sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Noticias da assessoria de imprensa da Prefeitura de Leopoldiina

PROJETO ARTEDUCAÇÃO DIGITAL CHEGA A LEOPOLDINA
A solenidade de lançamento do Projeto Arteducação Digital foi realizada no auditório do CEFET, na tarde do dia 29 de setembro. Tendo como objetivo promover ações voltadas para a democratização do acesso aos recursos da criação e produção artísticas no contexto das novas tecnologias da comunicação, o projeto chega a Leopoldina sob indicação do Deputado Federal Rodrigo de Castro. Idealizado por Marcelo Soares de Andrade, Presidente da ONG Humanizarte, o Projeto Arteducação Digital foi lançado em Viçosa em 2009 e, neste ano, expandiu-se para mais quatro cidades da Zona da Mata: Leopoldina, Juiz de Fora, Cataguases e Ponte Nova.
A solenidade de lançamento do programa contou com as presenças do Prefeito Bené Guedes, Deputado Federal Rodrigo de Castro, Marcelo Soares de Andrade – Presidente da Humanizarte e Idealizador do Projeto, Carlos Heleno Torres de Almeida – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Virgínia Bittencourt Moura – representante da ONG Humanizarte, vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, Maria José Marques Ferreira – Superintendente Regional de Ensino e Lucília Pereira de Oliveira – representando o CEFET-MG.
Também prestigiaram o evento os Secretários Municipais Adriano de Souza Oliveira (Fazenda), Marcelo Vilela (Agricultura), Lúcio Fonseca César (Meio Ambiente), Daniel Werneck da Paixão (Habitação), Lúcia Lopes Horta (Educação), Rosa Maria Montes Resende (Saúde), Gilberto de Oliveira Tony (Cultura, Esportes, Lazer e Turismo) e Valéria Equi Benatti Bártoli (Assistência Social), Marlon Morais Tavares – Coordenador do CVT, Dra. Beatriz Bento – Diretora a UEMG – Unidade Leopoldina, Lívia Ferrari Sandi – Diretora da Escola Municipal Ribeiro Junqueira, entre outros convidados.
Na abertura da solenidade, houve momento de execução do Hino Nacional e, em seguida, apresentação de um vídeo produzido na primeira etapa do Programa Arteducação Digital em Viçosa.
Durante os pronunciamentos, Marcelo Soares de Andrade explicou como o projeto de inclusão social será desenvolvido. “É um projeto transformador, pois amplia olhares. Jovens e adolescentes de escolas públicas terão acesso ao que há de mais moderno na área digital. A intenção é fazer com que eles saiam do ambiente de jogos e atrações da internet e percebam outras oportunidades”
Marcelo Soares de Andrade destacou o empenho do Prefeito Bené Guedes e do Secretário Carlos Heleno para incluir o município no projeto. “Quando há empenho e as pessoas querem, as coisas acontecem”.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico destacou que a chegada do Arteducação Digital é mais uma conquista e um diferencial de Leopoldina. “O projeto vai oferecer uma ferramenta extraordinária para que os jovens possam, através da criatividade e do conhecimento em informática, adquirir competências e habilidades que garantam uma empregabilidade no futuro”. Carlos Heleno falou também sobre outras importantes iniciativas que estão acontecendo no município, como os cursos profissionalizantes do SENAI.
O Deputado Federal Rodrigo de Castro salientou que o projeto garante avanços significativos para o município. “Haverá visibilidade e inclusão social dos jovens participantes, o que representará desenvolvimento nas áreas social, educacional, cultural e artística do município”. O deputado reconheceu o esforço do Prefeito para que Leopoldina fosse incluída no projeto. “Está de parabéns o Prefeito Bené Guedes e eu tenho certeza de que os alunos vão tirar grande proveito dessa experiência”.
Bené Guedes encerrou a solenidade destacando que as ferramentas da informática oferecem muitos recursos que devem ser explorados pelos jovens. “Estamos democratizando o acesso a essas ferramentas para que o jovem possa transformar sua própria realidade”. Ele destacou a atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, bem como de outras áreas de seu governo, notadamente o setor de educação. “A UEMG foi uma grande conquista com a participação dos deputados Rodrigo de Castro e Bráulio Braz”.
O Chefe do Executivo fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido por Marlon Tavares no Centro Vocacional Tecnológico e encerrou sua fala deixando uma mensagem de carinho aos jovens que participarão do projeto. Em seguida, homenageou Rodrigo de Castro com a entrega de uma placa.
Em Leopoldina, o Projeto Arteducação Digital terá a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e vai atender 100 alunos que participarão de um curso com duração de três meses. O projeto será desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Leopoldina, a ONG Humanizarte, a Universidade Federal de Viçosa, FUNARBE e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. O programa conta com recursos da FAPEMIG – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais, através do empenho do Deputado Federal Rodrigo de Castro.
PREFEITURA DE LEOPOLDINA INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Nos dias 02, 03 e 04 de setembro, todos os diretores e Vice-Diretores, os Coordenadores das Escolas de Educação Infantil, alguns supervisores e as técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, participaram do CONGRESSO CONHECER E.S. 2011 - EDIÇÃO ESPECIAL DEZ ANOS.
Durante três dias, mais de 3,5 mil educadores participaram do Conhecer E.S. 2011 no Sesc de Praia Formosa em Aracruz (ES). O evento teve a participação dos maiores pensadores da educação brasileira como, Acacia Picoli, Elias Rocha Gonçalves, Fátima Alves, Gabriel Chalita, Geraldo Peçanha, Maria Augusta Sanches Rossini, Simone Castanheira, Vasco Moretto, Marta Relvas, Os Brincantes, Professor Sassá, Professor Pachecão, Pe. Fábio de Mello e outros, que abordaram temas como inclusão, importância da família na educação, ludicidade, autismo, arte terapia, ensino de matemática, música, jogos e brincadeiras, bullying, teatro na educação, leitura e escrita.
Os profissionais do município ficaram encantados com o Congresso, devido ao alto nível das palestras, à organização, aos temas abordados e ao local do evento, ressaltando a alegria de poderem estar participando de eventos tão relevantes, o que era restrito apenas aos técnicos pedagógicos ou aos servidores que trabalhavam na sede da Secretaria Municipal de Educação.
As palestras foram de alto nível cultural, enriquecendo nossos conhecimentos que serão colocados em prática em nossas escolas. A harmonia, o convívio e a troca de informações nos deixam ainda mais preparadas para o desempenho de nossas tarefas diárias”, afirmaram Fátima Guimarães Fajardo, Vânia Silva e Maria Cristina Fajardo do Nascimento, Coordenadoras das Escolas Municipais de Educação Infantil em depoimento encaminhado à Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.