmão do também ator João Loredo também falecido. Seu principal personagem, Zé Bonitinho, era uma caricatura de um cafajeste: homem com topete, bigodinho, gravata borboleta e terno extravagante. Estrou em 1960 no programa "Noites Cariocas", dirigido por Chico Anysio na TV Rio. Faleceu aos 89 anos em 26 de março de 2015, após ter sido internado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. Loredo estava internado no hospital desde o dia 3 de fevereiro e a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. Teve uma longa luta contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e um enfisema pulmonar. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O corpo do humorista foi cremado no dia 27 de março, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.Apesar da idade, até 2013 o humorista ainda continuava atuando e se comunicando com seus fãs através das redes sociais, mantendo uma agenda de shows.
Resultado de imagem para josé rico
José Riconome artístico de José Alves dos Santos (São José do Belmonte29 de junho de 1946 – Americana3 de março de2015), foi um cantor brasileiro de música sertaneja. Fez parte da importante dupla sertaneja Milionário & José Rico. José Rico também foi um grande compositor, e a música Estrada da Vida é de sua autoria, é um dos maiores sucessos da vitoriosa trajetória da dupla, que deu título ao filme Na estrada da vida, estrelado pelos mesmos. A dupla também atuou em outro filme,Sonhei com você, dirigido por Ney Sant'AnnaJosé Rico deu entrada no hospital em Americana no interior de São Paulo na terça-feira dia 3 de março de 2015, vindo a falecer no começo da tarde desse mesmo dia, vitima de uma parada cardíaca. José Rico foi sepultado na manhã de quarta-feira, dia 4 de março de 2015, no Cemitério da Saudade, em Americana, ao som da música "Estrada da Vida", que comoveu os presentes, entre eles Milionário. O cemitério estava lotado de fãs e amigos.José Rico deixara uma grande saudade na música sertaneja, deixando grandes sucessos gravados por ele e seu companheiro Milionário.
Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima (São Paulo4 de março de 1925  São Paulo, 8 de março de 2015), foi uma cantoraatrizinstrumentistabibliotecária , folcloristaprofessoraapresentadora de rádio etelevisão brasileira
Resultado de imagem para inezita barroso
Foi galardoada com o título de doutora honoris causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e atuou também emespetáculos, álbuns, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional. Adotou o sobrenome Barroso ao se casar, em 1947, aos 22 anos, com o advogado cearense Adolfo Cabral Barroso. Em fevereiro de 2015, Inezita foi internada no Hospital Sírio Libanês, onde morreu na noite de 8 de março.

Caco Baresi (Conceição de Macabu, 3 de dezembro de 1960 - Rio de Janeiro, 9 de abril de 2015) foi um ator brasileiro.
Iniciou suas participações na Rede Globo em 1997, com a novela Rei do Gado. Já assinou dois contratos com a emissora. O primeiro, em 1998, para fazer Malhação e o segundo, 2003, para interpretar Orlando, em Mulheres Apaixonadas. Em 2006, fez uma participação especial nos dois primeiros capítulos da novela Vidas Opostas, da Rede Record, onde interpretou Rubens, marido de Carmem (Jussara Freire). Em 2007, fez breve participações em Pé na Jaca, da Globo e, em seguida como o Delegado de Alta Estação, da Record. Em seguida gravou como Salgado, Luz do Sol, também para a Record e Tonho, em Sítio do Pica-Pau Amarelo, da Globo. Em 2008, Caco gravou como Mendes, em Amor e Intrigas para a Rede Record. Entre 2007 e 2010 Caco Baresi fez diversos trabalhos para as TVs Globo e Record, tendo sido contratado pela TV Record em 2010/2011 para interpretar Cardoso, em Ribeirão do Tempo. Depois do término deste contrato, Caco atuou na novela Salve Jorge e em Vidas em Jogo e Pecado Mortal.Também participou do seriado de Marcílio Moraes, A Lei e o Crime, como o Advogado, Dr. Garcia. Foi pré-produtor do curta-metragem,"Queima Total", e seus últimos trabalhos foram no longa "Os últimos dias de Getúlio".Faleceu na noite de 9 de abril de 2015 no Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro, onde esteve internado no CTI em coma induzido, durante tratamento de um nódulo no pulmão e metástase cerebral.

Cláudio Francisco Cunha (São Paulo29 de julho de 1946 — Porto Alegre20 de abril de 2015) foi um ator e produtor cultural brasileiro. Primeiro no Cinema, onde produziu 13 longas metragens e uma dezena de curtas na década de 70 e a partir dos anos oitenta no Teatro, voltando as suas origens de ator na pele do Analista de Bagé, inspirado inicialmente no sucesso literário de Luis Fernando Veríssimo, o personagem acabou virando o alter ego do interprete. Segundo o próprio Claudio Cunha, seu "veiculo" de humor. Na pele do "Machão Gaucho", ele fez rir mais de 2 milhões de espectadores nos palcos de todo o Brasil. Apresentando-se tanto nos melhores teatros, como improvisando espaços, levando teatro para cidades que nunca viram teatro. Nas folgas com o Analista, produziu vários outros espetáculos, seguindo sempre a máxima de Brechet: "a melhor função do teatro é divertir". Em 1998, as varias versões do Analista de Bagé, apareciam no Guinness Book, com dois recordes nacionais: a peça há mais tempo em cartaz e Cunha como o ator há mais tempo num mesmo personagem. No Cinema seus grandes destaques foram "Amada Amante", onde foram computados cerca de três milhões de espectadores, "Vítimas do Prazer", objeto de estudos em vários países e o polemico Oh! Rebuceteio, onde também é o protagonista, o desvairado Nenê Garcia. Cunha teve uma boa infância, foi seminarista na Escola Apostólica Santa Terezinha em São Roque (SP), onde chegou a usar batina. Faleceu no dia 20 de abril de 2015 em decorrência de um infarto.

Ilicz Glejzer (São Paulo4 de janeiro de 1934 — Rio de Janeiro16 de maio de 2015), mais conhecido como Elias Gleizer, foi um ator brasileiro.Filho de judeus poloneses que fugiram da perseguição na Europa, recebeu o nome de Ilicz, mas foi obrigado a trocá-lo por causa da dificuldade de se pronunciar. Gleizer entrou na carreira artística porque o pai, sapateiro, o obrigou a estudar violino. Aos 12 anos, tocava em uma orquestra juvenil amadora, quando foi convidado por um diretor para fazer teatro. Em 1956, ganhou o prêmio de melhor ator de um festival amador. Três anos depois, estreava na TV Tupi, onde ficou até 1978. Começou fazendo pontas e foi crescendo. Seu primeiro trabalho de destaque foi em José do Egito, em 1959 e a primeira novela veio em 1964, Se o Mar Contasse, de Ivani Ribeiro. Depois engatou uma série enorme de novelas e outros teleteatros, na TV Tupi. Fez nada menos que 25 trabalhos. Seu tipo bonachão, um corpo grande, aliados ao olhar doce, encaixam-se sempre em variados papéis. Dessas 25 novelas, fez, além de Se o Mar Contasse, O Mestiço, Olho Que Amei, A Outra, A Inimiga, A Ré Misteriosa,Os Irmãos Corsos, Presídio de Mulheres, Os Rebeldes, Antônio Maria, Nino, o Italianinho, Simplesmente Maria, A Fábrica,Signo da Esperança, Rosa dos Ventos, Salário Mínimo, Xeque-Mate e O Machão. Quando a TV Tupi foi fechada, Elias Gleizer foi para a TV Bandeirantes, onde trabalhou emDona Santa e Sabor de Mel. No SBT fez Acorrentada e Uma Esperança no Ar. Foi quando ingressou na Rede Globo. E mais uma vez, engatilhou uma série de 25 participações em teledramaturgia. Seu tipo físico e seu jeito de atuar, parece abrirem-lhe os caminhos. Entre seus papéis mais marcantes, estão o Jairo, de "Tieta", o tio Zé de "Sonho Meu", o Canequinha de "Anjo de Mim", e, principalmente, o Vô Pepe de "Era uma Vez", em 1998, onde acabou caindo nas graças do público infantil.Jamais se casou, nem teve filhos.Internado desde o dia 6 de maio após sofrer uma queda em uma escada rolante resultando em fratura de cinco costelas e perfuração do pulmão, morreu em decorrência de complicações que levaram à falência circulatória após uma broncopneumonia. Desde 2011, o ator sofria com um problema renal crônico e passou por várias internações desde então.Seu corpo foi sepultado em 17 de maio de 2015, no Cemitério Israelita de Vilar dos Teles, em Belford Roxo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

José Messias da Cunha (Bom Jardim de Minas7 de outubro de 1928 - Rio de Janeiro12 de junho de 2015 ) foi um compositor,cantorescritormúsicoradialistaaresentador e produtor de programas de rádio e televisão, além de jornalistacrítico musical ejurado musical em programas de talentos na televisão.2 3 Personagem de destaque expressivo na cultura artística brasileira durante várias décadas, desde a era de ouro do rádio e o início da televisão no país.


Fernando Rocha Brant, conhecido como Fernando Brant (Caldas9 de outubro de 1946 — Belo Horizonte12 de junho de 2015) foi um compositor brasileiro.
Parceiro de Milton NascimentoLô BorgesWagner TisoMárcio BorgesNivaldo OrnelasToninho Horta e Paulo Braga. Na década de 1960, na cidade de Belo Horizonte participou do movimento musical Clube da Esquina.Compondo com Milton teve mais de 200 canções gravadas: Travessia, Maria, Maria, Planeta blue, Promessas do sol, O vendedor de sonhos, Canção da América, Saudade dos aviões da Panair (Conversando no Bar), Encontros e despedidas, Nos bailes da vidae San Vicente, dentre muitas outras.Com Travessia, parceria com Milton Nascimento, ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro. De lá para cá compôs mais de trezentas canções com vários parceiros. Criou roteiros e letras para balés, teatros e trilhas de filmes nacionais e novelas. Criou com Tavinho Moura o musical brasileiro Fogueira do Divino.Faleceu em decorrência de complicações após segunda cirurgia de transplante de fígado.
Cristiano Melo de Araújo (Goiás24 de janeiro de 1986 — Goiânia24 de junho de 2015) foi um cantorinstrumentista ecompositor brasileiro de música sertaneja. Tornou-se conhecido por alguns singles que foram bastante veiculados nas rádios, como "Efeitos" (2011), "Você Mudou" (2012), "Mente pra Mim" (2012), "Caso Indefinido" (2013), "Maus Bocados" (2013), "Cê Que Sabe" (2014) e "É Com Ela Que Eu Estou" (2014).Na madrugada do dia 24 de junho de 2015, Cristiano Araújo e a namorada Allana Moraes, de 19 anos voltavam de um show em Itumbiara, quando o carro em que estavam, naBR-153, saiu da pista e capotou. O acidente envolveu mais duas pessoas, o motorista Ronaldo Miranda e o empresário Vitor Leonardo, primo de Cristiano. Allana faleceu no local do acidente, enquanto Cristiano e os outros dois foram levados ao Hospital Municipal de Morrinhos. Devido à gravidade, o cantor teve que ser transferido ao Hospital de Urgências de Goiânia. No entanto, durante a transferência de helicóptero, o cantor teve uma hemorragia interna na região do abdômen e veio a falecer.Ao que tudo indica, eles estavam sem o cinto de segurança no banco de trás do carro, o que fez com que fossem arremessados do carro no momento do choque. As pessoas que estavam nos bancos da frente tiveram somente ferimentos leves. O velório aconteceu no outro dia do acidente, às 17 horas, sendo aberto aos parentes e amigos até às 19 horas, quando foi aberto ao público. O corpo do cantor e da namorada foram sepultados no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, no dia 25 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.