quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Morre o Professor Getulio Subirá que durante 33 anos atuou frente ao Ginásio

Foto Jornal o VIGILANTE
Nesta tarde do dia 9 de dezembro tivemos a infeliz notícia do falecimento do Professor Getulio Subirá, falta até palavras para eressar a minha tristeza, pois convivi com ele por mais de 10 anos, desde quando estudava no Grupo Botelho Reis até o final do curso no Ginásio. Eu era como um aluno participativo, junto com alguns colegas durante o ano letivo frequentavamos as aulas de educação física e nas férias de dezembro até março a piscina do ginásio era a opção para que os menos favorecidos pudessem frequentar, pagava se um pequeno valor e a piscina funciona de 08 as 11 e de 13 as 16 horas e nós alunos ficavamos responsáveis pelo recebimento e acompanhamento dos mesmos na piscina. Logo após era tradicional o voleibol entre os alunos, o professor e alguns convidados. Na época o dinheiro arrecadado pela liberação da piscina era utilizado para manter a praça de esportes durante o ano com compra de bolas, material de tratamento da piscina e manutenção da mesma. O professor que entendia de todos os esportes incentivava aos alunos a descobrirem o seu talento, de lá sairam professores que hoje estão no mercado de trabalho como Paulo Maximiano, Edson Mateus, Fernando Maximiano, Pulê  e muitos outros que seguiram outras carreiras. Na minha geração temos o Assis que foi da PM e hoje é advogado, Enéas, Carlos Adilson (Casado), Vânia Guida e muito mais. O professor promovia junto com o professor Gilberto o intercambio e havia a disputa entre CIC e Ginásio, tínhamos os jogos azuis e brancos, onde equipes disputavam entre si e a praça do ginásio ficava toda colorida com as bandeiras em toda sua extensão. Getúlio não se preocupava com o aluno somente nos termos esportivos, mas na educação e preparação para a vida. Muitos de nós aprendemos a ser cidadão devido a sua influência positiva. Sempre com um amor especial por todos os alunos, sempre que o encontrava alguns minutos de conversa relembrando o passado era vivido. Eu por várias vezes dizia a ele, professor o senhor que sempre praticou o esportes e teve problemas de saúde no coração e em outras partes, contrariou tudo que se prega sobre educação física e ele me falava, eu ainda estou aqui por causa dos exercícios que fiz, imagina se não o tivesse feita eu estaria bem mais debilitado. Professor era amigo do Deputado Sérgio Naya , que foi um de seus alunos e quando o mesmo morreu foi o que me informou com os olhos cheios d água. Eu no SESI tive a oportunidade de criar uma competição homenageando o professor Getulio Subirá em vida, e sua filha Rodriga o representou pois ele sempre dizia que não gostava de participar desses eventos para não sofrer já que era muito emotivo. Eu já mencionei aqui quando fui convidado pelo presidente da ACIL, na época, Rodolpho Lannes Rosa e Carlos Heleno Torres de Almeida, antes de aceitar conversei com o Professor Getúlio e o Professor Gilberto e eles de imediato me deram força e falaram:  você viveu a praça de esportes, conhece todos os meandros do esporte e será um excelente gerente do mesmo. Acho que cumpri o que eles previram e acredito que não os decepcionei e parece coincidência o seu falecimento se dá juntamente quando o SESI Leopoldina deixará de existir em Leopoldina. Fico triste deixo aqui meus sentimentos a família a Dona Zezé, Rinaldo, Rodriga e  Rosana. Sei que hoje ele está em um lugar melhor e se encontrando com os amigos que já se foram e um dia estaremos nos encontrando. Getulio Subirá faleceu aos 85 anos após alguns dias no CTI em Juiz de Fora e seu sepultamento provavelmente se dará em Leopoldina mas não temos os dados do horário. Getulio vá em paz e sua lembrança estará sempre em nossos corações, acredito nisso e posso falar em nome de todos os seus ex alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.