quinta-feira, 2 de março de 2017

Leopoldina a cidade que só se preocupa com implantação e não manutenção: Cameras de vigilância e Semáforos só para inglês ver em alguns casos

Camera de vigilância não funciona na Praça Professor Botelho Reis (Pracinha do Ginásio) e tem internet para população
Leopoldina realmente é uma cidade complicada de se entender. Há alguns anos atrás foi instalado várias câmeras em locais da cidade, principalmente nas praças do Centro com o objetivo de se implantar o Olho VIVO que serviria para monitorar alguns pontos da cidade e ajudar no patrulhamento da Polícia Militar. A novidade na época foi festejada, mas a realidade foi totalmente o oposto, nunca conseguiu funcionar por questões técnicas. Elas eram via internet e não se conseguiu adequar a realidade de nossa cidade. Mas hoje vemos que a história é outra, há internets em várias praças públicas de graça para os usuários e nos mesmos locais as câmeras instaladas (se ainda tiverem lá) não funcionam. Ou seja, para o usuário fazer uso pessoal funciona, mas para a segurança pública não funciona. Mistérios de uma cidade chamada LEOPOLDINA.
Praça João XXIII, semáforo e Camera de Vigilância
Outra coisa que não temos explicação é os sinais de trânsito implantados também foram um avanço na época, modernos para a ocasião, mas que nunca funcionaram a contento. Primeiro quando fecham as ruas para os pedestres, apesar de serem eletrônicos, fecham para todas ao mesmo tempo e não intercalando uma hora uma, uma hora outra como nos grandes centros do país e o pior hoje estão detonados, quando não estão faltando em alguns pontos estão queimados, ou virados e fica por isso mesmo. Falta planejamento e consequentemente manutenção, pois se houvesse um gerenciamento e não fosse apenas projetos políticos de momento tudo funcionaria adequadamente e o dinheiro público não seria jogado fora em ambos os casos.
Mas por que isso acontece?  Porque não há uma fiscalização adequada, uma cobrança por parte de quem deveria, seja os políticos, seja as autoridades, seja a população, todos estão acostumados com o desleixo e só se lembram das coisas quando atingem a eles diretamente.
Não entendo em Leopoldina, como no sul de Minas, temos uma escola voltada para atender uma área que poderia ajudar na manutenção desses sinais como:
O técnico em Eletrotécnica deve ser capaz de planejar, executar e efetuar manutenção de instalações elétricas, sistemas de acionamentos elétricos automatizados. 
Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Cuida da instalação e manutenção dos sistemas de iluminação e sinalização de segurança e há outros cursos que poderiam ajudar em muito a cidade, aproveitando os alunos para fazerem projetos para melhoria da cidade, ou seja. Fazer um polo de desenvolvimento nas áreas de atuação na cidade. Muita gente não sabe mas dentro do cefet há uma empresa que faz cercas elétricas de alto padrão e que atende vários lugares.

Enfim enquanto a cidade não tiver realmente espírito de gerenciamento, uma administração voltada para resultados, não políticos, mas eficientes estaremos fadados a ser apenas zona da mata e nunca mais chegaremos a Athenas da Zona da Mata como no passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.