sábado, 22 de maio de 2010

Matérias da Prefeitura

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL


A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação e UFOP – Universidade Federal de OURO PRETO, irá implementar o “Programa Aluno Integrado” no ano de 2010 em Leopoldina. O Programa prevê a Qualificação em Tecnologia Digital, com o objetivo de potencializar a inserção do aluno no mercado de trabalho e prepará-lo para se tornar parceiro do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios. Para participar do programa, o aluno deve estar cursando o nono ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e ter no mínimo 13 anos de idade. O curso terá a carga horária de 180 horas e será na modalidade À Distância, numa plataforma desenvolvida especialmente para o aprendizado do aluno em informática. O aluno será acompanhado por um professor da rede (tutor) já capacitado pelo Programa. A formação inicial ocorrerá ainda no mês de maio, num encontro presencial de 8 horas. O aluno receberá certificado de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

MORADORES DO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO SÃO CONTEMPLADOS COM CALÇAMENTO DE RUAS SOLICITADO HÁ ANOS
Cumprindo o cronograma de recuperação das vias públicas, a Prefeitura de Leopoldina iniciou as obras de pavimentação nas ruas do Bairro São Sebastião, principalmente na rua dos Britos, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores. No local está sendo feita uma pavimentação completa que compreende, além do calçamento, drenagem, colocação de manilhas, construção de bocas-de-lobo e colocação de meio-fios.
Segundo informações do vice-prefeito, João Ricardo Mothé Fernandes, também serão contemplados com esses serviços os moradores dos Bairros Bela Vista, Tomé Nogueira e Pedro Britto Neto, totalizando 8.962,57 m² de pavimentação. O calçamento será de bloquetes pré-moldados intertravados, com espessura de 8 cm e forte resistência para suportar o tráfego pesado e constante. A empresa Rio Branco Pré-Moldados, de Visconde de Rio Branco, foi a vencedora da licitação na modalidade de Tomada de Preço para a realização do serviço. O investimento total é de R$514.629,38, cujos recursos foram viabilizados através de convênio com o Ministério das Cidades, dentro do Programa Gestão da Política de Desenvolvimento. João Ricardo salientou que a empresa está se preparando para fabricar os bloquetes em Leopoldina. “Os equipamentos já estão sendo instalados no canteiro de obras que a empresa montou no Bairro Eldorado. Isso significará mais geração de emprego na cidade”, frisou. O vice-prefeito explicou que os serviços de pavimentação alcançarão outras ruas do Bairro São Sebastião, chegando até a um conjunto de dez chácaras ali existente. “Neste local, os moradores não possuíam água potável. Mantivemos contatos com a direção da COPASA solicitando a extensão da rede de água para atender a essas dez chácaras. As obras também já foram iniciadas”, enfatizou. Consciente de que essas ações proporcionarão de imediato melhoria na qualidade de vida dos moradores, João Ricardo destacou a qualidade dos serviços. Ele citou que o meio-fio que está sendo utilizado ao longo das vias públicas é de excelente qualidade e convidou a população para visitar o bairro e constatar pessoalmente o serviço que ali está sendo executado. “O meio-fio é de superfície lisa, não quebra com facilidade, é de qualidade superior. Nas esquinas e em vários trechos estão sendo construídos pontos de acessibilidade”. João Ricardo acrescentou ainda que, na rua dos Britos, também serão construídos os passeios como forma de contemplar aquela população que é de baixa renda e, possivelmente, não teria condições de construir suas calçadas com recursos próprios. “Os moradores da rua dos Britos conviviam com poeira e barro há mais de trinta anos. Por isso esta obra é considerada de vital importância pela Administração Municipal”, concluiu.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ADQUIRE MOBILIÁRIO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS

A Secretaria Municipal de Educação, através de Lucia Lopes Horta, juntamente com sua equipe pedagógica Josiani Schettini e Dileusa do Carmo, preocupadas não só com as condições da estrutura física das escolas, mas também com o bem-estar dos alunos, adquiriu, através de pregão realizado no dia 11 de maio, mobiliário para as escolas da rede municipal. A Secretária Lucia relatou: “Acreditamos que o móvel escolar influi fortemente no desenvolvimento do aluno em sala de aula, tanto em relação ao aprendizado como também à saúde. Um móvel mal dimensionado causa desconforto, desatenção do aluno, prejudicando acentuadamente o processo ensino/aprendizagem. Outro grande benefício se refere ao aspecto visual, pois uma escola que oferece um ambiente bem conservado se torna extremamente atrativa e aconchegante aos olhos de nossos alunos, professores e toda a comunidade escolar.” O mobiliário será distribuído priorizando as escolas que estão sendo reformadas de acordo com a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.