segunda-feira, 7 de março de 2011

Comentários do dia 07 de março....

- Há dias não faço comentários aqui mas hoje retornei para atualizar algumas coisas.
- Nos dias que antecederam o carnaval o Sebastião de Oliveira me mostrou um documento onde sua empresa de Segurança teria ganhado a licitação do carnaval de Leopoldina e depois do resultado a vencedora foi a empresa de Juiz de Fora. Segundo ele, no edital falava-se em alguns documentos e só após sair o resultado com valores é que disseram que teria que ter o aval ou o certificado da Polícia Federal para ser o vencedor. Mas só agora é que viram isso. Quantos anos a empresa de Leopoldina faz segurança nos eventos da Prefeitura?  É curioso somente depois de anos é que se chega a essa conclusão, como o raciocínio do pessoal da prefeitura é lento.
- Por falar em segurança, durante os Jogos Escolares houveram alguns problemas de brigas em locais próximos as quadras. Um desses fatos foi uma aluna do CEFET que foi agredida por alunos, segundo comentam do Ginásio. O diretor do CEFET, Julio César Gesualdo (Pulê), acionou a prefeitura e pediu providências, apesar de não ter ocorrido nas dependências do CEFET. Mas ele visa é seus alunos e está correto. Afinal economizaram na contratação dos seguranças e parece que realizam as coisas como se fossem brincadeira. Afinal fica a pergunta no ar: para que serve os Jogos Escolares? O que acrescenta nas escolas do jeito que são realizados? Por que não se realiza os mesmos no segundo semestre do ano e classifica-se para o ano seguinte? É muita pergunta e tenho certeza que poucas respostas. Mas isso é Leopoldina ...
- Mas voltando ao Carnaval, estive sábado em Ubá e vi que lá a prefeitura montou um espaço coberto para os foliões com grandes tendas, tipo a que está no camarote das autoridades em Leopoldina, e aonde o povão poderá brincar sem se molhar. Acho que lá eles valorizam o bem estar do povão e não das autoridades. Não sei como ficou o carnaval lá, pois retornei as 18 horas e os blocos caricatos estavam nas ruas: homens fantasiados de mulheres.
- Mas falando em Leopoldina neste domingo fui as ruas e vi que o problema do som ao invés de melhorar piorou e muito. Na Praça General Osório há trechos que não se ouve o som, a sonorização é só defronte ao palco? Os carros de som dos puxadores, juntando os dois não á nem meio. Muito ruim e não me venham falar que é por causa da chuva. São Pedro vai pagar a conta? A decoração deixou muito a desejar, apesar de ter sido feita pelos CRAS, mas poderia ser melhor não? Gostei das grades cercando a parte frontal ao camarote das autoridades, ponto positivo. Agora e os banheiros quimicos. Acho que aqueles containers colocados perto das barracas não ficaram bem posicionados, se bem que deram sorte pouca gente nas ruas por causa das chuvas e fica uma sugestão para o próximo ano: coloquem uns banheiros químicos na área da concentração das escolas. Porque o bloco que desfilaria as 11:20 até 01:00 hora não tinha saído e as pessoas estavam regando as árvores perto da Lucas Augusto.
- E os blocos: vi apenas 3. O bloco concentra mas não sai que não vi nenhum destaque que me chamou a atenção, apenas as camisas e a animação dos foliões  parece mais um bloco da SKOL. Depois assisti o desfile do Fajardo e Cia. que esse sim foi uma propaganda maciça da SKOL, tinha freezer ambulante, garçons com bandeijas com Skol e pessoas vestidas até de garrafa. Havia uma ala de fantasias no inicio, mas achei que se descaracterizou, se bem que não conheço o seu samba enredo deste ano mas deve ter sido uma homenagem a que desce redondo. O mestre sala e a porta bandeira foram prejudicados pois a penas ficaram molhadas, as roupa encharcadas e pesadas.  Mas achei muito fraco na minha opinião pelo tema inclusive vinha uma divisão de alas com o tema do carnaval deste ano "o lixo que virou luxo" mas não vi nenhum luxo com o lixo e nenhuma fantasia reciclável que era o lógico. Ou eu estou enganado? Acho que também tem que ter alguem para coordenar as alas, o final tava tudo embolado e misturado. Será que era a chuva?
- O bloco dos Pirineus veio com três carros alegóricos e pelo que vi fazia homenagem aos antigos carnavais. Algumas fantasias que poderiam chamar a atenção. A comissão de frente só composta por homens e que foram prejudicados pela chuva pois havia na mesma penas e ficaram molhadas. Acho que demorou muito para sair da concentração, fiquei até a 1 hora da manhã como não saiu só vi eles montados. Não vi propaganda de a ou b no mesmo, sinal que o dinheiro foi utilizado para o bloco pelo visto. Achei interessante os meninos do bate lata que ficaram na chuva durante horas esperando o desfile acontecer. Mas não houve nada que me chamasse a atenção também. Não sei se foi por causa das chuvas mas achei fraco o carnaval de rua, pode ser que o brilho tenha sido apagando pelas águas.
- Por outro lado dizem que o baile popular ficou lotado. Afinal jovem é jovem e eles têm que aproveitar mesmo. Agora se no ano que vem houver julgamento nos desfiles é bom lembrar que latinha de cerveja na mão é ponto negativo para a agremiação. Pois não faz parte como adereço nos blocos.
- Algumas pessoas me disseram que o bloco da Pinguda saiu muito bem e organizado e não muito grande e segundo as pessoas com fantasias interessantes, não posso opinar pois não vi.
- Do outro lado dos desfiles esta semana tivemos a morte por 3 tiros segundo fiquei sabendo do menor que morava na Nova Leopoldina e que aterrorizava a cidade. Até a mãe já havia pedido providências as autoridades. Mas a lei no brasil protege as crianças e adolescentes em alguns casos, que me desculpe os defensores do Estatuto, mas alguma coisa tem que ser modificada. O menor pode escolher o Presidente do Brasil e não pode responder adequadamente pelos seus crimes. Hávera quem me contestará, não sou conhecedor profundo do estatuto, mas resultado na cidade não to vendo. Será que nos Estados Unidos onde a criança paga pelos seus crimes os direitos humanos não implicam. Mas o menor infrator morto por pessoas encapuzadas, segundo me falaram, era um problema e iria completar 18 anos e teria a ficha limpa.
- No sábado, tivemos mais um suicídio na cidade, uma pessoa com quarenta e poucos anos, sexo masculino se informou pelos lados da Jehu Faria. Na cidade dos suícidios esse deve ser o sexto ou oitavo, entre as tentativas e os concretizados. Isso o que nós sabemos. Mas a cidade é a oitava maravilha do mundo, não sei porque tantas pessoas tentam o suícidio, não quero julgar e nem sei o que passa na cabeça das pessoas nesta hora. Há alguns que dizem que algumas tentativas são apenas para justificar uma possível aposentadoria. Será? Mas há casos de pessoas bem sucedidas, jovens, com muito futuro pela frente que tentaram e graças a Deus não concretizaram. Afinal o que há com nossa cidade... o indice de tentativa e de suícidio só aumenta a cada ano. Acho que isso se chama disilusão com a cidade, falta de perpesctiva e falta de opções para os leopoldinenses.
- Fiquei sabendo hoje pelo meu amigo Luis Carlos Montenari que ele teve um mal estar e acabou nos últimos dias desmaiando em sua residência e foi encontrado desacordado pela sua funcionária Lúcia e foi imediatamente levado ao hospital. A causa ele me disse que não sabe, pois a sua glicose esta subindo e descendo e está sem controle. Inclusive o mesmo me disse que foi homenageado por um bloco em Abaiba com o samba em sua homenagem. Não estou ouvindo rádio, mas será que a mesma tocou o samba para os leopoldinenses conhecerem: afinal o Monté é um símbolo, não valorizado, da emissora. Quanto a cobertura do carnaval nas emissoras não posso falar nada, pois não ouvi e imagino que deve estar um show...
- Por enquanto vou ficando por aqui. Mas a folia continua e que São Pedro de um tempo por que senão ele será o culpado de alguns erros ocorridos no carnaval de Leopoldina. E em tempo me disseram que a verba do carnaval foi totalmente custeada pela secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e com isso o secretário Gilberto Tony poderá ficar sem verbas até setembro deste ano, pois gastaram tudo que estava previsto em sua pasta. Mas carnaval não é algo extra? Não era para ter uma verba específica? Se for verdade o que me disseram o Esporte mais uma vez é colocado de lado na cidade. Mas isso é Leopoldina...
- E atenção cuidado, pelos comentários na cidade a Dengue esta presente em muitos locais da cidade. Cuide-se, limpe seu quintal, limpe as calhas e não deixe a água parada. Afinal a Dengue pode até matar. E estamos no período do reinado de momo e imaginem se você precisar de médicos, principalmente na rede pública.
Tchau se der volto depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.