sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cozinha Brasil novamente em Leopoldina... Parceria entre Prefeitura e SESI fortalecerá a área social...

- Mais uma vez o Projeto Cozinha Brasil estará em Leopoldina no período de 20 a 23 de março de 2012. Serão 4 turmas de 40 pessoas sendo uma pela manhã, duas a tarde e uma a noite. As inscrições irão começar a partir da semana que vem no SESI Leopoldina e o curso é destinado a pessoas de ambos os sexos a partir de 16 anos, sendo que no ato da matrícula o interessado deverá comparecer com o seu CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e ainda o comprovante de residência (conta de água, luz, telefone). O Curso é interamente de graça e é uma parceria entre o SESI Leopoldina, ACIL e Secretaria Municipal de Assistência Social. Leopoldina nos últimos anos foi sempre uma das que mais público levou a esse curso. Desta vez a equipe que estará em Leopoldina é a da cidade de Uberaba. As inscrições acontecerão no SESI a partir da próxima terça feira, no horario entre 13 e 17 horas de terça a sexta. Os cartazes de divulgação do projeto começam a ser distribuidos na próxima semana.
- Hoje estive reunido na Procuradoria Geral do Município com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Heleno Torres de Almeida, o procurador Jurídico do município, Emanuel Azevedo, o representante da secretaria Municipal de Assistência Social, Emerson. O assunto tratado é a parceria que deverá ser firmada entre a ACIL-SESI e Secretaria de Assistência Social onde o SESI dará cursos para os benefíciários do bolsa família e outros projetos da área social. O SESI, através da ACIL - Associação Comercial de Leopoldina, já tem uma parceria de sessão de espaço para os cursos do SENAI como: Corte Industrial e Bombeiro Hidráulico e há a possibilidade ainda de centralizar os cursos administrativos na sede do SESI. Mas a nova parceria tem por objetivo o SESI dar cursos nas seguintes áreas: Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Biscuit, Corte e Costura, Auxiliar Administrativo, Rotinas de Auxiliar Administrativo, Maquiagem, Garçom e há a intenção do curso de Panificação (ainda a ser estruturado). Com isso jovens a partir de 16 anos poderão ser beneficiados. A idéia partiu da Secretária de Assistência Social, Valéria Benatti, que viu com bons olhos essa parceria. A mesma conhece a estrutura do SESI Leopoldina e a seriedade da instituição já que foi coordenadora do Curso Pré Cefet no passado no SESI. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Heleno, também achou interessante essa parceria e no plano de governo do prefeito Bené Guedes tem a criação de uma cooperativa e ainda a orientação dos que trabalham com Biscuit (florzinhas) e apesar de ter um curso já em andamento do Corte Industrial, o novo curso visa atender as confecções em suas necessidades, ou seja, mais específico para suprir a falta de mão de obra em determinados setores das confecções da cidade. A parceria deverá ser firmada em pouco tempo e o importante é que o dinheiro a ser aplicado nos cursos ficará na cidade, com profissionais da cidade e com uma instituição da cidade. Novos detalhes estarei passando quando surgirem.
- Ao me reunir na Procuradoria do Municipio, Emanuel Azevedo aproveito a oportunidade e me mostrou as mudanças implantadas no setor: deste os seus imboliários, bem como a organização e acompanhamento de todos os processos da sua pasta. Eu que havia estado no inicio do governo naquela repartição pude ver de perto as mudanças. Arquivos organizados, controle de entrada e saída de documentos, salas organizadas e uma equipe de profissionais atuando para o desenvolvimento dos serviços. Emanuel Azevedo na oportunidade me falou que gosta de mostrar o setor, pois tudo ali existente é do povo de Leopoldina e pago com os recursos da população. Parabéns a mudança do setor em questão e sei que 100% não é possível de agradar a todos, mas só de se organizar, montar uma estrutura técnica já é um começo para o futuro. Como sempre digo há coisas que não funcionam em determinados setores, mas os lados positivos também, pena que a falta de divulgação faz apenas o nado negativo aparecer.
- Por falar em aparecer e nas coisas positivas da cidade, esta semana as Faculdades Doctum voltaram a suas atividades e em conversa com alguns profissionais que atuam na mesma foi observado que um bom número de alunos da Doctum passaram na OAB e na área da Administração a mesma foi muito bem avaliada pelo MEC e pelo ENAD. Como disse o professor Antonino Lopes, as pessoas as vezes não valorizam o que tem e críticas são feitas as vezes injustamente e corre-se o risco com isso de se perder as coisas em Leopoldina de modo em geral. Por falar em Doctum a um projeto de no ano que vem a mesma atua no Ensino Médio e ampliar o que já oferece: cursos técnicos e de graduação. Sou sabedor que as vezes o preço é meio salgado para os leopoldinenses, mas as oportunidades estão ai. Por falar nisso é de se lamentar o fim do curso de Assistência Social da UNIPAC a partir deste ano e os rumos da mesma: já tivemos Educação Física, Normal Superior, Sistema de Informação e agora somente temos: Biomedicina, Ciências Contabéís e Engenharia Ambiental. Lamentável que cursos estejam sendo paralisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.