sexta-feira, 18 de março de 2011

No último dia 14 de março, o prefeito Bené Guedes esteve reunido com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Leopoldina – SINSERPU para discutir o índice de reajuste salarial. O encontro aconteceu no Salão Nobre “Mario Heleno Lopes de Almeida” e contou com as presenças dos secretários Ricardo Ávila de Almeida (Administração), Adriano de Souza Oliveira (Fazenda), Sérgio Luís Batista Lupatini (Governo) e Carlos Heleno Torres de Almeida (Desenvolvimento Econômico). Também participaram José Márcio Fajardo Campos (Controlador Geral do Município) e Antônio Celso Chaves Junqueira (Chefe de Gabinete da Prefeitura). O SINSERPU esteve representado pelo seu presidente Gilson Carminati, acompanhado por membros da comissão de negociação Márcio Henrique Alvarenga Pimentel, Márcia Guida, Luís Carlos Garbino, José Antônio Vargas e Amaury da Silva Santos.
Ao iniciar a reunião, Bené Guedes disse que considerava legítimas as manifestações da categoria em busca de melhores condições de trabalho e que o governo municipal estará sempre com as portas abertas para receber as reivindicações do sindicato. “Nossa preocupação é melhorar cada vez mais a situação do servidor municipal”, frisou Bené Guedes, reconhecendo que o servidor é quem movimenta a máquina administrativa. Ao final, disse esperar que a negociação com o sindicato seja proveitosa e que o acordo chegue a um índice que seja digno para a categoria.
Gilson Carminate registrou a relação harmoniosa que está sendo mantida entre o Sindicato e o Governo Municipal. Reconheceu que a categoria conquistou avanços importantes e aproveitou para defender a proposta inicial do sindicato de um reajuste de 16%.
O Secretário de Administração, Ricardo Ávila de Almeida fez uma retrospectiva dos dois primeiros anos do governo, lembrando as dificuldades enfrentadas. Ele destacou como importantes avanços a alteração no valor do auxílio-alimentação que teve um reajuste de quase 100%. O secretário citou também a implantação da Reforma Administrativa, há muito solicitada pelos servidores e que foi concretizada no atual governo. Segundo ele, após o enquadramento, foram corrigidas algumas defasagens que existiam na folha de pagamento, o que representou um aumento real para a maioria dos servidores.
Após uma extensa, porém democrática, negociação, Administração Municipal e SINSERPU selaram o acordo em 8% de reajuste salarial. A proposta foi avaliada em assembleia do Sindicato, realizada no dia 16 de março (quarta-feira), sendo aprovada pela categoria. O projeto concedendo o reajuste será encaminhado à Câmara Municipal de Leopoldina que deverá aprová-lo na próxima semana.
Em entrevista, José Márcio Fajardo Campos explicou que o município não pode ultrapassar o índice prudencial de 51,3% da receita líquida com gastos com o pessoal. Ele informou que o índice de 8% representa quase 1,5% acima do índice do salário mínimo. Com este índice, o município chega a 50,93% de gastos com a folha de pagamento. “O município não corre o risco de ultrapassar o limite prudencial e nem o limite legal que é de 54%”, salientou o Controlador Geral.
O Presidente do SINSERPU se mostrou satisfeito ao final do encontro. Gilson Carminate defendeu ser preciso avançar, mas respeitando as limitações financeiras da Prefeitura. Ele destacou o alto nível do encontro e comentou que todos os participantes tiveram a liberdade de expressar suas opiniões. “Todos os presentes estavam com o objetivo de lutar pelo bem do servidor municipal”.
O Secretário Municipal de Administração também ficou satisfeito com a reunião. Segundo ele, o prefeito chegou a abrir mão de alguns projetos para conceder o índice de 8% para o servidor. “Realmente não é o índice que nós gostaríamos de oferecer, mas a Administração está empenhada em aumentar a arrecadação e reduzir as despesas para valorizar ainda mais o servidor”. Ele informou que o objetivo de viabilizar um plano de saúde para os servidores continua sendo tratado com especial atenção pela Administração. O Secretário informou que nos próximos 90 dias será avaliado o impacto desse reajuste na folha de pagamento e uma nova reunião com o sindicato será realizada para estudar a possibilidade de oferecer um ganho real no auxílio-alimentação e o plano de saúde.
Bené Guedes considerou produtiva a reunião com o sindicato. “Acredito que a Administração Municipal vem cumprindo o seu papel de cada vez mais promover a união de esforços para darmos melhores condições aos servidores municipais”. O Prefeito defendeu que o índice encontrado foi aquele que o orçamento municipal suportava. “Espero que, no próximo ano, possamos avançar um pouco mais na busca de oferecer melhores condições aos nossos servidores”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.