domingo, 5 de dezembro de 2010

SESI Leopoldina faz balanço positivo da participação no Campeonato Mineiro de Base de Basquete

A equipe de Basquete Sub 15 masculino do SESI ESPORTE Leopoldina participou do III Campeonato Estadual de Base em Poços de Caldas no período de 29 a 04 de dezembro de 2010. A primeira partida foi Uberlândia Tênis Clube 85 x 11 SESI Esporte Leopoldina e em seqüência Olympico/Soma (BH) 103 X 36 SESI Esporte Leopoldina, Minas Tênis Clube (BH) 53 X 29 SESI Esporte Leopoldina (Minas Olímpica Mackenzie BH) 94 x 30 SESI Esporte Leopoldina e por final São Sebastião do Paraíso 64 x 39 SESI Esporte Leopoldina. A equipe leopoldinense ficou com a sexta colocação, mesmo resultado do ano passado, mas segundo os representantes do Minas Tênis Clube e outros a equipe melhorou muito e o que há é a falta de ritmo de jogo devido a nossa região não ter equipes com o nível técnico das equipes dos grandes centros de basquete como capital e interior (Uberlândia, São Sebastião do Paraíso, Varginha, etc) formadas para competições, o SESI Leopoldina realizou 15 partidas durante o ano todo e os times da região sul e metropolitana tem em média mais de 50 partidas no ano. Um diferencial notado foi o condicionamento físico adquirido com parceria com a Academia Fortificação do Prof. Rosenberg, a equipe que não contou com todos os seus atletas e foi com apenas 09 jogadores se superou mas não demonstrou cansaço muscular conforme no ano anterior. Em 20 do nível que é a Competição. 09 o numero de pontos feitos pelo SESI ficou em 56 divididos por 3 partidas média de 19%, este ano foram 145 divididos em 5 partidas média de 29%, já os pontos sofridos 2009 foram 293 divididos por 3 partidas média de 98% e este ano 399 pontos média de 80%, ou seja, no ataque tivemos um crescimento de 10% e na defesa uma melhora de 18%.
Em uma reunião entre os técnicos das equipes participantes e o técnico da Seleção Brasileira Masculina adulta, Rubén Magnano (O argentino Ruben Magnano é o técnico da seleção brasileira adulta masculina. Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia/2004) e vice-campeão do Mundial em Indianapólis (Estados Unidos/2002) comandando a Argentina. “O mesmo em palestras para os professores na edição do 2010 da Campeonato Estadual de Base em Poços de Caldas disse que o importante é investir no basquete de base, criar mecanismo e regras para fazer com que grandes clubes não visem só as primeiras colocações e sim as categorias de iniciação preocupando assim com a formação do indivíduo em primeiro plano.”Na Argentina os clubes tem que disputar em todas as categorias de base e só assim podem disputar as categorias adulto”.), o mesmo reconheceu que a Zona da Mata tem dificuldades no basquete e o mesmo disse que nós do SESI Leopoldina, bem como do SESI Cataguases, estamos no caminho certo. Na última partida do SESI Leopoldina os dirigentes da cidade de São Sebastião do Paraíso informaram que se criará uma Liga de Basquete da Região Sul e que gostaríamos que fizéssemos parte da mesma, mesmo não pertencendo à região, pois isso nos daria oportunidades de enfrentar os times daquela área. O técnico do MTC disse que o potencial da equipe leopoldinense ainda pode ser muito maior, falta experiência e mais jogos para os meninos, o Minas Tênis Clube ainda solicitou que o técnico da Equipe de Leopoldina, Edson Mateus (BOB), leve alguns atletas da cidade para fazerem uma avaliação no MTC e apesar de terem quota reduzida para pessoas de fora do quadro do MTC. A satisfação com nosso time foram tão grandes que o MTC deu uma camisa para o técnico leopoldinense e duas para serem sorteadas entre os atletas. Já o pessoal de São Sebastião do Paraíso, onde a CBB – Confederação Brasileira de Basquete realiza os treinos da seleção brasileira, disse que está à disposição do SESI Leopoldina para o que for necessário para fortalecer a equipe. O técnico Rubén Magnano assistiu a última partida do SESI Leopoldina contra o Paraíso e depois deu os parabéns ao técnico Bob dizendo que o trabalho é feito a longo e estamos no caminho certo. A projeção do SESI Leopoldina para 2011 é procurar parceiros como indústrias e comércio para as viagens e ainda a Prefeitura Municipal de Leopoldina, no setor da Secretaria de Esportes, pois todos os torneios que o SESI Leopoldina participa podem resultar em pontos para o município na obtenção de verbas para a cidade, só que isso não esta sendo visto pelos governantes até o momento, sendo que o secretário Gilberto Tony já patrocinou algumas viagens as equipes do SESI Leopoldina e disse que a parceria é bem vista e que quer ampliá-la em 2011.


Equipe SESI Leopoldina : esq p direita em pe: Dênis Souza, Matheus Oliveira, Sanderson Ribeiro, Jordan Rufino e Edson (Bob). Agachados esp p direita: Mateus Lourenço, Thalles Régis, Gustavo Bonin, Edmilson Bonine e André Dias.
O resultado final da competição ficou assim por categorias:

Categoria: Sub-14
Campeão: Minas Tênis Clube
Vice Campeão: Catalão/Olympico/Soma
3º Colocado: Uberlândia Tênis Clube

Categoria: Sub-15
Campeão: Uberlândia Tênis Clube
Vice Campeão: Minas Olímpica / Mackenzie
3º Colocado: Catalão/Olympico/Soma

Categoria: Sub-16
Campeão: Catalão/Olympico/Soma
Vice Campeão: Minas Tênis Clube
3º Colocado: Minas Olímpica/CRES/Varginha

Categoria: Sub-17
Campeão: Praia Clube
Vice Campeão: Catalão/Olympico/Soma
3º Colocado: Esporte Clube Ginástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.