sexta-feira, 15 de julho de 2011

FAZENDA EPAMIG INAUGURA ARROJADO PROJETO DE PISCICULTURA


Foi inaugurado na terça-feira (12), na Fazenda Experimental de Leopoldina – FELP / EPAMIG, o novo prédio de piscicultura com um sistema de recirculação para produção de peixes. A obra é parte de um convênio com a Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda. com o objetivo de realizar o repovoamento de espécies de peixes ameaçadas de extinção na Bacia do Paraíba do Sul e conta também com o apoio das empresas Barra do Braúna Energética e CEMIG. Trata-se de um investimento na ordem de R$300.000,00 (trezentos mil reais).
O gerente da FELP Paulo Gama e o pesquisador responsável Thiago Archangelo Freato receberam o Diretor da EPAMIG, Plínio César Soares, e os prefeitos de Leopoldina Bené Guedes, e D. Euzébia, Itamar Ribeiro Toledo. Também estiveram presentes Romildo Pereira – Presidente da Cooperativa dos Produtores de Mudas de Dona Euzébia, os secretários municipais Sérgio Luís Batista Lupatini (Governo) e Marcelo Vilella (Agricultura), Geraldo Dusi e Guilherme Augusto Duque Portugal, respectivamente Gerente Executivo e Assessor Técnico do Pólo de Excelência do Leite de Juiz de Fora, Wagner Higashiyama – Barra do Braúna, Maria Célia Gama – ex-prefeita de São Pedro dos Ferros, a vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, Paulo Sérgio Junqueira Ferraz – Vice-Presidente do Sindicato Rural e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Leopoldina, além de representantes das empresas e das instituições parceiras, EMATER, SEMAD, IEF e POLÍCIA AMBIENTAL.  
Durante a cerimônia de inauguração, Paulo Gama demonstrou sua satisfação pela realização desse investimento. Ele agradeceu a parceria com Barra do Braúna e a atuação dos técnicos da EPAMIG. Disse que o projeto somente se tornou uma realidade graças ao aval do Dr. Plínio César Soares e a influência política do prefeito Bené Guedes.
O Prefeito de Leopoldina destacou a revitalização da FELP/EPAMIG e ressaltou a importância da parceria estabelecida com a Brookfields Barra do Braúna. Bené Guedes enfatizou que o projeto de piscicultura é um marco importante para a região e, a partir dele, surgirão outras iniciativas para alavancar vários segmentos da área rural. Ele citou que a Universidade do Estado de Minas Gerais já está instalada no município e poderá se tornar uma importante parceira, principalmente com a criação do curso de agronomia.
Em seguida, Dr. Plínio César Soares manifestou seu apoio para a instalação do curso de agronomia e lembrou que a infraestrutura da FELP/EPAMIG pode ser utilizada. Disse que estava presenciando um espetáculo de investimento feito na fazenda, considerada por ele como uma das mais capacitadas do Estado. “Depois de estar subaproveitada por muitos anos, atualmente a FELP/EPAMIG desenvolve projetos em diversas áreas, e agora com a piscicultura. Leopoldina está de parabéns”.
Segundo Thiago Freato, trata-se de um projeto de ponta e arrojado que muito vai ajudar Leopoldina e região. “Esperamos, com essas parcerias, não apenas o crescimento isolado da piscicultura, mas sim o desenvolvimento do setor piscícola da região da Zona da Mata como um todo”, frisou.

Um comentário:

  1. Olá Marcus, achei muito interessante o projeto da EPAMIG.. por acaso vc tem detalhes da planta hidraulica do projeto fas caixas? Ou se poder me ingormar um contato com quem possa falar la na fazenda.. agradeço imensamente. . Um grande abraço e parabens pelo blog !

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.