quinta-feira, 19 de abril de 2012

Leopoldinense Maria Emilia Pacheco: nova presidenta do Consea


“Para um Brasil sem Miséria é necessário recusar essas medidas, e enfatizar a deliberação da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”. Na cerimônia de posse da presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emilia Lisboa Pacheco dava o tom de sua ação comprometida com os povos “da floresta e da cidade”, demonstrando preocupação com relação a duas decisões propostas em debate recentemente: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que retira a competência do Executivo na demarcação e homologação de terras indígenas e quilombolas, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 3.239, que inviabiliza o direito de acesso à terra para as comunidades quilombolas.
A cerimônia de posse da primeira mulher a presidir o Consea não foi apenas uma sucessão de cumprimentos e agradecimentos. Muito pelo contrário. No Palácio do Planalto, ao lado da presidenta Dilma, a antropóloga, representante do Fórum Brasileiro de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e assessora do Programa Direito à Segurança Alimentar, Agroecologia e Economia Solidária da FASE pontuou os inúmeros desafios e contradições que precisam ser enfrentados para que se reverta o quadro de riscos alimentares e nutricionais no país.
Fruto de reflexões pioneiras sobre a fome, realizadas pelo patrono Josué de Castro, o Consea, como instituição da sociedade civil, “é a expressão dos ecos da cidadania, das vozes do campo, da floresta e da cidade”, explicou. Como reafirmou, a composição do Consea abriga e vizibiliza “a fala dos sujeitos de direitos, aqui representados pelas organizações dos povos indígenas, população negra, quilombolas, pescadores, comunidades de terreiro, extrativistas como as quebradeiras de coco, organizações da agricultura familiar e camponesa”.
Para Maria Emilia, não é possível negar as sensíveis melhoras nos índices de insegurança alimentar, vislumbradas nos últimos anos – desde a reativação do Conselho pelo então presidente Lula. No entanto, novos horizontes precisam ser alcançados no sentido de garantir efetivamente modelos de produção justos e igualitários, que permitam a permanência do agricultor familiar no campo.
Em rápidos argumentos, a antropóloga apresentou propostas “prioritárias para a gestão que se inicia”. Dentre algumas, foram defendidos um amplo programa de reforma agrária e o fortalecimento da capacidade reguladora do Estado na expansão das monocultoras. Com uma forte crítica ao atual modelo de produção brasileiro, Maria Emilia lembrou o lamentável fato de sermos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, além de uma das maiores áreas de plantação de transgênicos.
“A restauração do princípio da precaução em relação aos produtos transgênicos é imperiosa necessidade para proteger a saúde humana e o meio ambiente. É socialmente inaceitável que o mercado seja o único regulador das decisões tecnológicas”, disse, fazendo alusão à indispensável revisão da lei de biossegurança. Maria Emilia não deixou de valorizar a agricultura familiar e camponesa: “Investir na agricultura familiar e camponesa é gerar emprego e renda para milhões de pessoas, é estimular a produção de alimentos e a diversidade de culturas, é respeitar tradições alimentares e preservar a natureza, é fixar o homem no campo, é fortalecer as economias locais e regionais”, argumentou, defendendo a proposta da Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção.
Ao final do discurso, a sucessora do Professor Renato Maluf prestou agradecimentos aos conselheiros e conselheiras, aos movimentos sociais e entidades da sociedade civil e às organizações não governamentais, em especial à FASE, ao FBSSAN e à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Da mesma maneira, afirmou que se sentiu honrada com o acolhimento da Presidenta Dilma para “esta nobre missão”.




Compromisso com os movimentos sociaisRepresentante do Fórum Brasileiro de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Maria Emilia Pacheco foi a única indicação para a presidência do Consea no biênio 2012-2013, em plenária de 4 de abril, quando foi apoiada por praticamente todas as entidades participantes. Com a ratificação de Dilma Rousseff, passa a ser oficialmente a nova presidenta do Conselho. Mineira de Leopoldina, tem graduação em Serviço Social e mestrado em Antropologia Social, pela UFRJ. Construiu grande parte de sua história político-profissional na FASE, em compromisso com os movimentos sociais. Assessora do “Programa Direito à Segurança Alimentar, Agroecologia e Economia Solidária”, já foi diretora da FASE, e atua, desde 2004, como conselheira do Consea. Também faz parte da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Veja o video da posse de |Maria Emilia Lisboa Pacheco e observe que a amizade de Dilma e a família de Maria Emília é antigo, inclusive no seu pronunciamento Dilma saúda a memória do seu esposo Raimundo Teixeira . Diz fala: "queria abrir um parenteses neste ato e dizer que também homenageio um grande companheiro, amigo e uma pessoa que me é muito cara. Foi muito cara que é o marido da Maria Emilia Lisboa Pacheco, Raimundo Teixeira Mendes. A vida é muito engraçada, a vida separa a gente e depois torna que a gente se encontre. Por isso seja duplamente bem vinda Maria Emilia Lisboa Pacheco"

Mais uma vez vale a pena lembrar que a Maria Emilia Lisboa Pacheco é filha da tia Julia Lisboa Pacheco e de Pedro Pacheco e que está praticamente de 15 em 15 dias em Leopoldina e que não cortou em momento algum o seu vinculo com a cidade apesar de todos os seus compromissos. Maria Emília é viúva e tem dois filhos Felipe e André e mora no Rio de Janeiro.
Agora veja a primeira entrevista após ser empossada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.