quarta-feira, 2 de maio de 2012

PSF da ventania deixa a desejar. Esse é o reflexo da saúde em Leopoldina.

PSF é o programa saúde da família, um programa do governo federal  que tem por objetivo prevenir as doenças. Se o programa funcionasse seria uma boa solução para a comunidade, mas ao que parece aqui em Leopoldina não funciona. Há poucos dias publiquei falando que a saúde precisava melhorar e que as visitas não acontecem como deveriam. Mas hoje tive a confirmação que a situação é bem pior. Hoje por ser o primeiro dia último do mês é o dia em que começam a ser distribuídos os pedidos de exame e os PSFs ficam lotados. Uma pessoa ligada a mim foi as 5 horas minutos para o PSF do Alto da Ventania e ficou lá até as 07:30 horas.  Segundo ela foi informada na segunda quinzena de abril seriam distribuídas 20 fichas por dia e ela era a de numero 19, mas quando começou a distribuição por volta das 7 horas foram distribuídas 15 fichas apenas. Houve a pergunta: mas não são vinte fichas hoje? A pessoa que distribuía as fichas informou que no mês passado era e que agora é quinze apenas. Inconformada a pessoa falou: vocês tem que se informarem melhor e passar a informação correta para nós, estive aqui a quinze dias atrás e me informaram que são 20 fichas e a gente fica aqui durante a madrugada esperando e são apenas 15, se eu soubesse não ficaria aqui atoa. Inclusive havia na sua frente uma mãe com uma criança com a aparência de ter no máximo 6 anos e foi embora. Ao sair ela de deparou com uma outra funcionária e perguntou quantas fichas seriam distribuídas, a funcionária informou que são vinte, ao argumentar que apenas 15 foram distribuídas a funcionária saiu com a seguinte informação: é que 5 fichas são para emergências. Ai fica alguns questionamentos no ar:
- Primeiro emergência não é no Pronto Socorro ou no hospital. PSF existe emergência? É claro que emergência deve ter em sua área de atuação, mas isso acontece e as ambulâncias buscam o paciente e levam para os locais adequados. Exame de emergência nunca ouvi falar.
- Por que o PSF da Ventania não faz visitas rotineiras como no governo passado. Pelo menos na minha rua não existe essa visita há mais de dois anos e meio, inclusive um vizinho meu informou que sua mãe não estava cadastrada no psf. Isso mostra que as visitas não ocorrem como deveriam.
- As 5 fichas não são para amigos ou pessoas que não enfrentam as filas? Essa suspeita me veio na cabeça.
- Perguntada a pessoa que distribuía as fichas quantas pessoas seriam atendidas na quinta, ela não soube informar com precisão, poderia ser 10 ou mais. Isso mostra a desorganização.
-Agora vem meu posicionamento: acho que falta gerenciamento na saúde, a desorganização e a falta de um controle é marcante. Acho que poderíamos ter uma central de marcação de consultas e de distribuição de exames. Como? Era centralizar um local informatizado aonde os psfs entrariam em contato via internet, com uma senha do seu psf e solicitaria o encaminhamento ou o pedido de exame. Com isso as pessoas ao serem consultadas poderia saber para quando seria o seu exame ou a sua consulta. No inicio poderia ter até algum transtorno mas automaticamente seria adaptado com o passar do tempo e com isso não haveria o jeitinho brasileiro. Se você tem influência ou um amigo no PSF tudo fica mais fácil. Outra coisa, porque alguns psfs ao fazerem uma visita e as casas estão fechadas deixam um bilhete pedindo para entrar em contato com o psf em questão e o da Ventania não faz isso?
Eu sinceramente já estive uma única vez no PSF e fui bem atendido pelo pessoal e principalmente pela médica, mas é uma absurdo pessoas terem que ir para a fila as 4 horas da manhã para pegarem uma ficha para consulta. Acredito que a informatização seria uma boa solução e o  apadrinhamento seria evitado com certeza. Sei que se uma pessoa conhecida, ou influente for a um determinado local é bem atendida, mas isso não é o correto. Eu pelo menos sou conhecido por não usar esses artifícios e por isso fico indignado.  Já tive alguns amigos que me ajudaram indiretamente em algumas situações e acho que todos temos que ter o atendimento a contento. Será que a saúde vai melhorar? Será que alguma atitude será tomada? Em tempo é necessário também que o telefone do PSF da ventania fique no gancho, pois quando não está ocupado, algumas vezes dá que o telefone está temporariamente fora de serviço (ou seja: quando isso acontece na maioria das vezes é porque o telefone fica fora do gancho por um longo período). A pessoa que eu me informei tentou falar várias vezes com o PSF até as 09:48 horas e depois de tanto tentar ligou para a central telefônica da prefeitura e foi direcionada para o Ricardo (que lhe foi informada que é o responsável pelos PSF) e ela falou sobre o mal funcionamento do telefone e ele disse que iria resolver e se não fosse atendida que lhe comunicasse. As 11:17 horas finalmente conseguiu falar no PSF da Ventania.
As perguntas e sugestões estão no meu blog, quem poderá responder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.