quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Administração Municipal inaugura UBS e CREAS no bairro Rosário

Na última sexta-feira, 27 de novembro, duas grandes obras foram inauguradas em Leopoldina pela Administração Municipal: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS "José Carlos Junqueira Reis" e a Unidade Básica de Saúde - UBS "Dr. Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho" (Dr. Bira), localizados à Rua Lindolfo Pinheiro, no bairro Rosário. O evento contou com a presença de um grande número de populares.
A solenidade teve início pouco depois das 20h00 e reuniu autoridades locais e regionais, dentre elas o prefeito José Roberto de Oliveira e sua esposa Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira - Secretária Municipal de Educação, o deputado federal Marcus Pestana, a prefeita de Itamarati de Minas - Tarcília Rodrigues Fernandes - Presidente do CISUM - Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata, a prefeita Jucélia Baesso - de Santana de Cataguases, os vereadores Hélio Batista, Kélvia Raquel, Antônio Carlos Martins Pimentel, Paulo Celestino e Edivaldo Franquido Donato do Vale, além do secretariado do prefeito José Roberto e representantes de vários setores da administração pública municipal. Também estiveram presentes os familiares do Dr. Bira e de José Carlos Junqueira Reis, ambos homenageados com seus nomes nas Unidades inauguradas.
Abrindo os pronunciamentos da noite foram convidados os representantes das famílias dos homenageados. O primeiro a discursar foi o advogado André Provedel de Menezes Junqueira Reis - neto de José Carlos Junqueira Reis, que antecedeu ao microfone à senhora Marilda Lima Coutinho - filha do Dr. Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho. A secretária municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Brandão Vargas Villas, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Gama, e o deputado federal Marcus Pestana também discursaram. O último orador da noite foi o prefeito José Roberto de Oliveira.
Em seu pronunciamento, a secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Brandão Vargas Villas falou sobre a finalidade do CREAS, citando que aquela Unidade trata-se do antigo Programa Sentinela, implantado em 2007, e que atualmente é responsável pela oferta de orientação e apoio especializado a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Sobre os avanços conquistados com a política de assistência social, citou todo o percurso em que o trabalho desenvolvido pela assistência social tinha um caráter assistencialista, paternalista, clientelista, com a prática da benemerência, deixando como avanços a Secretaria de Assistência Social com o status de Secretaria, a instalação de equipamentos importantes como os três Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (nos bairros Bela Vista, Quinta Residência e Alto do Cemitério), o Centro de Convivência da Terceira Idade, a Unidade de Acolhimento de Crianças Casa do Aconchego, a Unidade de Acolhimento a Adultos - Casa do Cidadão, implantados na gestão 2001-2008.
De acordo com Maria do Carmo, a atual gestão conseguiu aumentar o percentual de investimentos para a assistência social, implantou programas como o PRONATEC, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de ter ampliado o número de trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, adequando as equipes de referência destas unidades ao percentual necessário de trabalhadores para garantir a prestação de serviços da assistência social de forma qualificada.
A secretária felicitou os familiares do homenageado José Carlos Junqueira Reis, registrando sua satisfação em inaugurar o prédio do CREAS que recebeu seu nome, pois "tive a oportunidade de conhecê-lo e tenho lembranças de sua postura em nossa sociedade, como pessoa de personalidade alegre, com olhar voltado para o social, com lutas conhecidas pela Casa de Caridade Leopoldinense e Asilo Santo Antônio e que certamente estará presente em nosso dia a dia nos protegendo e nos ajudando a proteger as pessoas que aqui se farão presentes".
Finalizando seu pronunciamento, Maria do Carmo ressaltou que aquele momento de entrega das chaves do novo CREAS à população de Leopoldina só foi possível graças ao apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS - através de importante financiamento, e da participação financeira do Município de Leopoldina sob forma de contrapartida. "O Município teve que fazer um aporte de recursos superior ao que estava previsto, tendo em vista as alterações de valores do mercado financeiro desde 2011, ano em que foi ofertada aos municípios de médio porte com índices de violência a possibilidade de se firmar parceria para a construção do prédio do CREAS. Não foi fácil reverter a situação que se encontrava esta proposta e finalmente firmar convênio com o Governo Federal", acrescentou a secretária.
A secretária de Saúde, Lúcia Gama, enalteceu o apoio de todos os integrantes da área da Saúde do Município e destacou a capacidade administrativa do prefeito José Roberto, um incansável batalhador para melhorar as condições do setor em Leopoldina, consequentemente, proporcionando um melhor atendimento à população. Sobre a UBS que estava sendo inaugurada, a secretária comentou que investimentos como o aplicado na UBS do Rosário precisam ser compreendidos não apenas com o olhar do atual momento, mas como uma obra que servirá às pessoas por muitos anos.
Recém chegado de Brasília, o deputado federal Marcus Pestana comentou a situação vivida pelo país, com escândalos e crise econômica afetando o dia a dia da população brasileira. O deputado destacou a capacidade administrativa do prefeito José Roberto, "que tem trabalhado muito para o desenvolvimento de Leopoldina", acrescentando que aquela inauguração sinaliza que em Leopoldina, apesar da crise que afeta grande número de municípios em todo o país, os investimentos continuam sendo feitos. Pestana também dirigiu-se aos familiares de José Carlos Junqueira Reis e Dr. Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho, parabenizando-os pelas homenagens prestadas àquelas saudosas figuras. Concluindo sua fala, o deputado federal agradeceu pela oportunidade de participar daquela inauguração.
Último a discursar, o prefeito José Roberto iniciou sua fala referindo-se aos homenageados. Dirigindo-se aos familiares de José Carlos Junqueira Reis e Dr. Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho (Dr. Bira), José Roberto relembrou passagens marcantes dos dois em relação à sua família e afirmou que existem gestos na vida que não há como retribuir. "A homenagem que prestamos hoje ao senhor José Carlos e ao Dr. Bira, é apenas um pequeno gesto que fazemos para reverenciar estas duas queridas figuras que muito fizeram e deixaram sua marca na história de Leopoldina".
O Chefe do Executivo municipal exaltou os trabalhadores das áreas de Saúde e Assistência Social de Leopoldina, agradecendo pela compreensão e empenho durante o período em que aquelas duas obras estavam sendo construídas. O prefeito também agradeceu pelo apoio incondicional do deputado federal Marcus Pestana e afirmou que
as comunidades próximas à UBS e CREAS do Rosário serão muito beneficiadas com os serviços ali prestados. José Roberto anunciou que acabara de ser informado a respeito de uma verba de R$ 300 mil reais que fora liberada por ordem do Governador Fernando Pimentel para a continuidade da obra da UBS do bairro Bela Vista, e agradeceu ao Secretário de Estado da Saúde, Dr. Fausto Pereira dos Santos, pelo apoio aos pleitos do Município de Leopoldina.
Tanto a UBS quanto o CREAS do Rosário são das mais importantes obras desta gestão do prefeito José Roberto, que registrou em seu pronunciamento a realização de investimentos para a canalização do córrego no bairro Jardim dos Bandeirantes, com reflexos positivos na qualidade de vida daquela comunidade. Também foram mencionadas pelo prefeito as obras de ampliação da ponte da Rua Francisco Andrade Bastos, na área central da cidade, que contribuirão para a melhoria da mobilidade urbana, além de trazer mais segurança aos pedestres que passam pelo local.
Após os pronunciamentos houve o descerramento das placas inaugurais e todos foram convidados a conhecer as modernas e amplas instalações da UBS e do CREAS.
Também presentes na inauguração estavam o presidente da Cooperativa Leste - Pedro Augusto Junqueira Ferraz, Dr. Ronald Alvim Barbosa - Superintendente Médico da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Costa Resende - representando o Dr. Pedro Cesar Martins - diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Ana Maria Cândida Vargas - Presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Colegiado CAT-LEO, Wolney Aguillar - Administrador Hospitalar da Casa de Caridade Leopoldinense, Rosana Maranha - Presidente do Conselho Municipal sobre Drogas - COMAD, Cimar Onofre Barbosa - Emater, Dr. Delano Carlos Carneiro - Delegado do Conselho Regional de Medicina, Maria Emília Teixeira - Coordenadora das Equipes de Saúde da Família, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito – José Geraldo Cevidanes, os presidentes das Associações de Moradores dos Bairros Popular e Cidade Alta, respectivamente Nestor Pires e Moisés Gonçalves Martins, dentre outros.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Kalon Moraes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, aguarde a moderação.