quinta-feira, 31 de maio de 2012

Como anda a politica em Leopoldina e a situação do Dr. José Roberto

Como esta o caso do José Roberto. O processo no STJ – Supremo Tribunal de Justiça em Brasília esta andando, segundo algumas pessoas de forma normal.
No dia 23 de maio foi publicado a decisão do Ministro relator publicada no DJE em 23/05²012
Nesta medida o Ministro Teori Albino Zavascki, relator, acha que merece um exame da matéria, deu provimento ao agravo para determinar sua reautuação como recurso especial. Após ele pede que seja encaminhado ao autos ao Ministério Público Federal para parecer em 10 dias.
Dia 24 – as 08:25, copia dos autos em arquivo digital é entregue ao Ministério Público;
Dia 25 - -7:47 – Mandato de intimação nº 000861-2012-cord1t (decisões e vistas) com ciente do representante do Ministério Publico Federal em 24/05/2012 é arquivado nesta coordenadoria.
Dia 30 – 07:41 – Petição nº 184610/2012 CIEMGPF – é protocolada pelo MPF
Dia 30- 12.30 – Petição é recebida na coordenadoria da Primeira Turma
Dia 30 – 14:44 -  Petição é juntada ao processo.
Segundo informações depois do parecer do Ministério Publico o Juiz poderá acatar se for solicitado a revisão da medida cautelar ou então não aceitar o argumento do ministério publico e formar um colegiado com três ministros para decidir sobre o caso. O prazo para esses procedimentos dizem que deverá ocorrer de 15 a 30 dias.
Enquanto isso em Leopoldina o promotor eleitoral passou orientações para os partidos políticos da comarca : Leopoldina, Recreio e Argirita e mandou orientações e um questionário que contém 3 folhas que deverá ser preenchido pelos supostos candidatos. Após a analise desse questionário que será padrão em todo o estado a Promotoria poderá acatar o registro ou solicitar  o impedimento do mesmo. Se ocorrer o impedimento o candidato terá 5 dias para recorrer, dependendo do período que isso aconteça talvez não dê tempo. Segundo um presidente de partido presente, hoje o atual pré candidato José Roberto não conseguiria o seu registro de candidatura, o nome dele não foi dito pelo promotor, mas os fatos que impedem se encaixariam na atual situação do mesmo.
Por outro lado uma prestação de contas do período do ex prefeito foi rejeitada pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais e foi remetida a Câmara de Vereadores de Leopoldina na época do presidente Totonho Pimentel e a camara na época também rejeitou a tal prestação. Há alguns que dizem que o ex prefeito não teve a oportunidade de se defender, se é que poderia na época. As contas segundo fiquei sabendo foram reprovadas porque o mesmo teria utilizado apenas 12% do orçamento na saúde e a lei exige 15%, fato a ser confirmado.
Segundo alguns políticos isso também seria um empecilho para a candidatura e o ex prefeito teria que entrar com um pedido de suspensão da prestação de contas.
Por outro lado, alguns acham que o melhor caminho e para não correr riscos de ter seu nome barrado pela justiça o ideal seria o ex prefeito abraçar algum candidato e apoia-lo e quem sabe até ser um de seus secretários no futuro, não se afastando da política e fazendo uma boa gestão na área que estivesse a frente e poderia retornar na próxima.
Mas esse não é o perfil do Zé Roberto alguns podem dizer. Realmente o ex prefeito tem um temperamento forte e é corajoso e vai até as últimas consequências, alguns dizem que ele é um trator que passa sobre os obstáculos até atingir o seu objetivo. Eu mesmo já tive oportunidade de falar com ele pessoalmente que se ele utilizasse mais o jogo de cintura poderia hoje ser um forte candidato a deputado estadual ou federal e seria o maior líder da cidade e que muitos o chamam de bravo e de ditador. Ele na época me respondeu algo parecido assim: “ ditador e perseguidor todos dizem, mas nunca te perseguir e  te tirei do rádio e quanto a ser bravo a prefeitura na minha época tinha comando, hoje você vê como está”. Mas quem sabe agora com a situação do jeito que está ele não repensa e vê que as vezes é melhor não arriscar que a sua oposição se fortaleça e seu grupo não volte a prefeitura e apoie alguém que tem compromisso com seu grupo. Nomes como: José Newton, Brenio Colli são as opções, sabemos que ambos tem capacidade e quem sabe uma composição entre os dois poderia levar a vitória. Não conheço o vereador Brenio Colli a fundo, somente de contatos sociais, mas o José Newton tive oportunidade de fazer parte da coordenação de sua campanha no passado e de trabalhar em outras e acho que tem o perfil para ser o prefeito e o mais importante é um ser humano diferente. Mas tudo agora depende do que vai acontecer nos próximos dias: nomes como : Marcinho Pimentel, Marcos Junqueira (que dizem já teria decidido não concorrer), Marco Antonio, Roberto Bretas, Rogério (Godelo), Darcy Resende e Antonio Augusto (Guta da Farmácia)estão na área e são pré candidatos e aguardam o desenrolar e poderão vir a disputar. O importante no final é que quem quer que seja o candidato vista a camisa do povo de Leopoldina e não a sua própria e que não faça um governo para poucos ou para apenas o seu ego pessoal. Leopoldina almeja algo de novo e melhor e acima de tudo um homem de coragem que possa mexer nas feridas da prefeitura, cortar na própria pele e que faça a máquina funcionar. Boa sorte a todos... torço por Leopoldina...

Pré candidatos lançados nas ruas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.