sábado, 5 de junho de 2010

Noticias da assessoria de imprensa da prefeitura e os meus comentários.

GINÁSIO POLIESPORTIVO ESTÁ SENDO TOTALMENTE REFORMADO
Com o objetivo de garantir aos atletas leopoldinenses a prática esportiva segura, a Administração Municipal deu início a uma completa reforma no Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire, localizado no Bairro Bela Vista. Inaugurado em 27 de abril de 1986, o ginásio estava em estado deteriorado e já não oferecia segurança aos atletas que utilizavam suas dependências. Além de pintura interna e externa, o Poliesportivo esta ganhando novo piso na quadra. A obra de reforma foi licitada, e os trabalhos já foram iniciados. A empresa vencedora foi a MM Engenharia Construções de Muriaé Ltda que tem um prazo de três meses para conclusão dos serviços. A obra tem o custo total de R$113.451,52, cujos recursos foram viabilizados pelo deputado federal Reginaldo Lopes através de convênio com o Governo de Minas Gerais – SETOP.
Segundo informações do vice-prefeito João Ricardo Mothé Fernandes, o ginásio possui uma estrutura muito boa, mas o complexo esportivo já estava precisando de uma ampla reforma em todas as duas dependências. “Privilegiamos a melhoria da iluminação que era um problema durante as competições, principalmente no período diurno. Foram colocados mais de 100 m² de telhas translúcidas que permitem a passagem da iluminação natural, dispensando a utilização de energia elétrica durante o dia”, afirmou João Ricardo.
Segundo ele, estão sendo feitos os mais diversos serviços, tais como troca das calhas que estavam podres, assentamento de azulejos nas paredes dos banheiros e bares e revisão das instalações elétricas e hidráulicas. A quadra também está sendo reformada e sofreu uma ampliação nas suas dimensões para atingir os parâmetros oficiais para a prática do vôlei, futsal, basquete, handebol.
João Ricardo fez questão de convidar a população para visitar e conhecer as reformas que estão sendo feitas no Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire. “Está sendo feito um trabalho muito bom”, salientou.
O Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Gilberto de Oliveira Tony tem acompanhado de perto a evolução dos trabalhos. Em recente visita ao ginásio, o secretário esteve acompanhado pelos professores de Educação Física Mirtes Chiarelli de Oliveira e Edson Mateus Inácio. Ele anunciou que a secretaria tem como meta estabelecer parcerias com os diversos segmentos esportivos da cidade para que o ginásio poliesportivo possa ser utilizado de forma democrática e que atenda a todos. “Acredito que ainda neste ano poderemos colocar em prática alguns projetos que vão impulsionar ainda mais o nosso esporte”, frisou

Comentários do Marcus Vinicius:
- Parabéns ao Deputado Reginaldo Lopes por ter lembrado de Leopoldina, porque alguns só lembram na hora da campanha...
É a reforma já era para ter acontecido a muito tempo, mas vale a pena ressaltar alguns pontos:
- Colocação das telhas para aumentar a luminosidade na parte do dia ficou boa, mas na parte de iluminação para a noite não foi feito nada.
- A pintura na parte externa e interna deu uma melhorada.
- Os banheiros tiveram azulejos até meia parede e não é uma coisa de primeiro mundo.
- O piso da quadra passou por uma reforma simbólica, tamparam as rachaduras, lixaram e pintaram.
- Aumentaram a quadra e diminuiram a área de escape dos atletas,mas não tinha outro jeito mesmo se quissessem aumentar a quadra..
- Quanto ao basquete cortaram a estrutura que mantém as cestas e depois viram que não se podia fazer isso, agora querem remendar fazendo solda, e isso é perigoso pois a estrutura pode não aguentar. E uma sugestão: em Cataguases no Poliesportivo de lá tem duas unidades móveis de Basquete, uma nova e outra mais antiga, quem sabe não dá para trazer para cá. É só da uma reformada e uma manutenção e colocar no nosso Ginásio. O prefeito de lá é do mesmo partido do prefeito de cá, quem sabe não dá para negociar. Ou quem sabe através de interferência no governo do Estado não conseguimos uma nova. Mostra-se a força política no estado é nessas horas.
- Abaixo das arquibancadas há um local que poderia ser utilizado como alojamento para as equipes visitantes, mas é necessário se retirar a bagunça e os entulhos lá instalados, inclusive os remédios de combate a algumas epidemias. Mas aí é querer demais, ai passa a ser sonho... e sonhar e demais... vamos voltar a nossa realidade...
No final fica a prova quando foi pedida a visita de alguns profissionais da área de esportes alguns erros já tinham sido cometidos (vide basquete) e mais uma vez fica aquela máxima. Depois do leite derramado não adianta chorar... Infelizmente a empresa pode entender de pinturas, mas não entende de modalidades esportivas. Leopoldina merecia uma reforma melhor, mas é o que temos, pelo menos saiu alguma coisa.. Enquanto isso outras cidades da região conseguem mais quadras cobertas, mais recursos para o esporte e a nossa cidade fica a ver o tempo passar. Infelizmente como diz a música do Serginho do Rock... Isso é Leopoldina...

LEOPOLDINA SE TRANSFORMA EM REFERÊNCIA NACIONAL NO ATENDIMENTO AOS MORADORES DE RUA
Eles são vistos de maneira negativa pelos demais habitantes, vivem abandonados, esquecidos e rejeitados pela sociedade. Quando o Poder Público desenvolve ações e oferece ajuda, muitos ainda preferem continuar vivendo nas ruas, levando uma vida de sofrimento e vulnerabilidade física e lutando diariamente pela sobrevivência e pela resistência à exclusão.
A presença da população de rua incorporada à paisagem das cidades já se tornou banal. Este fenômeno, porém, deixou de ser exclusivo das grandes cidades e vem se manifestando em cidades do interior, do porte de Leopoldina. Ao assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social, Valéria Equi Benatti Bártoli percebeu que estaria lidando com um assunto extremamente delicado e que exigiria vontade política, coragem e, principalmente, enorme dose de humanidade para resolver o problema.
O primeiro passo da secretária foi convidar a sociedade a discutir o problema e encontrar soluções. Uma das sugestões foi a constituição do Comitê Municipal dos Moradores de Rua, criado para desenvolver ações que visem ao atendimento das principais necessidades desta parte da população que expõe suas misérias no meio das ruas. Os resultados já podem ser observados pelos leopoldinenses. Após as abordagens feitas pelo comitê, os moradores de rua já foram encaminhados para atendimento médico, outros foram encaminhados para suas respectivas famílias e para acompanhamento psicológico, pois muitos casos referem-se à baixa auto-estima e uso de drogas.
A secretária Valéria Benatti enfatizou a atuação dos membros do comitê. “É importante destacar o carinho e a dedicação dos integrantes da comissão que voluntariamente vão até os locais e dão a atenção devida aos necessitados, não só com a presença, com alimentos, mas acima de tudo com o carinho e com o respeito que o ser humano merece”. Esta atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social extrapolou os limites do município e se tornou uma referência nacional. Recentemente, Valéria Benatti foi contactada pela assessoria de imprensa da Presidência da República e pessoalmente por representantes do Governo Federal comunicando que Leopoldina foi o primeiro município no Brasil a criar o Comitê Municipal dos Moradores de Rua. Esta ação de Leopoldina está em consonância com o que apregoa o Decreto Federal nº 7053, 23/12/2009, que considera a população de rua como uma questão de política pública. Segundo Valéria, foi solicitado que a Secretaria de Assistência Social organize um documento com os registros de todas as ações desenvolvidas em favor dos moradores de rua. Após o período das eleições, os membros do Comitê Municipal dos Moradores de Rua viajarão a Brasília, como convidados do Governo Federal, e participarão ao vivo de uma vídeo-conferência para servir de exemplo para os demais municípios brasileiros.
“Eu me sinto gratificada e agradeço a Deus por estar conseguindo conduzir este trabalho de uma forma humanitária. O comitê é formado por pessoas compromissadas com a causa e estamos recebendo o apoio das autoridades militares, civis e o Ministério Público. Este reconhecimento é um retorno à confiança do prefeito Bené Guedes e do vice João Ricardo e à prioridade com que o governo trata a pasta da Assistência Social”, salientou Valéria Benatti.
Comentários do Marcus Vinicius:
O trabalho da secretária Valéria Benatti está mostrando resultados e eu que faço parte do Conselho da Assistência Social como vice presidente, só posso elogiar ela, pois abriu as contas e as portas da sua secretaria nos mostrando como encontrou, o que pretende fazer a acima de tudo ouvindo a todos os conselhos e pedindo sugestões e respeitando o conselho. Como sou seu amigo pessoal a anos sou suspeito de falar, dizem até que sou puxa-saco dela. Mas basta olhar o que foi feito em 2009 e o que está sendo feito agora. Acho que as pessoas que fizeram pressão para que ela não assumisse a pasta devem está repensando, sei que ela não solucionará tudo, mas pelo menos tá tentando e uma coisa que eu admiro na Valéria é que se não sabe procura aprender e não tem vergonha de pedir ajuda a quem sabe. Tenho certeza que se ela aguentar o peso da responsabilidade e deixarem ela agir com liberdade as coisas irão ficar muito melhores na área da assistência social. Parabéns pelo reconhecimento e só não enxerga que não quer ver que o trabalho ta dando frutos. Que a Valéria seja seguida por outros secretários, que devem vestir a camisa de suas pastas e tentarem fazer com que Leopoldina melhore em um todo, sem discriminação de raça, cor ou financeira. Pois se Leopoldina melhorar ganhamos todos. E como bem diz a secretaria: eu estou secretária e tenho que me preocupar com quem vai estar amanhã, por isso tenho que procurar deixar as coisas melhores do que eu encontrei. E em tempo parabéns a Vera Pires, Paulo, Ana Vargas e tantos outros abnegados que fazem da sua luta diária um exemplo a ser seguido por todos nós, inclusive eu, que não tenho a garra que eles têm.




2 comentários:

  1. Resta assinar em baixo com relação aos seus comentários.

    Vc "Papão" ñ tem q se justificar sobre "Comentários Postados", seu passado é seu Passaporte de Idoinedade e Transparência.

    Permita-me parabenizar ao Cidadão q atendeu à Imprensa e tirou os "Entulhos" do passeio público, Parabens "Carlinos" pena q só depois de publicado no Jornal Escrito é q tomastes a providência, q seu exemplo seja seguido pelos donos de bares e lojas ,principalmente a do Calçadão José Silva, olha q o proprietário tbem é politico como vc.

    ResponderExcluir
  2. Esclareço q o Parabenizado é o "Carlinhos da Geladeira", pena é q o depósito já esta voltando já são tres geladeiras velhas no passeio do lado da Energisa, assim ñ dá pra ser feliz...ñ se pode elogiar...

    No calçadão da José Silva a loja mais abusada é aquela q vende quase tudo ...quase q acaba com a passagem dos pedestres, e alí pertinho fica a Universidade Política da cidade.....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.