domingo, 12 de setembro de 2010

Noticias da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

ESCRITOR AFFONSO ROMANO DE SANT’ANA VISITA LEOPOLDINA
Na tarde do dia 08 de setembro, Leopoldina foi agraciada com a ilustre visita do poeta e pensador Affonso Romano de Sant'Anna. Antes de se dirigir para o Festival Literário de Cataguases – FELICA, para o lançamento de sua mais nova obra “Que país é este?”, no Centro Cultural Humberto Mauro, o escritor fez questão de se encontrar com os integrantes da ALLA – Academia Leopoldinense de Letras e Artes, representada pelo presidente Dr. Ronald Barbosa Alvim, e os acadêmicos Professor Luiz de Melo, o jornalista José Barroso e a professora Natânia Nogueira.
Também participaram do encontro a Superintendente Municipal de Cultura, Rosangela Lima, a Chefe do Patrimônio Histórico de Leopoldina, Zazaia Rezende, a Secretária Municipal de Educação Lucia Lopes Horta, o Diretor da Casa de Leitura Lya Muller Botelho Marco Andrade, a vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, a Diretora da UEMG – campus Leopoldina, Dra. Beatriz Bento, a diretora do CAIC Luiza Barbosa, os idealizadores do Festival Literário, Geraldo Filho e Rodney Rocha, a imprensa local representada pelo Jornal Leopoldinense através do repórter João Gabriel e a Revista Hora H através de seu editor Sebastião Heitor.
O encontro aconteceu nas dependências da Casa de Leitura e o escritor foi recepcionado com um afetuoso e saboroso “Café Mineiro e um dedo de prosa”. Affonso Romano mostrou-se encantado com as instalações da Casa de Leitura e com o projeto da Semana Literária e o III FELICA/2011. O poeta prontamente se colocou à disposição para participar acompanhado por sua esposa, a poetisa Marina Colassanti, desde que avisado antecipadamente.
Segundo Rosangela Lima, o projeto da Semana Literária trará para o município estímulo para produção de textos críticos e inovadores, incentivo a busca literária, principalmente porque há, em Leopoldina, uma história rica na literatura.
Entre poses para fotos, Affonso Romano, inclusive, sugeriu a realização de outros festivais e semanas literárias. Sorridente, partiu para Cataguases, deixando a certeza de prestigiar a cidade novamente com sua honrosa presença.

FEIRA DA PAZ MOSTRA A BELEZA E A CRIATIVIDADE DO ARTESANATO MINEIRO
No período de 2 a 5 de setembro, Leopoldina presenciou uma das mais bonitas festas da região. Numa promoção da APIL – Associação das Pioneiras de Leopoldina, foi realizada a 22ª Feira da Paz e Feira Regional do Artesanato Mineiro no Parque de Exposições de Leopoldina. Cerca de 150 artesãos estiveram apresentando o que há de melhor do artesanato mineiro, com produtos que evidenciaram a criatividade singular dos nossos artistas.
A festa teve início com o tradicional desfile que percorreu toda a rua Cotegipe, passando pela rua Custódio Junqueira até chegar ao Parque de Exposições. Participaram do desfile autoridades municipais e convidados, além da representação da Polícia Militar, dos artesãos, das cidades expositoras, das barracas das nações (Portugal, Itália, Estados Unidos, Síria, Alemanha e Brasil), Banda Princesa Leopoldina, Conservatório de Música Lia Salgado e a Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel, de Macaé – RJ.
A solenidade oficial de abertura ocorreu no interior do Parque de Exposição, logo após o término do desfile. A Banda do 10° Batalhão de Infantaria de Juiz de Fora executou o Hino Nacional e fez algumas apresentações para o público presente. Em seguida, Elza Gama Peres, Presidente da APIL, em rápidas palavras agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal e das empresas do Grupo Líder, importantes parceiros na realização da Feira da Paz. Ao final, declarou aberta a festa e desejou boas-vindas aos artesãos e ao público em geral. Em seguida, a Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel fez uma belíssima apresentação para o grande público que se espalhava pelo parque conhecendo o artesanato ou nas barracas das nações.
Além da qualidade e da variedade do artesanato, a programação musical também agradou aos visitantes. No dia 2, Luan Severo e Banda Forró Mineiro abriram a primeira noite da Feira da Paz. No dia 3, Beto Kauê, artista muito conhecido nas praias do Espírito Santo, promoveu um verdadeiro carnaval no palco principal da Feira da Paz, levando ao delírio o público presente. No dia 4, muito samba e pagode com o Grupo Roda de Bamba e rock com a Banda MG3. No domingo, Simone Rubim, Banda Onda Federal e Sebastian e Triunfo Sertanejo fizeram os show de encerramento da festa.
Ao final da Feira da Paz, Elza Gama Peres fez uma avaliação positiva do evento. “A festa foi magnífica. Acho que conseguimos fazer de Leopoldina uma cidade feliz, uma cidade em que todos trabalham em prol das obras sociais”, frisou.
A Presidente da APIL agradeceu ao público que prestigiou a festa e os shows. “Somente no sábado foi registrado um público superior a sete mil pessoas”. Ela fez questão de agradecer às pessoas que trabalharam voluntariamente nas barracas das nações. “Quero agradecer de modo especial à Prefeitura de Leopoldina e às empresas do Grupo Líder pelo enorme apoio na realização deste evento”.
O Governo Municipal foi um grande parceiro da APIL na realização desta festa. Além de estar presente todos os dias na feira, acompanhando sua esposa Sra. Nilma, integrante da diretoria da APIL, o prefeito Bené Guedes designou Rosângela Moreira Lima Costa, Superintendente Municipal de Cultura, e José Luiz Junqueira, Chefe do Departamento de Defesa Civil, ambos integrantes da Comissão Municipal de Eventos, para atuar junto à diretoria da APIL no sentido de agilizar todos os procedimentos necessários na Administração Municipal em favor da festa. Durante o evento, a Prefeitura Municipal esteve presente através dos secretários e também com funcionários que deram suporte à comissão organizadora na montagem da infraestrutura e no atendimento aos artesãos.
Ao ser indagada sobre o ponto alto da feira, Elza Gama Peres teve dificuldades em apontar um momento e afirmou que o aprimoramento do artesanato foi o destaque desse ano. “O artesanato foi da maior grandeza e melhor qualidade. A cordialidade dos artesãos ao declararem que eles não são recebidos em lugar nenhum como foram recebidos em Leopoldina”, afirmou Elza Peres.
A Presidente da APIL anunciou que, no próximo ano, a feira começará no dia 8 de setembro e apelou ao leopoldinense para que convide seus amigos que estão fora da cidade para prestigiar a Feira da Paz. “O cansaço não é tão grande quanto à satisfação de promover esta festa. Muito obrigada a todos que vieram nos prestigiar. Deus lhes pague pela presença, pelo carinho e pelos elogios”, finalizou Elza Peres.

LEOPOLDINA COMEMORA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM DESFILE CÍVICO
Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 7 de setembro, o tradicional desfile cívico comemorando os 188 anos de Independência do Brasil. Com o objetivo de estimular o espírito patriótico da comunidade estudantil de Leopoldina e o respeito aos símbolos nacionais, a programação comemorativa, especialmente preparada pela Secretaria Municipal de Educação, teve início com um ato oficial em frente ao Paço Municipal. Na oportunidade, houve o hasteamento das bandeiras: o prefeito Bené Guedes hasteou a Bandeira do Brasil, o Major PM Cláudio Nazário da Silva Machado hasteou a Bandeira de Minas Gerais e o vereador Flávio Lima Neto hasteou a Bandeira de Leopoldina. O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado executou o Hino Nacional, o Hino da Independência e o Hino a Leopoldina. Prestigiaram a solenidade a Sra. Nilma Junqueira Reno Guedes, Primeira Dama do Município, os secretários Gilberto de Oliveira Tony (Cultura, Esportes, Lazer e Turismo), Lúcia Lopes Horta (Educação), Carlos Heleno Torres de Almeida (Desenvolvimento Econômico), Sérgio Luís Batista Lupatini (Governo), Adriano de Souza Oliveira (Fazenda), Darcy Luís Vasconcelos de Resende (Habitação e Meio Ambiente), Antônio Félix de Oliveira (Serviços Urbanos), os vereadores Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, Waldair Barbosa Costa e Daniel Werneck da Paixão, Maria José Marques Ferreira – Superintendente Regional de Ensino, Salviano Junqueira – Presidente do Sindicato Rural, Dr. André Lima – representando a Delegacia Regional de Segurança Pública, Daniel Luís da Silva Nocelli – representando o SUAP Presídio de Leopoldina, além de diretores e professores dos estabelecimentos de ensino e outros convidados.
Em seguida, teve início o desfile percorrendo toda a extensão da rua Cotegipe até a Praça General Osório. Inicialmente desfilaram as representações da Polícia Militar, Polícia Civil e SUAP Presídio de Leopoldina. Assim que as autoridades chegaram ao palanque, os representantes do SUAP prestaram uma homenagem ao prefeito Bené Guedes e a Sra. Nilma com entrega de placa e flores. Também desfilaram as seguintes representações: Lira Musical 1° de Maio, Creches do Município, E. M. Ribeiro Junqueira, E.M. Botelho Reis, Instituto Metodista Arca de Noé, E.E. Enéas França, APAE, C.E.I. Novo Horizonte, E.E. Professor Botelho Reis, Colégio Imaculada Conceição, E.M. Osmar Lacerda França, PRO Jovem Urbano, E.E. Omar Resende Peres, E.M. Judith Lintz Guedes Machado, CEFET, E.M. Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende, E.E. Sebastião Silva Coutinho, E.E. Emílio Ramos Pinto, E.E. Luis Salgado Lima, Banda Princesa Leopoldina e Escola de Kung Fu Tang Lang Chuen.
Todo o desfile contou com a apresentação do radialista Marcus Vinícius Schettini e foi prestigiado por uma grande presença de público que aplaudia a cada evolução das escolas. A E.E. Emílio Ramos Pinto apresentou sua Banda Marcial Emílio Ramos Pintos e prestou homenagens às autoridades entregando flâmulas da escola. A Escola Estadual Luís Salgado Lima apresentou como novidade os “swings flay” e a pirofagia. As demais escolas também fizeram um belo desfile, com destaque para as apresentações das fanfarras e suas belíssimas evoluções.
Ao final ficou evidente a satisfação do público em relação à abertura do desfile. Maria José Marques Ferreira, Superintendente Regional de Ensino, era exemplo de satisfação. “As escolas desfilaram com muita dignidade e respeito à Pátria, mostrando o trabalho que é feito de civismo e de amor ao nosso Brasil”. A vereadora Lourdes Beatriz também elogiou o desfile. “Fiquei muito feliz ao ver nossos alunos demonstrando sua cidadania neste desfile”, frisou.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ADQUIRE INSTRUMENTOS PARA AS FANFARRAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
A Secretaria Municipal Educação de Leopoldina vem demonstrando preocupação não apenas com um ensino de qualidade, mas com a formação sócio-cultural dos seus alunos. Assim pensando, este ano, investiu na reestruturação das fanfarras das escolas municipais. A Secretaria adquiriu todos os instrumentos necessários para a composição das fanfarras das escolas rurais e complementação das fanfarras das escolas da zona urbana, além da reposição de peças dos instrumentos.
“As fanfarras despertam nos alunos o gosto pela música e auxiliam no desenvolvimento intelectual e pedagógico, além de disciplinar a convivência no meio social através de apresentações em datas comemorativas, como por exemplo, o Desfile de Sete de Setembro”, afirmou Lúcia Lopes Horta, Secretária Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.